O calvinismo duvida da sua salvação?

O calvinismo duvida da sua salvação?

Recebi o seguinte comentário no canal Teologia EATRE essa semana:
“Aconselho você estudar mais o calvinismo, pois essa doutrina diabólica levou muitos a duvidar de sua salvação e a cometerem suicídios. Ainda, considerando que os calvinistas são do tipos arrogantes esquecendo que essas doutrinas, faz parte das minutas calvinistas e não interpretações doutrinárias bíblicas. Fica a dica.”

Uma das coisas mais comuns ao estudar teologia é como o pai da mentira, Satanás, está envolvido nela. Jesus, ao mencionar certas pessoas, nos alertou sobre esse tipo de envolvimento. Segundo Ele, alguns teólogos, a fim de satisfazer seus próprios desejos e opiniões, deixam-se enganar por Satanás, tornando-se assim filhos do diabo (Jo 8.44). Essa realidade é tão visível hoje como na época dos fariseus e escribas. Com isso, não estou afirmando que somos tão grandes e gloriosos quanto Jesus, apenas que Satanás continua usando pessoas dentro da teologia para seguir a principal doutrina de Satanás, que é a mentira.

O comentário acima me aconselha a estudar melhor a teologia calvinista, pois ainda concordo com ela. Segundo ele, quanto mais a gente aprende sobre as doutrinas da graça, mais nos afastamos do calvinismo e, quem sabe, nos aproximamos do arminianismo. Curioso, não é?!

É interessante notar que os maiores pregadores, professores e acadêmicos da história da igreja foram e ainda são calvinistas até hoje. Fico me perguntando onde esse rapaz do comentário estudou tanto para chegar à conclusão de que, quanto mais aprendemos sobre o calvinismo, menos calvinistas nos tornamos. Será que ele vive dentro de uma bolha onde o calvinismo é ensinado como doutrina satânica? Provavelmente sim.

Muitas pessoas estudam o calvinismo usando livros que são contra o calvinismo. Nestas obras, além de não aprenderem a se defender usando a Bíblia, já que o arminianismo não pode usar a Bíblia para isso, elas aprendem argumentos baixos e mentirosos, como o que você leu acima. E ainda nos consideram arrogantes, ignorantes e burros, quando fica claro como a luz que não apenas estão sendo manipuladas pela mentira, mas também arrogantemente achando que estão certas em sua frágil e débil defesa.

A maior confusão do comentarista acima está em acreditar que o calvinismo pode fazer alguém duvidar de sua própria salvação. Pregamos exatamente o oposto disso, e em centenas de livros e vídeos espalhados na internet, isso fica ainda mais claro.

Enquanto o quinto ponto da doutrina arminiana ensina que o homem pode cair da graça e perder a salvação, o calvinismo vai na contramão e afirma categoricamente pelo menos dois pontos que aqueles que creem em Jesus são, de fato, eleitos para a salvação. Veja:

  1. A eleição incondicional garante definitivamente que aqueles que foram eleitos por Deus para a salvação serão, no tempo certo, alcançados e convertidos pelo Espírito Santo.
  2. A graça irresistível ensina claramente que aqueles que foram eleitos para a salvação serão irresistivelmente alcançados, convertidos e salvos pelo Espírito Santo.
  3. A doutrina da perseverança dos santos completa os cinco pontos afirmando enfaticamente que ninguém que tenha verdadeiramente crido em Jesus será perdido. Deus age em Sua vontade para que eles perseverem até o fim, e mesmo que essa pessoa caia em pecado, será devidamente restaurada pela ação sobrenatural do Espírito Santo.

Isso é apenas um breve resumo das doutrinas que ensinamos desde a Reforma. Se eu fosse colocar tudo, teria que escrever um livro, e ainda assim seria pouco. Enquanto isso, os 'espantalhos' arminianos continuam a crer em pelo menos três heresias sobre a salvação, que não apenas colocam-na em dúvida, mas a penduram como um fardo que somente Jesus pode carregar, nas costas do crente que, temendo ir para o inferno, vive uma vida de medo na terra. Veja como os arminianos têm desconfiança quanto à sua própria salvação:

  1. A doutrina da livre vontade ensina que, se Deus quiser salvar uma pessoa, mas esta não quiser ser salva, Ele, a divindade, deve ceder à sua própria vontade e condenar aquela alma ao inferno, uma alma que anteriormente era desejada por Deus. Em relação à vontade, Deus sempre perde para o homem, logo, não há garantias de que Deus pode salvar alguém.
  2. A doutrina da graça resistível ensina que, embora Deus derrame Sua graça salvífica sobre a pessoa que Ele deseja salvar, cabe à pessoa decidir se vai ou não ser salva, e mais uma vez a vontade da divindade fica escrava da vontade humana.
  3. O quinto ponto coloca ainda mais risco na salvação do crente ao ensinar que, mesmo sendo salvo pela graça de Deus, o homem pode cair de vez da salvação e ser condenado ao inferno. Indo contra o que Jesus ensinou em João 10, os arminianos ensinam que, da mão de Jesus, suas ovelhas podem ser roubadas por Satanás ou pelo livre arbítrio.

O comentarista continua comentando e afirma que algumas pessoas cometem suicídio devido à dúvida quanto à salvação ensinada, segundo ele, pelo calvinismo. Mas essa é a parte mais frágil do comentário, pois nós ensinamos a certeza da salvação. O que é ainda pior do que isso é a falta de sensibilidade e a dedicação diabólica em distorcer o que pregamos, a ponto de usar uma pessoa que, devido à depressão ou a problemas pessoais, tirou a própria vida. Um crente capaz de usar a fraqueza de outras pessoas para provar que está certo certamente não representa o Príncipe da Paz, o verdadeiro caminho para a salvação, e aquele médico dos médicos que tanto exaltamos em nossa teologia.

Assim, a teologia arminiana segue seu curso enganoso, usando a vida de outras pessoas, as mentiras inventadas por eles e a lógica humanista e distorcida a fim de ir contra os textos simples e claros da Bíblia, como fazemos. Mas eles não podem usar a Bíblia como nós fazemos? Podem, mas não querem. É mais fácil mentir, inventar e distorcer do que estudar a Bíblia com o coração aberto para a Palavra de Deus.

Livre-se da mentira e abra os seus olhos para a verdade de Deus expressa na Bíblia Sagrada.

No canal Teologia EATRE existe um estudo especial sobre o calvinismo, nele você vai aprender o que de fato ensinamos e um pouco sobre a nossa história. Tudo explicado em vídeo, apoiado pela Bíblia Sagrada e sem rodeios ou achismos. Clique no link para saber mais: https://teologiaeatre.blogspot.com/p/calvinismo-para-arminianos.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde