O tempo do Senhor


“Jurou o Senhor dos exércitos dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará” (Is 14.24)

O texto mostra como Deus leva a sério aquilo que promete, dentro do tempo que ele mesmo estabelece. Assim como o povo de Israel, somos também dependentes deste tempo e desta vontade. Como é grandioso conhecer que todas as coisas estão em suas mãos! Certamente se levássemos isso a sério confiaríamos mais no tempo de Deus e correríamos menos atrás de coisas que podem nos dar falsa segurança. Mas o texto nos dá algumas informações mais relevantes ainda!

•    Um Deus soberano em todos os sentidos;
- Estamos nas mãos do Senhor;
- Tremor e alegria;
- Tudo acontece segundo sua vontade e justiça e em seu tempo determinado
•    Ninguém irá contra os propósitos do Senhor (V.27)
- Suas promessas se cumprirão;
- Não no nosso tempo, mas no tempo de Deus (Gn 18.9-16)




Um Deus soberano em todos os sentidos

Como você imagina um Deus que, além de ser soberano, tem controle de todas as coisas que aconteceram e que ainda vão acontecer? Já imaginou ter poder para fazer tudo quando e como quisesse? Certamente este é um dom que seria uma tragédia nas mãos humanas!
Deus tem este poder e não existe ninguém que possa mudar seus planos tanto para sua justiça quanto para suas bênçãos, e este é o maior risco que corremos. A justiça do Senhor se aplica em nós, todos nós estamos debaixo dela e não podemos escolher quando e como ela se aplicará em nós. Em contrapartida temos ainda suas bênçãos, como seria ter tudo que sempre quis, hoje e agora? Certamente a humanidade não sabe o que quer, seria uma tragédia também poder controlar o que gostaríamos de ter ou fazer, por isso este é um dom que somente poderia ser usado por Deus. Quantas pessoas têm seus maiores sonhos realizados antes da hora?

Muitas dessas pessoas se perdem, se magoam, se enganam, com aquilo que teriam certeza em dizer: “Eu seria mais feliz com isto!” Bênçãos se tornam em problemas quando a pressa, a cobiça e o egoísmo humano se tornam ídolos que se apossam dos nossos corações, por isso perdemos nossos sonhos e ficamos muitas vezes desesperados com aquilo que seria fruto de muita alegria.

Devemos estar alegres em ter um Deus que cuida de nós com tanto zelo, a ponto de pensar até em nossa tão falsa felicidade, saciar muitas vontades humanas que muitas vezes poderiam ser substituídas por qualquer outra coisa, mas Deus por amor nos concede muitas vezes o que pedimos. Devemos ainda ter tremor pelo Senhor, pois no fundo tudo acontece como ele quer e não vamos conseguir mudar nenhum segundo de nossas vidas ou de seus planos. Como perdemos ou ganhamos nosso tempo sendo que é Ele quem nos concede? O que significa para você perder algo que somente o Senhor dá? TEMPO

Ninguém irá contra os propósitos do Senhor

“Porque o Senhor dos exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem pois, a fará voltar atrás?” (V.27)
 

Uma coisa é certa, Deus é extremamente firme em suas promessas sejam elas de justiças, bênçãos ou juízo.

Durante toda a história humana, pensávamos que os líderes com altos cargos decidiam o futuro de nossas nações e nossos atos, mais Deus tem uma resposta muito clara sobre isso na vida de Jesus. Quando todos queriam matar Jesus estavam pensando em suas próprias vontades, mas existia a vontade de Deus por trás de todos os acontecimentos, cada passo dado por Jesus foi antes pensado por Deus.

Assim como as promessas de bênçãos estão guardadas para uma hora especial de nossas vidas, as promessas de juízo também estão e ninguém sabe quando virá, nem a hora, porém uma coisa é certa, elas virão.

“Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.” (Mt 24.36)

Todos nós devemos sinceramente agradecer a Deus por ter tamanho cuidado conosco, pois o ser humano por si só não sabe o que escolhe, veja quantas pessoas conquistam cargos altos e percebem que não era isso o que queriam, pessoas ganham altos prêmios e perdem suas vidas por eles, no final somos apenas nós, sozinhos sem saber o que querer e para onde olhar, mas aquele que confia no Senhor não passa por isso, pois espera da fonte certa e o tempo certo, pois Ele mesmo é o dono do tempo e das horas.

Abraão e Sara foram pessoas que esperaram uma vida inteira por uma promessa divina e quando não havia mais esperança o Senhor pessoalmente lhes aparece com uma notícia de que depois de velhos teriam um filho, quando Deus age em nossas vidas ele faz coisas parecidas. Abraão não teve um filho simples, comum, seu filho se chamou Isaque, pai de Jacó que posteriormente se chamaria Israel, pai da nação mais conhecida da história e que está e ficará até o retorno de Jesus. Leia esta promessa em Gênesis 15, veja se cumprindo em Gênesis 21. Este mesmo povo foi transportado por quarenta anos pelo deserto quando Deus os livrara das mãos dos egípcios, como foi grande sua recompensa! Hoje temos pessoas correndo a vida inteira atrás de coisas que nunca as satisfarão, isso porque somente me Cristo podemos nos tornar satisfeito! (Sl 23.1)

Enquanto sua benção não chega, espere em Deus, ele sabe exatamente o dia e a hora que você receberá e muitas vezes a demora é um teste onde Deus testa em que nós depositamos nossa confiança que muitas vezes está em nós mesmo, deposite sua confiança e esperança nele e nunca mais sofra por aquilo que não recebeu!

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la." (Jo 4.14-15)


Devair S. Eduardo

Comentários

  1. Tá muito legal seu blog! Adorei esta publicação. Muito conteúdo e muito bem destribuido em sua argumentação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde