4 perguntas relacionadas ao amilenismo


A interpretação amilenista afirma que não haverá um reino literal de mil anos de Cristo na Terra após sua segunda vinda. Ao invés disso, a visão amilenar entende que os mil anos mencionados no livro de Apocalipse representam um período não literal de tempo em que Cristo reina espiritualmente nos corações dos crentes. Na visão amilenar, a ressurreição ocorre ao mesmo tempo em que a segunda vinda de Cristo e é seguida imediatamente pelo julgamento final e a consumação da nova criação.

Muitos textos abordando o amilenismo já foram postados no blog, mas uma postagem recebeu quatro perguntas que, embora já tenham sido respondidas, merecem uma pequena ênfase aqui. Minhas respostas serão diretas e um pouco mais curtas a fim de facilitar a compreensão de cada tema abordado.

Se Satanás está preso, o mundo não deveria estar em paz?

Recebi essa pergunta justamente no texto que trata dela, portanto vou resumir a resposta a fim de que você compreenda melhor como interpretamos esta passagem.
A ideia de ser preso, em Ap 20.2,3 ensina que Satanás será impossibilitado de agir livremente. Não quer dizer, porém, que ele esteja fisicamente amarrado. Satanás e os demônios de forma geral, são anjos. Não possuem um corpo físico para que sejam amarrados fisicamente - por isso é um símbolo aqui. Satanás e seus anjos não podem agir, hoje, como agirão no futuro, pouco antes da vinda de Jesus (Ap 20.7-9; 2Ts 2.3b, 8-12).

Repare, porém, que Paulo fala sobre um “mistério da injustiça” e sobre ele escreve que este “opera” (2Ts 2.7). Satanás e seus anjos não estão literalmente impedidos de agir, mas são limitados por ordem de Deus e um dia serão liberados dessa prisão por um curto período de tempo em que usará para enganar as nações, de forma religiosa, levantando-as contra os cristãos genuínos (2Ts 2.10,11; Ap 13.4-8; Ap 20.7-9).
O mundo de fato não está em paz, mas isso não é responsabilidade do diabo apenas. Algumas pessoas esquecem que o mundo jaz no maligno e que todas as pessoas são naturalmente inclinadas para o pecado. Por que o mundo não está em paz? Porque o número de pessoas que amam o pecado tem superado o número de pessoas que se dedicam à Deus.
O que faz o mundo ser tão cruel é o pecado que habita o coração de todos os homens, ainda que sob influência de satanás. Esse processo deve aumentar muito antes da soltura de satanás, como bem registra Paulo em 2Ts 2.3 quando cita uma espécie de apostasia generalizada.
O livro de Apocalipse mostra o pecado crescendo no mundo também. Inclusive quando o povo é castigado por Deus antes da volta de Jesus (Ap 16.10). 

ATENÇÃO!!! 3 métodos impressionantes para leitura, interpretação e ensino da Bíblia Sagrada! LEITURA IMERSIVA DA BÍBLIA, disponível agora mesmo. CLIQUE E DESCUBRA

O milênio não é literal? Se já fazem mais de 2.000 anos que Jesus Cristo voltou, por que ainda não terminou?

A questão numérica na profecia sempre confunde quando tentamos interpretar de forma literal. Por isso todo ano alguém tenta adivinhar quando Jesus volta usando como base a visão das setenta semanas de Daniel e (infelizmente) nunca acertam. O autor da profecia pode estar se referindo a um longo período de tempo quando escreve mil anos. Pode ser ainda que, para o povo que recebeu o texto, mil anos, seja visto como um período de tempo tão grande que pareça uma eternidade, mudando completamente o sentido que muitos dão à profecia.
Se reunirmos todos os sinais dados por Jesus no sermão escatológico (Mt 24-25) e todos os eventos descritos em Apocalipse, notamos que tudo isso já aconteceu e tem acontecido ainda hoje.
Jesus falou de guerras, eventos climáticos e falsos profetas. Tudo isso acontece desde que a igreja começou a ser espalhada pela terra. Mas até hoje Jesus não voltou. 2 mil anos é tempo demais não é? Mas do século XVIII para cá parece que a impiedade religiosa cresceu muito mais do que nos séculos passados. Podemos estar chegando na última curva da história humana. Quem sabe se vamos durar mais quinhentos anos na terra?

Acontece que o tempo de Deus e o nosso tempo são muito diferentes, Ele tem planos para executar e assim que tudo for realizado acontecerá exatamente como descrito no texto, satanás será solto, enganará com muito mais poder do que faz agora. As pessoas enganadas por ele perseguirão os crentes que estiverem vivos naquele período, mas Jesus voltará, vencerá a serpente e levará o mundo inteiro a julgamento (inclusive, na linha do tempo escatológico é aqui que o arrebatamento acontece), como o texto em Ap 20 descreve. Pedro falou sobre isso em 2Pe 3.

A Besta e o Anticristo já vieram ao mundo? Quem foram eles?

Às vezes, a Bíblia fala sobre falsos profetas num sentido geral, sobre pessoas que se passam por profetas e crentes verdadeiros. Como no Antigo Testamento, por exemplo. Jesus, no sermão escatológico disse que viriam falsos profetas (Mt 24.11,24), dando a entender ser mais de uma pessoa, mas no verso 24 ele diz que virão “falsos cristos e falsos profetas” com sinais enganadores tão fortes que quase enganariam os eleitos de Deus.
Paulo fala sobre uma espécie de falso profeta tão forte como o que Jesus cita no verso 24. Ele é chamado de “homem do pecado, o filho da perdição” (2Ts 2.3) e descreve a sua ação como um tipo de homem-deus que tenta enganar o mundo todo de forma religiosa (v.8,9). Em Apocalipse 13 João descreve dois tipos de falsos profetas tão poderosos que enganarão todas as nações da terra!

Isso nos mostra que haverá, em algum momento, uma pessoa tão persuasiva e maligna que enganará o mundo e o colocará contra os cristãos. Essa pessoa não será um mero político, ela será adorada como um verdadeiro profeta e fará sinais maravilhosos para conquistar a confiança do mundo e colocá-lo contra os crentes. Essa pessoa ainda não veio, obviamente, pois assim que vier será derrotada pela volta de Jesus, como nos promete 2Ts 2.8; Ap 14.14-20; Ap 20.9-11 - veja que a sequência de Ap 20 é essa:

  1. Satanás é preso;
  2. o evangelho alcança o mundo (nós reinamos com Cristo);
  3. Satanás é solto e une o mundo contra os cristãos;
  4. Cristo vence essa batalha;
  5. satanás é eternamente derrotado e lançado no inferno;
  6. há o arrebatamento e todos são levados diante do tribunal divino (Mt 25.31);
  7. os ímpios são enviados ao inferno para sempre;
  8. Os salvos são transformados e recebem uma nova e eterna morada.


O texto começa em Ap 20 e termina em Ap 22 com a descrição da Nova Jerusalém, nossa eterna e perfeita moradia.

Respondendo mais diretamente a questão. Muitos falsos profetas virão até certo período da história, mas a Besta descrita em Apocalipse 13 parece não ter vindo ainda, pois, a sequência dos fatos termina na volta de Jesus. Olhando o cenário atual, de 100 para cá, fica nítido que o caminho dele está sendo montado e que em breve essa profecia será realizada.

Se estamos no milênio, Cristo não deveria estar reinando juntamente com os santos (Ap 20:6) ?

O verso 4 de Apocalipse 20 mostra que os cristãos que foram “degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”. Porém há um elemento simbólico muito forte na profecia, pois, estas pessoas morreram, mas viveram ao mesmo tempo! Veja, o início do verso diz que foram degolados por causa de Jesus, mas no fim diz que viveram… como?
Em seguida fala que, os que morreram sem Cristo não reviveram, pois não participam da “primeira ressurreição”, que é considerada a salvação (v.6) aqui em Apocalipse.

O verso 6 mostra que a maneira como estas pessoas reinam é sendo sacerdotes de Deus. Não há texto na Bíblia indicando que as pessoas que foram salvas ressuscitarão para viver nesta terra e reinar como reis ou juízes. O texto mais popular, escrito por Paulo, fala que quando os santos ressuscitarem serão arrebatados junto com os que estiverem vivos na ocasião (1Ts 4.16,17), mas aqui em Apocalipse 20 eles reinam como sacerdotes de “Deus e de Cristo”. Onde essas pessoas estão reinando? Ou elas fazem isso enquanto estão vivas?

Se acreditar que elas reinam depois de mortas, serei obrigado a adotar a ideia de que uma pessoa morta pode reinar e influenciar os vivos, como os católicos acreditam. Mas a Bíblia não parece apoiar essa ideia em texto algum e se eles não reinam sobre os vivos, sobre quais mortos estão reinando? Isso também não faz sentido algum.
Se adotar a ideia de que essas pessoas ressuscitarão e passarão mil anos reinando na terra, teríamos de ter pelo menos 3 planetas para eles, pois, desde que Jesus ascendeu aos céus, milhares e milhares de pessoas foram, são e serão mortas por causa do testemunho que dão no mundo. Não haverá espaço para tantos sacerdotes na terra… e essa visão também não é apoiada em nenhum outro lugar na Bíblia.
Mas se considerarmos que, todos os que participam da primeira ressurreição, isto é, são vivificados no momento que são convertidos, se tornam como sacerdotes na terra, como missionários, pastores, crentes evangelistas, etc. Talvez estas pessoas estejam cumprindo o verso 4 e 6 em vida, antes de serem degoladas. E talvez o seu testemunho em vida seja tão poderoso, como é o dos apóstolos e dos mártires que, mesmo depois de mortos, são capazes de influenciar o mundo. Isso faz muito sentido, ainda mais se verificarmos a autoridade de pessoas que morreram bem antes de Jesus vir ao mundo, como Abraão e Moisés. Com seu testemunho estas pessoas ainda são sacerdotes sobre nós.

Uma outra questão que precisamos considerar ao concluir essa última posição é que Jesus Cristo não será coroado Rei. Ele já é o Rei dos reis. A Bíblia ensina que Ele já está reinando ao lado do Pai desde que subiu aos céus e João escreveu sobre isso bem no início de Apocalipse, veja: “da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra” (Ap 1.5).
Ainda no primeiro capítulo João fala sobre os crentes, segundo ele, Jesus nos fez “reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre” (v.6). Uma sequência de informações muito próxima do que lemos em Ap 20.4,6 - se levar em consideração o destino dos apóstolos e daqueles crentes no primeiro século isso fica ainda mais óbvio, uma vez que foram brutalmente assassinados por crer em Jesus. A questão é que isso não aconteceu exclusivamente nos dois primeiros séculos, mas em todo o tempo desde que Jesus enviou a igreja para pregar o evangelho no mundo.

É muito mais provável que João esteja se referindo aos “sacerdotes” que cumprem cabalmente a vontade de Jesus. Dando suas próprias vidas para pregar o evangelho e subjugando o mundo pela pregação da Palavra. Como estão cumprindo exatamente o que o Rei ordenou estão reinando com Jesus.
Portanto, se você sonha em “reinar” com Cristo, não espere um trono de marfim (risos ao escrever), mas uma baita cruz de madeira nas costas (Jo 15.18-21). Foi assim que Jesus reinou nesta terra e hoje está assentado ao lado do Pai. Quando voltar demonstrará a totalidade do seu poder, julgando todos os seres humanos da terra.

Eu fico particularmente preocupado quando vejo crentes acharem que vão reinar, fisicamente e como reis quando Jesus voltar. Esse pensamento é muito diferente do que a Bíblia ensina e parece tentar igualar o crente com Jesus, sem passar pelo que Jesus passou. Ou seja, ninguém quer pregar o evangelho como Jesus pregou, mas querem um trono com ele assim mesmo. Acho que esse pensamento precisa ser reavaliado e corrigido à luz das Escrituras.

Espero que essas respostas tenham ajudado e incentivado vocês a estudar mais a visão amilenista. Sei que é uma linha bastante diferente para a maioria, pois o Brasil foi fortemente influenciado pelo pensamento pré-tribulacionista, isso atrapalha um pouco a enxergar alguns textos da Bíblia. Se aparecer mais dúvidas sobre o assunto poste nos comentários para que eu prepare mais alguma coisa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde