O QUE O CESSACIONISMO NÃO É

 O QUE O CESSACIONISMO NÃO É

Vejo alguns cristãos condenando o pensamento cessacionista como anti bíblico e até mesmo blasfemo. Porém quando os vejo explicar o que é o movimento cessacionista percebo que não podem estar falando pelo Espírito Santo, ainda que o digam, uma vez que mentem descaradamente (ainda que sem saber) sobre o que pensamos e ensinamos.
Antes de tudo quero lembrar que o Espírito Santo, assim como o Pai, odeia completamente a mentira e, portanto, jamais usaria alguém que ama mentir. Tendo isso em mente, peço que julguem melhor os argumentos teológicos para que não apoiem aqueles a quem o Espírito de Deus abomina e não creiam no que falam sobre qualquer tipo de assunto.
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira" (Jo 8.44 acf).
"Deus julga o justo, e se ira com o ímpio todos os dias" (Sl 7.11 acf).
Considerando então que muitos cristãos podem estar sendo enganados por aqueles que visam mentir para se defender, quero responder de forma breve as principais perguntas sobre o cristão cessacionista:


01 - O cessacionista não acredita no Espírito Santo

Impossível ser cristão sem crer na terceira pessoa da Trindade. O Espírito Santo é Deus e todo cristão de verdade crê na sua pessoa e movimento. Portanto é falsa a acusação de que nós não cremos no Espírito Santo e na atuação dEle no mundo e na Igreja. Cremos que Ele esteja na terra convencendo os ímpios de seus pecados, auxiliando o crente na compreensão da Bíblia, manutenção da missão dada por Cristo, divulgação do Evangelho e capacitação da Igreja para cumprir aquilo que Deus tem determinado para nós.
Eu incluo aqui que, muitos continuísta não creem na trindade e ainda assim acreditam nos dons do Espírito Santo e demonstram exatamente os mesmos "sinais" que os demais crentes continístas.

02 - O cessacionista não acredita no agir do Espírito Santo na Igreja

É complicado falar sobre agir do Espírito na Igreja quando vemos centenas de lugares agindo de forma contrária ao que a Bíblia ensina. Mas sim, cremos que o Espírito Santo esteja vivo e agindo dentro da Igreja. É por causa da sua ação que os crentes se arrependem e clamam o perdão divino. Sem a sua ação nenhuma pregação tem efeito, uma vez que é ele que quebra o nosso coração e instrui a nossa mente com a Palavra de Deus. Porém, precisamos parar aqui e pensar se é isso que certas igrejas procuram quando pensam no agir do Espírito Santo, pois, me parece que a maioria delas sequer demonstram preocupação com o que está sendo pregado, ou se está sendo pregado alguma coisa.
Muitas igrejas não se preocupam mais com a Bíblia, com o pecado e o inferno, por isso é questionável se, quando há algum tipo de manifestação sobrenatural deve-se considerar ser o Espírito Santo de Deus. Se formos considerar o que Paulo ensina em 1Co 12.1-3 provavelmente chegaríamos à conclusão que estas igrejas não demonstram manifestações reais do Espírito Santo.
Quando o culto é centralizado em Deus e na obra de Cristo. Quando as pessoas são transformadas pelo poder do Evangelho e quando a oração da igreja está preocupada com seu próximo e com a glória de Deus, isso deve ser considerado a ação sobrenatural do Espírito Santo. Talvez haja curas, mas isso não é obrigatório. A vida piedosa de uma igreja , demonstra a ação do Espírito Santo de Deus.

03 - O cessacionista não acredita nos dons do Espírito Santo

Essa talvez seja a maior mentira contada por muitos "continuístas". Não existe possibilidade de ser cristão e não crer na existência dos dons, eles são tratados com muita clareza nos textos do Novo Testamento. Mas, será que são mesmo estudados?
Um dom espiritual é uma capacitação dada pelo Espírito Santo para que o crente de alguma forma colabore ativamente com o crescimento do Reino de Deus. Paulo deixa isso muito claro em 1Co 12.4-7,11. Sendo assim, precisamos mesmo verificar que nem todos os dons usados no passado são necessários para este fim no presente. Houve mesmo um período em que a Igreja precisou falar outras línguas, e quando isso aconteceu o Espírito Santo obteve o sucesso que planejou, mas com o tempo outros desafios apareceram e com isso as pessoas foram sendo capacitadas por Ele para suprir certas necessidades. Observe que nos versos 4-7 nós temos os termos "dons", "ministérios", "operações" e "manifestação". O Espírito Santo trabalha em toda a Igreja para que o Reino de Deus prospere naquilo que foi determinado para ele.

Você pode acreditar que a Igreja precisou de cristão falando em outras línguas, mas precisa concordar com Paulo que era mais importante ensinar a Palavra naquele momento do que falar em línguas (1Co 14.1). Isso significa que o dom de língua não existe mais? Não! Significa que há uma prioridade em relação à maneira como os membros da igreja vão colaborar no seu crescimento. Por isso dizemos que aquele dom específico cessou.
Essa questão é particularmente importante dentro das nossas comunidades uma vez que o cristianismo está sofrendo com ataques liberais, místicos, políticos e sociais. O que a igreja que você congrega precisa hoje para continuar crescendo? O que fica claro, na minha opinião, é que muitas igrejas continuístas se tornaram palcos de shows gospel que não visam o crescimento do Reino de Deus na terra, mas um sincretismo mundano capaz de atrair o mundo, mas não suficiente para converter corações. Esse tipo de igreja não pode se orgulhar por ter dons, pois eles não vem do Espírito Santo.
Enquanto a maioria dos continuístas se apoiam na teoria da segunda benção, na proclamação de uma língua estranha e manifestação falsa de profecias, o cessacionista estudou e dissecou todo o capítulo 14 de 1Co a fim de descobrir como o Espírito Santo age de verdade dentro da Igreja. O que nós vemos hoje no cenário continuísta mundial não passa muito disso:

a) Pessoas que falam uma língua que não existe na Bíblia e no mundo, causando confusão no meio da igreja e no mundo e desobedecendo cabalmente o que o Espírito Santo inspirou Paulo a escrever (1Co 14.5-9);
b) Pessoas que falam coisas que Deus não mandou falar, sem ter base nas Escrituras e ferindo, tanto o que Deus fala claramente nos mandamentos como aquilo que os profetas orientam não fazer nos textos sagrados (Ex 20.7; Ez 13). Aliás é muito comum ver que os "profetas" usam mais técnicas de psicologia e hipnose do que a Bíblia Sagrada para expressar o que seria para eles a Palavra de Deus;
c) Crentes inventando sonhos e visões para serem notados como super espirituais dentro do corpo de Cristo, algo que na minha opinião só retarda o crescimento do Reino de Deus, não apenas este problema, mas os anteriores;
d) Pessoas viciadas em cultos focados no emocionalismo e materialismo uma vez que procuram esses cultos geralmente para viver uma experiência e buscar uma "nova vida" que constantemente não passa de uma busca humana de bens materiais.

Diferente da maioria, o crente cessacionista sabe que o Espírito Santo está atuando nos crentes para o crescimento do Reino e que constantemente atende às necessidades da Igreja para isso. Por isso Paulo ensina que alguns crentes profetizam, enquanto outros curam, ensinam, etc. Uma questão importante é que o momento de ser usado pelo Espírito não é sempre às 19:30h, no domingo dentro da igreja, mas onde estivermos. Muitas pessoas transformam os falsos dons em momentos de auto-promoção. Ao invés de pregar a Bíblia fazem shows de adivinhação, ao invés de pregar o Evangelho a outros povos fazem da Igreja um show de línguas vazias, sempre contradizendo o que a Bíblia diz e apoiando esse tipo de apostasia na ideia de que o Espírito Santo faz coisas novas.

Quando estiver caminhando pela rua e uma pessoa, precisando de ajuda, tocar o seu coração e você a ajudá-la; quando você se preocupa em pregar o que a Bíblia ensina a fim de edificar aqueles que estão ouvindo; quando se preocupar mais com seus irmãos do que consigo mesmo e quando o seu coração está voltado e entregue ao que Deus quer que você faça, você estará sendo usado pelo Espírito Santo para cumprir algo importante na terra. Isso quer dizer que dentro da Igreja não há manifestações? Óbvio que não, Deus está agindo em todos os lugares pelos seus discípulos e isso inclui a Igreja também. Não foi à toa que Paulo incentivou os irmãos a pedir diversos dons espirituais "para a edificação da igreja" (1Co 14.12 acf). A reunião dos cristãos é o momento certo para edificar uns aos outros através do ensino, da oração e do aconselhamento bíblico e tudo isso só pode acontecer de maneira eficaz se o Espírito Santo estiver usando os crentes para este fim.
Todo cessacionista crê na manifestação dos dons, porém, cremos que os dons são manifestações do Espírito Santo para a edificação da Igreja e não diversão daqueles que estão procurando autopromoção, emocionalismo ou manifestações sobrenaturais desvirtuadas das verdades bíblicas. Se o dom não está colaborando para o crescimento do Reino de Deus e edificação dos irmãos em Cristo (dentro do que a Bíblia ensina), ele não pode ser considerado como uma manifestação de Deus.
Foram estas as perguntas que achei mais importantes no momento. Peço que estude a Bíblia e não aceite informações sobre dons e manifestações sem que sejam provadas e mostradas nas Escrituras, com uma boa leitura, uma explicação dentro do contexto e completa. Não aceite explicações que não considerem todo o texto bíblico, como alguns tem feito. Exija que se explique mais do que está sendo lido para que não aconteça de ser enganado usando a Bíblia Sagrada.
Fique com Deus!

Não poderia terminar este tema sem mostrar um dos maiores falsos profetas usando todos estes dons (e alguns outros) sem nenhuma base bíblica e comprovando que tudo que foi escrito serve de alerta a todos nós:


 

EATRE | ESCOLA ABERTA DE TEOLOGIA REFORMADA

Comentários

  1. O que pensar quando uma pessoa " profetiza" e aquilo que ele disse se cumpri ? Seria uma profecia ? O que o irmão acha sobre isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito comum em outras religiões. No espiritismo e no tarot, por exemplo. Não é uma prova de que veio de Deus, até porque dependendo de como foi profetizado é possível notar técnicas de persuasão que são geralmente usadas por estas religiões. Eu comentei sobre isso em uma das lives do canal, assim que puder veja essa: https://youtu.be/FQ4wFXroyRg

      Excluir
    2. título da live:
      MANUAL PRÁTICO DO FALSO PROFETA | Como enganam as pessoas?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030