Ajustando as lentes - Devocional Peregrinos | Semana 01

SEMANA 01

AJUSTANDO AS LENTES

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."
— Efésios 2:1-3


Desafios para hoje:

  • Avalie suas prioridades diárias e reflita se elas estão alinhadas com a vontade de Deus ou com os valores deste mundo.
  • Ore pedindo ao Senhor discernimento para reconhecer as armadilhas do sistema mundano que buscam afastá-lo do caminho da santidade.
  • Decida uma área de sua vida onde você vai resistir ao conformismo com o mundo e buscar um comportamento que glorifique a Deus.

O mundo ao nosso redor parece sedutor. Vivemos em uma era que exalta o prazer, o sucesso material e a autossatisfação. Mas, ao olharmos para a Palavra de Deus, percebemos que a visão que Ele tem do mundo é radicalmente diferente daquilo que somos tentados a aceitar como normal. O apóstolo Paulo, em Efésios 2:1-3, nos lembra de uma verdade desconfortável: sem Cristo, estávamos espiritualmente mortos, vivendo presos às amarras invisíveis do "curso deste mundo". Este curso não é neutro, mas segue os ditames do "príncipe das potestades do ar", uma referência clara à influência de Satanás sobre o sistema mundano que nos cerca.

Muitas vezes, essas "amarras" são sutis. Elas não vêm na forma de tentações óbvias, mas se manifestam em hábitos culturais que parecem inofensivos, em valores que a sociedade promove como normais e desejáveis, mas que, no fundo, afastam nossos corações de Deus. Somos bombardeados diariamente com mensagens que nos incentivam a seguir o fluxo: "Busque o que te faz feliz", "Você merece tudo o que deseja", "Siga seu coração". No entanto, essas são as mesmas mensagens que, no passado, nos mantinham escravos de desejos carnais e de uma vida voltada para o egoísmo.

Como filhos de Deus, já não somos mais parte dessa corrente. Fomos vivificados com Cristo! Isso significa que agora temos a capacidade de enxergar o mundo de maneira diferente, pela ótica bíblica. Ao invés de aceitarmos tudo o que o mundo oferece, somos chamados a questionar, discernir e rejeitar aquilo que se opõe à vontade de Deus. A libertação das amarras mundanas começa com uma nova maneira de ver. Precisamos constantemente perguntar: “Isso que o mundo está me oferecendo glorifica a Deus ou me afasta dEle? Isso reflete a verdade do evangelho ou os desejos da carne?”

Efésios 2 nos adverte que, antes de Cristo, éramos por natureza "filhos da ira". Estávamos condenados, não apenas pelas nossas ações, mas pelo sistema ao qual pertencíamos. O mundo que parece tão normal e até atraente é, na verdade, inimigo de Deus. Por isso, a mudança começa na mente e no coração. Somos chamados a renovar nosso entendimento, a ver as coisas como Deus vê e a viver de acordo com Sua verdade.

A partir de hoje: Examine seus relacionamentos, sua maneira de gastar tempo e até seus sonhos pessoais. Há algo neles que está enraizado nos valores do mundo e não no evangelho? Peça ao Senhor que abra seus olhos para a realidade espiritual que muitas vezes se esconde por trás de uma fachada de normalidade. Lembre-se: não fomos chamados para viver segundo o curso deste mundo, mas para andar em novidade de vida, guiados pela Palavra de Deus e não pelos desejos da carne.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?