A adolescência e os desafios da vida

DADOS IMPORTANTES SOBRE A ADOLESCÊNCIA

1. É a fase mais difícil de todo ser humano;
2. Devido a constantes mudanças relacionadas ao corpo e a mente é comum ficarmos meio confusos e perdidos;
3. A vontade de se tornar independente começa a nos impulsionar para frente, causando uma pequena separação entre pais e filho;
4. Algumas coisas podem causar confusão nesta fase, tais como:
  4.1 – A necessidade de se ajustar às alterações do corpo;
  4.2 – A grande influência do sistema chamado “mundo”;
  4.3 – A necessidade de tomar decisões que mudarão o curso de suas vidas, envolvendo: valores, crenças, identidade, profissão, estilo de vida e relacionamento. (1)

A VIDA DE DAVI E AS RESPONSABILIDADES DE TODO ADOLESCENTE.

Davi é um dos melhores exemplos a ser usado quando pensamentos em desafios e responsabilidades. É um dos poucos heróis que possuí um registro bíblico que se inicia na adolescência e finaliza em sua velhice e onde podemos tirar muitos ensinamentos sobre os desafios de ser um adolescente em um mundo em guerra, vamos agora pensar um pouco nos desafios vencidos por Davi e como podemos aprender com eles!
"Um guerreiro chamado Golias, que era de Gate, veio do acampamento filisteu. Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. [...] Golias parou e gritou às tropas de Israel: Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo. Se ele puder lutar e vencer-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o puser fora de combate, vocês serão nossos escravos e nos servirão. [...] Davi era filho de Jessé, o efrateu de Belém de Judá. Jessé tinha oito filhos e já era idoso na época de Saul. [...] Os israelitas diziam entre si: “Vocês viram aquele homem? Ele veio desafiar Israel. O rei dará grandes riquezas a quem o vencer. Também lhe dará sua filha em casamento e isentará de impostos em Israel a família de seu pai”. Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?” [...] Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”. [...]" (1 Samuel 17 - leia todo o capítulo AQUI)

1 – O caminho de obediência e a responsabilidade de escolher o que é correto; (1 Sm. 17.17; Sl 1.2).
Davi era obediente a seu pai e seu superior, o rei Saul. No capítulo 16.21-22, vemos a obediência levando Saul a desejar que Davi permanecesse com ele. Davi escolheu a obediência aos seus pais e a Deus e por muito tempo isso o fez vencedor.

[Davi apresentou-se a Saul e passou a trabalhar para ele. Saul gostou muito dele, e Davi tornou-se seu escudeiro. Então Saul enviou a seguinte mensagem a Jessé: “Deixe que Davi continue trabalhando para mim, pois estou satisfeito com ele”.]

2 – A responsabilidade de perceber quando é hora de sair do antigo e evoluir para o novo e seus desafios.
Ao chegar ao campo de batalha Davi foi levado a esquecer de seus antigos afazeres e concentrou-se em sua nova missão, derrotar Golias! Todos nos passamos por momentos em que devemos decidir sair do antigo modo de vida para crescermos em uma nova direção, Davi poderia ter ficado para sempre como pastor de ovelhas, mas naquele momento decidira ser um guerreiro, um vencedor! Toda boa mudança exige que abandonemos algo que nos mantinha em nossa zona de conforto.

3 – A responsabilidade de ouvir conselhos das pessoas certas.
Muitos adultos de hoje sofrem porque na adolescência ouviram e seguiram conselhos de pessoas erradas, muitos deles estão presos ao álcool, às drogas e a uma vida de perseguição devido aos crimes que cometeram, outros não fizeram e não pretendem fazer uma faculdade porque foram na direção contrária e hoje sofrem por ter escolhido tal situação.

PERGUNTA PARA O GRUPO: O SOFRIMENTO QUE VEMOS HOJE NAS PESSOAS É 100% CULPA DOS NOSSOS GOVERNANTES OU ELAS TAMBÉM SÃO CULPADAS POR SUAS PRÓPRIAS ESCOLHAS?

4 – GOLIAS – OS DIVERSOS GIGANTES DA ADOLESCÊNCIA E COMO VENCÊ-LOS
4.1 – O gigante chamado mudanças.
Todos nós mudamos um dia, e somos unicamente responsáveis pelo resultado destas mudanças, já que as mesmas direcionarão nossa vida até o fim. Entender e lutar para que estas mudanças nos leve a um bom resultado é uma responsabilidade que levaremos até o ultimo dia de nossas vidas e isso inclui o bem estar de nossa família, portanto passar por esta fase ao lado de pessoas de confianças tais como pai, mãe, avó, avô ou quem tenha cuidado de nós é uma atitude de honra para todos nós. Assim sendo, passaremos pelas mudanças de maneira saudável e teremos o apoio das pessoas que verdadeiramente nos amam.
4.2 – O gigante chamado INFLUÊNCIA.
Somos influenciados pelas pessoas que sempre gostamos, mas algumas vezes nos deixamos influenciar por coisas negativas, quando Davi decidiu enfrentar Golias, seus irmãos e outros soldados disseram que ele não conseguiria, mas influenciado pelo Espírito Santo Davi não os ouviu, e venceu aquela batalha!
Vivemos num sistema mundo completamente influenciado pelo pecado e cabe ao adolescente meditar sobre a influência que está se expondo a fim de perceber, retirar e apagar qualquer influência que torne seu futuro doloroso e mais difícil.
4.3 – O gigante chamado FUTURO!
Teremos muitos gigantes para enfrentar que mudarão o curso de nossas vidas, nossas escolhas sobre diversas áreas faz com que nosso futuro vá se estruturando aos poucos e quando percebemos não há muito que fazer. Desde cedo o adolescente deve assumir o controle de suas escolhas que dizem respeito a seu futuro e como estas escolhas incluem nossa família. Muitos dirão “ainda é cedo para pensar” e muitos deixarão para pensar quando for tarde demais. Davi viu em sua frente dois caminhos, ser vencido pelo medo e viver como escravo dos Filisteus ou lutar e se tornar Rei, foi influenciado por muitos a não fazer nada, mas sua escolha certa mudou para sempre o rumo de seu povo e de sua família.
Nesta grande caminhada não devemos ignorar as palavras de nossos pais ou das pessoas que tem nos ajudado a crescer. Ser grande no futuro exige que sejamos pequenos no passado, capazes de ouvir atentamente, tementes a Deus e prontos para enfrentar os desafios que a vida coloca em nossa frente!

5 – GRANDES DESAFIOS TRAZEM GRANDES RECOMPENSAS.

O que ganho então ao passar pela adolescência levando todas estas informações em consideração? Talvez não tenha muito sentido no momento sofrer tudo isso para depois talvez descansar, mas pense por um minuto se você quer mesmo descansar agora para sofrer depois, pois este é o caminho certo daqueles que não assumem suas responsabilidades e decidem viver da maneira como querem.

Assim como Davi, encare com responsabilidade tudo aquilo que Deus colocar em sua frente, não desista antes de tentar e não se esqueça de que a vitória é também uma responsabilidade a ser assumida por aqueles que decidem vencer!

(1) - Aconselhamento cristão século XXI - Gary  R. Collins - Editora Vida Nova 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde