Deus odeia o pecado, mas ama o pecador


Deus odeia o pecado, mas ama o pecador


Em um vídeo recente no canal Palavras em Chamas (o vídeo está no final desta publicação), eu disse que Deus odeia o pecador. Algumas pessoas ficaram incomodadas, pois ouvem sempre que Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Eu demorei a responder, pelo menos 2 pessoas sobre essa questão, mas hoje decidi postar uma resposta um pouco mais completa sobre a questão. Coloquei tanto a pergunta, como a resposta nesta postagem, confira:

A. C. Bello: Olá, em 10:56 você diz que Deus odeia o pecador. Eu sempre soube que Deus ama o pecador e odeia o pecado.


Devair S. Eduardo: A.C. Mello, isso é fruto de uma teologia moderna que apoia o pecador. Recentemente uma cantora popular evangélica declarou que nós, cristãos não somos mais pecadores, mas que pecamos. Há muita mudança na teologia moderna a fim de abraçar mais pessoas, infelizmente essas mudanças não levam em conta o que a bíblia diz sobre o pecado e o pecador.
Vamos pensar um pouco no que é o pecado e em como Deus poderia odiar o pecado. Pecado não é um ser, ele não tem vida própria, não pensa, nem existe de fato. Pecado é uma ação, é algo que o pecador faz, ele peca. Então Deus poderia odiar algo que não existe? Na verdade a Bíblia fala com muito desprezo contra os pecadores. Jesus disse que aqueles que preferem uma vida de pecado à vida que ele dá, terão permanentemente a ira de Deus sobre eles. Não é o pecado que é castigado com a sua ira, mas o pecador é o alvo da ira de Deus (Jo 3.36) - Então o alvo do juízo e da ira divina, não é o pecado, pois ele não é um ser que possa ser rejeitado ou condenado, mas o homem é esse ser. O homem existe e ama o pecado, logo ele se torna alvo da ira de Deus, Deus odeia o homem que ama o pecado e vai castigá-lo eternamente por isso.
Em Salmos 139.19 o salmista diz: "Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio" - em 140.10, diz: "Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados ao fogo, em covas profundas, para que se não tornem a levantar" - em 7.11,12: "Deus julga o justo, e se ira com o ímpio todos os dias. Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado" - em 2.9: "Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro" - todas essas referências são voltadas aos ímpios, ou seja, aos homens que amam o pecado.
Muitos “cristãos” retrucam, dizendo: Deus amou o mundo! (Jo 3.16), mas se esquecem de que, embora João tenha escrito que Deus amou o mundo, disse também, no mesmo verso que Ele não vai salvar o mundo, mas aqueles que creem em seu nome. Que são justamente, os nascidos pela ação de Deus, como descrito no mesmo capítulo.
Eles dizem: Deus odeia o pecado, mas ama o pecador, mas Deus mesmo disse: "Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver criado" - e isso ele disse porque "viu o Senhor que a maldade (pecado) do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só maldade continuamente. (Gn 6).
Por fim, a nova religiosidade cristã ensina erroneamente que Deus ama o pecador, mas Deus mesmo discorda disso declarando abertamente:
"quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago de fogo que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" (Ap 21.8).

Pois bem, a ideia de um Deus que ama o amante do pecado pode fazer com que igrejas sejam cheias, mas não as faz igrejas de Jesus Cristo, e sim, seitas satânicas a fim de lucrar com a condenação das pessoas. Dizer que Deus ama o pecador é o mesmo que distorcer toda a verdade, no final, quando Jesus voltar estas pessoas serão pegas de surpresa, numa vida de pecado, condenação e morte eterna.

Devair S. Eduardo

Vídeo:

Comentários

  1. Que vídeo esclarecedor... obrigado.Deus te abençoe irmão.

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer Devair por todos os vídeos esclarecedores sobre temas antigos mas de nosso presente pq nossa história bíblica tem se mostrado cíclica.parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Uma pequena resposta ao comentário Deus ama o pecador e aborrece o pecado: precisamos continuamente ver a bíblia como toda escritura ler cada versículo e nunca isola- los,como meus ante- passados assembleianos me ensinaram então este bom pensamento bíblico que vc apresenta Devair é sinal de uma boa exegese e um mínimo uso de uma boa teologia sistemática acredito que nossos líderes precisem conduzir uma igreja em um padrão melhor é as ovelhas de jesus não podem esperar bem menos do que isso é não aceitar serem enganadas pq as ovelhas só ouvem a voz de jesus.E só reforçando um dia antes de uma destruição no passado remoto (como Jesus ensinou para nós olharmos para o passado) Abraão falava com Deus longe de ti SENHOR que destruirá o justo com o ímpio. Ele não disse que Deus iria destruir o justo com o pecado.

    ResponderExcluir
  4. Odiar, amar, entristecer, como todos sabem, são sentimentos. Rejeitar não é, necessariamente, odiar. Rejeitar é uma atitude, uma ação; ou reação. Eu posso rejeitar sem, necessariamente, odiar. Um professor pode reprovar o comportamento de um aluno seu, em sala de aula, sem, contudo, odiá-lo. Ele pode inclusive amar esse aluno e continuar amando, mesmo tendo reprovado sua atitude. Uma mãe pode rejeitar o comportamento do filho e ainda assim continuar amando esse filho. Ela pode até denunciar o filho às autoridades policiais e ver seu filho sendo levado à prisão e, contudo, continuará amando o filho. Deus ama, incondicionalmente, sua criação. Ele é amor. Contudo, Deus aborrece o pecado e o pecador. Porque Ele é santíssimo, jamais poderia compactuar com o erro. Rejeitar o pecador, e até eliminar o iníquo por causa do seu comportamento contumaz, não significa que Deus odeia o pecador. Deus não pode odiar a sua própria criação. Não me parece equilibrado tomar um ou dois versículos cuja tradução emprega o verbo “odiar” (Sl. 5:5; Sl. 11:6; 31:6) para defender a ideia de que Deus odeia o pecador; mesmo porque nos mesmos textos, se verificados em outras versões, aparecerá os verbos “aborrecer”, “abominar”, “detestar”, “repudiar”. O salmista no Salmo 45:7 (versão NAA) afirma, textualmente, que Deus odeia a iniquidade. Entretanto, a mesma passagem na versão KJA emprega o verbo abominar. Assim, é simplesmente impossível negar – com base na Escritura – que Deus “odeia” (abomina, aborrece, repudia) o pecado. Na Bíblia de Estudo de Genebra, referindo-se ao versículo 4 do salmo 5, aparece uma nota afirmando que Deus odeia o pecado; o que, naturalmente, está de pleno acordo com o que é afirmado no Salmo 45:7 – Deus odeia a iniquidade. Além de tudo, quando olhamos para os Evangelhos e observamos como Jesus lidou com pecadores, fica muito difícil afirmar que Deus odeia pecadores. Penso que o irmão deveria repensar essa colocação. No amor de Cristo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030