Como e onde os autores do NT reafirmam os Dez Mandamentos (exceto um)
Os autores do Novo Testamento reafirmam todos os Dez Mandamentos (exceto o mandamento do sábado)
Os Dez Mandamentos são encontrados em Êxodo 20:1–17 (e reafirmados em Deut. 5:6–21). Embora Jesus fale sobre o mandamento do Sabbath nos Evangelhos, os autores do Novo Testamento nunca citam ou afirmam o mandamento do Sabbath como algo aplicável aos cristãos da nova aliança. Mas eles citam ou aludem aos outros mandamentos com bastante frequência.Êxodo 20:1–17 (e reafirmado em Deut. 5:6–21 ). Embora Jesus fale sobre o mandamento do sábado nos Evangelhos, os autores do Novo Testamento nunca citam ou afirmam o mandamento do sábado como algo aplicável aos cristãos da nova aliança. Mas eles citam ou aludem aos outros mandamentos com bastante frequência.
1. O Primeiro Mandamento
Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:3 ACF)
A ideia de que Deus deve ter a primeira fidelidade em nossas vidas está implícita no maior mandamento: “ Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22:37; veja também a resposta de Jesus a Satanás em Mt 4:10). Este mandamento também é afirmado quando Paulo aponta como as pessoas pecavam quando “adoravam e serviam a criatura em vez do Criador” (Rm 1.25) e quando os escritores do Novo Testamento frequentemente condenam a idolatria (ver 1Co 5.10-11; 6.9; 10.7, 14; Gl 5.20; Ef 5.5; Cl 3.5; 1Ts 1.9; 1Jo 5.21; Ap 9.20; 16.2; 20.4; 21.8; 22.15; ver também Atos 12.23).Mateus 22:37 ; veja também a resposta de Jesus a Satanás em Mateus 4:10 ). Este mandamento também é afirmado quando Paulo aponta como as pessoas pecavam quando “adoravam e serviam a criatura em vez do Criador” ( Romanos 1:25 ) e quando os escritores do Novo Testamento frequentemente condenam a idolatria (veja 1Coríntios 5:10–11; 6:9; 10:7, 14; Gálatas 5:20 ; Efésios 5:5 ; Colossenses 3:5 ; 1Tessalonicenses 1:9 ; 1João 5:21 ; Apocalipse 9:20; 16:2; 20:4; 21:8; 22:15 ; veja também Atos 12:23 ).
2. O Segundo Mandamento
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.. (Êxodo 20:4–6 ACF)
Este comando contra imagens esculpidas feitas como ídolos foi afirmado quando Paulo estava em Atenas e “seu espírito foi provocado dentro dele quando viu que a cidade estava cheia de ídolos ” (Atos 17:16) — aqui, não ídolos do coração, mas imagens físicas esculpidas. Este comando também é afirmado quando Paulo diz que os gentios “trocaram a glória do Deus imortal por imagens semelhantes ao homem mortal, e a pássaros, e animais, e a répteis” (Rm 1:23). Além disso, muitas das passagens citadas no ponto (1) acima poderiam se encaixar nesta categoria também, uma vez que na maioria dos casos as pessoas estavam adorando objetos físicos que representavam divindades.Atos 17:16 ) — aqui, não ídolos do coração, mas imagens físicas esculpidas. Este comando também é afirmado quando Paulo diz que os gentios “trocaram a glória do Deus imortal por Rom. 1:23 ). Além disso, muitas das passagens citadas no ponto (1) acima poderiam se encaixar nesta categoria também, uma vez que na maioria dos casos as pessoas estavam adorando objetos físicos que representavam divindades.
3. O Terceiro Mandamento
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êxodo 20:7 ACF)
Paulo afirma o mal de desonrar o nome de Deus quando diz dos judeus que não creem em Cristo: “o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês” (Rm 2:24). Tal blasfêmia que desonra o nome de Deus também é identificada como pecado em 1 Timóteo 1:13, 20; Tiago 2:7; 2 Pedro 2:12; Judas 10; Apocalipse 13:1, 5, 6; 16:9, 11, 21; 17:3; compare a proibição contra “palavras corruptas” em Efésios 4:29.Romanos 2:24 ).
4. O Quarto Mandamento
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.. (Êxodo 20:8–11 ACF)
O comando para descansar no dia de sábado nunca é repetido como uma obrigação para os cristãos após o início da nova aliança no momento da morte de Cristo. [1] No entanto, há outra parte no mandamento. Este mandamento também requer que o povo de Deus trabalhe: “Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra” (Êx. 20:9). Há comandos do Novo Testamento que refletem esta exigência, como Efésios 4:28:Ex. 20:9 ). Existem mandamentos do Novo Testamento que refletem essa exigência, como Efésios 4:28 :
O ladrão não roube mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é honesto , para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Comandos semelhantes para os cristãos se envolverem em trabalho produtivo são encontrados em 1 Tessalonicenses 4:11–12 e 2 Tessalonicenses 3:6–12. (No entanto, não há nada particularmente inovador sobre um comando para trabalhar, uma vez que Deus ordenou a Adão e Eva que “sujeitassem” a terra [Gn 1:28], e ele colocou Adão no jardim “para cultivá-lo e guardá-lo” [2:15].
5. O Quinto Mandamento
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Êxodo 20:12 ACF)
Paulo cita este mandamento explicitamente em Efésios:
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” (este é o primeiro mandamento com promessa), “para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef. 6:1–3)
Outras passagens no Novo Testamento também afirmam a validade de uma exigência moral de honrar pai e mãe (ver Romanos 1:30; 1 Timóteo 1:9; 2 Timóteo 3:2; ver também o ensinamento de Jesus em Mateus 15:4; 19:18).
6. O Sexto Mandamento
Não matarás. (Êxodo 20:13)
“Assassinato” é listado muitas vezes entre os catálogos de vários pecados no Novo Testamento (ver Romanos 1:29; 13:9; 1 Timóteo 1:9; Tiago 2:11; 4:2; 1 João 3:12, 15; Apocalipse 9:21; 16:6; 18:24; 21:8; 22:15; ver também o ensino de Jesus em Mateus 5:21–26; 15:19; 19:18)
7. O Sétimo Mandamento
Não adulterarás. (Êxodo 20:14 ACF)
Paulo cita “Não cometerás adultério” entre os mandamentos que são
resumidos no mandamento do amor em Romanos 13:9. Tiago também cita esse mandamento diretamente (Tiago 2:11)
Mas se entendermos este mandamento como proibindo não apenas o adultério no sentido estrito, mas a imoralidade sexual em um sentido mais amplo, então muitas outras passagens no Novo Testamento refletem esse padrão moral e proíbem a conduta sexual imoral (ver Romanos 1:26–27; 2:22; 1 Coríntios 5:1–5; 6:9, 13–20; 7:2; 10:8; Gálatas 5:19; Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3; 1 Timóteo 1:10; Hebreus 12:16; 13:4; Tiago 2:11; 2 Pedro 2:14; Judas 7; Apocalipse 2:20–22; 9:21; 14:8; 17:1–5; 18:3; 19:2; 21:8, 22:15; veja também o ensinamento de Jesus em Mateus. 5:27–28; 15:19; 19:9, 18).
8. O Oitavo Mandamento
Não furtarás. (Ex. 20:15)
Paulo cita esse mandamento diretamente em Romanos 13:9, seu resumo dos requisitos morais que são cumpridos no mandamento de amar o próximo. Ele também ecoa esse mandamento quando diz: “O ladrão não furte mais” (Ef. 4:28). Mas vários outros versículos também proíbem o roubo de vários tipos (ver Rm. 2:22; 1 Co. 5:11; 6:10; Hb. 10:34; Tt 2:10; Tg 5:4; Ap. 9:21; ver também o ensinamento de Jesus em Mt. 15:19; 19:18).Romanos 13:9 , seu resumo dos requisitos morais que são cumpridos no mandamento de amar o próximo. Ele também ecoa esse mandamento quando diz: “O ladrão não furte mais” ( Ef. 4:28 ).
9. O Nono Mandamento
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. (Êxodo 20:16)
Embora este mandamento não seja citado explicitamente no Novo Testamento, se o entendermos como uma proibição geral contra falar falsidade, então há várias passagens que afirmam este padrão moral, começando com o julgamento de Ananias e Safira por mentirem ao Espírito Santo em Atos 5:1–11. E Paulo diz aos efésios: “Deixando a mentira , fale cada um a verdade com o seu próximo” (Ef. 4:25). Os mandamentos contra falar falsamente, especialmente sobre outras pessoas, são encontrados em Romanos 1:30; Efésios 5:3–4; Colossenses 3:8–9; 1 Timóteo 1:10; 5:13; Tiago 4:11; 1 João 1:6; 2:4, 21, 27; 2 João 7; Apocalipse 21:8; 22:15; veja também o ensinamento de Jesus em Mateus 5:37; 15:19; 19:18.Atos 5:1–11.
10. O Décimo Mandamento
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. (Êxodo 20:17)
Paulo cita o mandamento “Não cobiçarás” como algo que se resume no mandamento “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Rm 13:9). Ele também cita esse mandamento em Romanos 7:7 como ensinando-lhe o que era cobiçar, despertando assim mais pecado e sendo usado pelo pecado para produzir nele “todos os tipos de cobiça” (7:8). O pecado da cobiça também é mencionado em outro lugar (ver 1:29; Cl 3:5; 1 Tm 6:5–10, 17–18; Hb 13:5; Tg 4:2; 2 Pe 2:14; ver também o ensinamento de Jesus em Lc 12:15). Nem todas essas passagens usam a palavra cobiçar, mas todas contêm a ideia de que é pecaminoso ter nossos corações fixados em riquezas maiores do que as que Deus nos confiou.
O que concluiremos dessas inúmeras afirmações do Novo Testamento de nove entre 10 padrões morais encontrados nos Dez Mandamentos (mais o aspecto de trabalho do mandamento do Sabbath)? Não seria correto concluir que os autores do Novo Testamento pensavam que esses mandamentos eram vinculativos para os cristãos porque eram parte da aliança mosaica. Essa linha de pensamento contradiria as outras passagens que ensinam tão claramente que a aliança mosaica foi encerrada e que a nova aliança está agora em vigor (veja a discussão acima).
É melhor concluir que os autores do Novo Testamento, guiados pelos ensinamentos de Jesus e pela liderança posterior do Espírito Santo após a ascensão de Jesus ao céu, entenderam que Deus, em sua sabedoria, colocou dentro dos Dez Mandamentos alguns princípios amplos que não apenas ensinariam ao povo de Israel que tipo de conduta é agradável ou desagradável a ele, mas também seriam úteis para ensinar outros fora de Israel , e ao longo de toda a história, sobre tal conduta. Em suma, os Dez Mandamentos irradiam a sabedoria de Deus para toda a história humana.
Bruce Waltke ressalta que, mesmo dentro do contexto original do Êxodo, “Os Dez Mandamentos são os ensinamentos mais importantes da antiga aliança por várias razões”, incluindo o fato de que eles são dados primeiro no estabelecimento da aliança; eles são os únicos dados diretamente por Deus, e não por meio de Moisés; eles são os únicos depositados na arca da aliança; eles não estão restritos à geografia ou à história; eles são chamados de “a aliança” (Dt 4:13; 9:9, 11); e são endereçados pessoalmente a cada indivíduo dentro de toda a nação judaica usando verbos de segunda pessoa do singular. [2]).
Waltke diz: Os Dez Mandamentos não são limitados por tempo e espaço. Assim, os Dez Mandamentos não podem ser relativizados à cultura. Eles se aplicam a todas as pessoas de todas as nacionalidades e todos os períodos de tempo. Eles expressam a posição moral fundamental de Deus. [3]
Em um parágrafo notável, Waltke explica como os Dez Mandamentos são baseados na ordem que Deus estabeleceu na criação:
As narrativas da criação sustentam os Dez Mandamentos, que sintetizam a ética da fé de Israel e moldam o sistema judicial das nações judaico-cristãs. A narrativa afirma a prioridade do único Deus verdadeiro, exigida pelo primeiro mandamento. Também afirma que ele existe à parte e é soberano sobre toda a criação; portanto, reimaginá-lo na forma de um ídolo ou como a deusa Sophia, como proibido pelo segundo mandamento, é uma distorção detestável de sua pessoa gloriosa. Este Deus sublime não tolerará a anexação de seu nome glorioso a nada falso; esta verdade apoia o terceiro mandamento. A estipulação do sábado no quarto mandamento é baseada no dia de descanso no clímax da criação. O assassinato é proibido porque os humanos são feitos à imagem de Deus, o que lhes dá dignidade. A proibição do adultério é baseada na ordem moral estabelecida por Deus, que deu a Adão apenas uma esposa. O Criador deu o solo arável a toda a humanidade para fornecer-lhes comida e riqueza (Gn 1:29). Roubar da comunidade o que pertence a todos por direito ou roubar de um indivíduo o que essa pessoa ganhou legalmente como seu salário por trabalhar a criação não deve ser tolerado. Também é preciso proteger a reputação de cada ser humano, pois todos são feitos à imagem de Deus. [4].
Poderíamos acrescentar que, além das narrativas da criação, os capítulos subsequentes em Gênesis mostram o erro moral envolvido em vários desses pecados, como assassinato (Gn 4:8–10; 9:5–6), adultério (12:17; 34:2; 39:9) e roubo (31:9). Portanto, antes da aliança mosaica , muitos dos padrões morais encontrados nos Dez Mandamentos encontraram expressão anterior nas narrativas históricas de Gênesis.
Também é significativo notar o que não é afirmado pelos autores do Novo Testamento como um padrão moral para a conduta cristã na nova aliança. Não encontramos nenhuma afirmação da circuncisão, dos sacrifícios da Lei Mosaica, do mandamento do Sabbath (curiosamente), dos feriados e festivais judaicos, das leis alimentares, das leis relacionadas à pureza das roupas e das leis que regulam as práticas agrícolas. Não encontramos nenhum indício de desejo do governo civil de estabelecer leis sobre atividades religiosas e nenhum incentivo para que os cristãos formem uma nação separada ou quaisquer entidades políticas separadas.
É melhor concluir que os autores do Novo Testamento reafirmaram os padrões morais encontrados em nove dos Dez Mandamentos, não porque pensassem que algumas partes da aliança mosaica permaneciam em vigor, mas porque viam nesses mandamentos declarações claras de conduta que agradam a Deus para todas as pessoas, para toda a vida. [5]
Notas:
- No cap. 13, discuto a questão de se as pessoas ainda são moralmente obrigadas a observar o mandamento do sábado sob a nova aliança. Minha conclusão naquele capítulo é que o mandamento do sábado deve ser entendido como um resumo de todos os detalhes posteriores sobre os feriados mosaicos (incluindo o ano sabático e o ano do jubileu), cerimônias e sacrifícios que aguardavam a vinda de Cristo e, portanto, não somos moralmente obrigados a obedecê-lo hoje, embora seja sensato ter períodos regulares de adoração e descanso. Alguns escritores reformados argumentaram que a observância do sábado ainda é necessária hoje porque foi uma “ordenança da criação” estabelecida por Deus na época da criação de Adão e Eva: veja Murray, Principles of Conduct , 30–35.
- Bruce K. Waltke, An Old Testament Theology: An Exegetical, Canonical, and Thematic Approach (Grand Rapids, MI: Zondervan, 2007), 412–14. Waltke ressalta, no entanto, que na era da nova aliança os cristãos não são obrigados a observar um sábado semanal, embora ele ainda pense que é sensato fazê-lo (424–25).
- Ibid., 413–14. Waltke explica os ensinamentos morais de cada mandamento em alguns detalhes nas pp. 414–33.
- Ibid., 206. Enquanto Waltke conecta o mandamento do sábado ao dia de descanso de Deus na criação, é interessante que, diferentemente dos outros mandamentos, este não é fundamentado na necessidade de proteger a honra de Deus ou a dignidade dos seres humanos criados à imagem de Deus. Veja também a análise ponderada de “ordenanças da criação” por Murray em Principles of Conduct , 27–148.
- Norman L. Geisler dá um exemplo da vida cotidiana para demonstrar que os autores do Novo Testamento poderiam reafirmar os padrões morais da antiga aliança sem implicar que os cristãos ainda estão sob a autoridade legal das leis da antiga aliança: “Só porque há leis morais semelhantes no Novo Testamento não significa que ainda estamos sob o Antigo Testamento. Também há leis de trânsito semelhantes na Carolina do Norte e no Texas. Mas quando um cidadão da Carolina do Norte desobedece a uma de suas leis de trânsito, ele não violou a lei semelhante no Texas. Como a natureza moral de Deus não muda de era para era, devemos esperar que muitas das leis morais sejam as mesmas. Mas isso não significa que ainda estamos vinculados à codificação mosaica simplesmente porque Moisés as recebeu do mesmo Deus que inspirou Paulo e Pedro.” Ética Cristã: Questões e Opções Contemporâneas , 2ª ed. (Grand Rapids, MI: Baker, 2010), 209.
Texto original: https://www.crossway.org/articles/how-and-where-the-nt-authors-reaffirm-the-ten-commandments-except-one/?utm_source=Crossway+Marketing&utm_campaign=5531ced28f-20241214+Gen-HowandWheretheNTAuthorsReaffirm&utm_medium=email&utm_term=0_-5531ced28f-328872434
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