Como criar sermões e estudos #3
No vídeo de hoje nós vamos tocar em João 3.16 e entender que ler um texto pode ser muito mais do que achar um versículo! Hoje vamos aprender especificamente sobre onde o texto começa e onde termina e o porque muita gente não consegue entender versículos isolados.
[RASCUNHO]
O que você precisa conhecer antes de interpretar um texto?
A - Qual texto estamos usando? Onde ele começa ou termina?
Quando lemos um texto bíblico somos tentados a ler apenas um verso em questão ou uma série pequena de versos, muitos crentes pregam usando até mesmo um único versículo sem considerar todo o texto. Sabemos porém, que um texto bíblico no original é formado por diversas partes e eles não estão separados como estamos acostumados a ver, logo um ensino bíblico não pode ser lido em apenas um verso, é preciso considerar todo o texto, para isso você precisa saber onde um texto começa e termina.
Exemplo prático: João 3.16
Um dos piores erros teológicos gira em torno de João 3.16, graças à péssima interpretação deste verso algumas pessoas têm acreditado em diversas mentiras, veja abaixo:
A - Como o texto é:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
B - Como a maioria quer ler:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,”
C - Onde o texto realmente começa:
“Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus”. (João 3.1 - NAA)
D - Onde o texto termina:
“Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” (João 3.20-21 - NAA)
Vejam como é enorme o contraste entre a informação que estamos acostumados, entendemos apenas a parte A do texto e tiramos a conclusão de que Deus ama todo mundo e por isso Jesus morre por todo mundo, analisando bem vemos que esse “todo mundo” se limita àqueles que crê em Jesus.
Comentários
Postar um comentário