Para ser salvo é preciso fazer parte de uma igreja física?

Para ser salvo é preciso fazer parte de uma igreja física?

Uma das questões mais atuais sendo discutidas na internet trata da necessidade de estar em uma igreja física para ser considerado salvo. Apesar de parecer simples demais, creio que vale a pena, pelo menos, pensar sobre. Com a popularidade de pregadores famosos na internet, muitas pessoas têm aderido à fé cristã sem passar pelo que os mesmos pregadores passaram para se tornar o que são. Com isso, muita gente tem se considerado cristã fora de uma comunidade. Alguns por necessidade, por não haver uma igreja bíblica por perto; outros por puro comodismo e/ou falta de interesse em se relacionar com o povo de Deus. O problema desse tipo de cristianismo é que se torna, com o tempo, seletivo demais. Deixando assim de participar de atividades e até mesmo ouvir sermões importantes para a caminhada cristã. Em uma comunidade de fé, por exemplo, o pastor pode considerar importante tratar de certo assunto que será, nas redes sociais, ignorado pela maioria das pessoas. Numa comunidade de fé, isso não aconteceria. O que estou tentando dizer é que, entre um tema e outro, nas redes sociais, somos levados a escolher os temas que mais nos agradam e não os que são realmente importantes para a nossa fé. Isso é bastante problemático para o crescimento do reino de Deus e o desenvolvimento da fé. Esse seria um dos motivos para pertencer a uma boa comunidade de fé (uma igreja), mas existem outros bastante relevantes. Quero tratar apenas de mais um que me veio à mente hoje de manhã.

Quando Jesus iniciou seu ministério terreno, como foi registrado em Marcos, sua mensagem era bastante simples, mas poderosa em significado. Segundo o evangelista:“E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo: arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15 KJV - tradução google)

Antes de abordar o tema "arrependimento e fé", Jesus trata de outros dois igualmente importantes, que são os seguintes:

O tempo está cumprido: Quando Jesus disse isso, estava lembrando os ouvintes de todas as promessas sobre a chegada do Reino de Deus na terra. Isso é semelhante ao que fez Ezequiel, por exemplo, quando afirmou em Ez 34.11-13 que seria o bom pastor a reunir novamente o seu povo, que havia sido espalhado pela Terra. Em outras palavras, Jesus estava anunciando que aquele era o momento em que Deus começaria a reunir o seu povo. Mas onde isso aconteceria? Por isso, Jesus conclui a frase falando sobre o Reino de Deus.

O reino de Deus está próximo: O reino de Deus é o lugar onde o seu povo será reunido. Isso pode ser experimentado hoje por meio do governo soberano de Jesus e na eternidade, quando estaremos todos reunidos para sempre com Deus. É algo que se experimenta parcialmente hoje e se realizará plenamente no futuro, para sempre.

Um reino não pode ser experimentado de maneira individual. Um reino é a reunião de pessoas governadas por um Rei, no nosso caso, o Rei dos reis. Sendo assim, a promessa de Jesus é que com a sua vinda, o seu povo estaria integrado em um Reino. Hoje, esse reino é vivenciado através da congregação do povo de Deus - as reuniões na igreja são um exemplo claro desse reino, e de forma global, o agrupamento de pessoas em torno de um único Rei. Isso nos conduz ao título do texto, ao qual quero responder com outra pergunta:

É possível ser salvo deste mundo, como Pedro escreve em 1Pe 2.9,10 (cf. Cl 1.12-14), mas não desejar estar com o povo do reino de Deus? É normal desejar ser brasileiro e viver na Argentina? Ou ser considerado membro de uma nação e viver exatamente oposto a ela? Como pode uma pessoa ser salva pela graça de Deus, ter passado pela conversão eterna e após isso desejar estar no reino de trevas e não com seus irmãos no reino de luz? Imaginem se o filho pródigo também fizesse essa escolha. Ele se arrepende de seus pecados, retorna ao seu Pai e, após ter recebido vestes novas, volta a comer com os porcos e se misturar na lama. É importante reconhecer que isso não é normal. Como uma pessoa assim se justificará diante de Deus? Ela dirá: "Eu amo o Senhor, mas não quero ficar perto do seu povo!" Será que Deus preparará um céu particular para ela? Será que o medo dela, ou a preguiça em se relacionar com pessoas da mesma família, justificará um céu particular? Obviamente que não.

Por maiores que sejam os desafios, o povo de Deus sempre esteve unido. Seja no primeiro século, com a igreja em Atos, ou durante a Reforma, quando os católicos assassinaram famílias inteiras que, reunidas como um único povo, adoravam o Deus verdadeiro. Diante desta informação, acredito que seja importante concluir com uma última pergunta: Quando foi que Deus dispersou as suas ovelhas e retirou a responsabilidade de cada crente na terra?

Para que você se acostume com a ideia de se reunir em uma comunidade de fé, considere as seguintes dicas:
  1. Compreenda o Propósito da Comunidade: Entenda que a comunidade de fé não é apenas um grupo de pessoas, mas um lugar onde você pode crescer espiritualmente, encontrar apoio e se conectar com outros que compartilham sua fé.
  2. Escolha uma Comunidade Alinhada às Escrituras: Procure uma igreja ou comunidade que compartilhe dos mesmos princípios e ensinamentos na Bíblia Sagrada. Isso tornará mais fácil se comprometer com a participação regular.
  3. Defina um Compromisso Realista: Comece com um compromisso realista, como participar de um culto ou encontro por semana. À medida que você se ajusta, poderá expandir seu envolvimento.
  4. Crie uma Rotina: Reserve um horário específico em sua semana para a participação na comunidade de fé. Quanto mais consistente for sua rotina, mais natural será a sua participação.
  5. Conecte-se com Pessoas: Ao chegar à comunidade, faça um esforço para conhecer outras pessoas. Isso ajudará você a se sentir parte da família da fé.
  6. Participe de Grupos Pequenos: Muitas comunidades oferecem grupos pequenos para estudos bíblicos e discussões mais íntimas. Isso pode ser uma ótima maneira de se conectar em um ambiente mais acolhedor.
  7. Voluntarie-se: Envolva-se nas atividades da comunidade, seja ajudando nas tarefas práticas, participando de projetos sociais ou auxiliando nos eventos. Isso ajudará você a se sentir mais integrado.
  8. Foque na Aprendizagem e Crescimento: Encare a participação semanal como uma oportunidade de aprender e crescer. Os ensinamentos, sermões e discussões podem enriquecer sua compreensão espiritual.
  9. Lidere ou Participe de Estudos Bíblicos: Caso tenha conhecimento ou interesse em um tópico específico, considere liderar ou participar de grupos de estudo bíblico. Isso aprofundará sua interação com as Escrituras.
  10. Mantenha uma Mentalidade Aberta: Esteja disposto a se envolver e se adaptar à cultura da comunidade de fé. Isso permitirá que você experimente plenamente os benefícios da união espiritual.
Lembre-se de que a participação em uma comunidade de fé não apenas fortalece sua própria jornada espiritual, mas também contribui para o crescimento e apoio de outros membros da comunidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde