O avivamento em Asbury é verdadeiro?


Recebi hoje a notícia de que uma faculdade mantém um culto de avivamento a pelo menos 120 horas. As notícias tratam de um verdadeiro avivamento enquanto muitas pessoas se perguntam: será verdadeiro esse movimento? As pessoas ali estão realmente participando de um avivamento movido pelo Espírito Santo?

A resposta para isso nunca é simples. Cresci em igrejas de movimento pentecostal e sei muito bem que eventos assim são manipulados por líderes sedentos por adoração, mas não posso (e não podemos) julgar com 100% de certeza um evento assim, mas há um caminho melhor para todos nós.
A resposta está nos frutos de um avivamento verdadeiro, não no processo visual que pode nos enganar e ser manipulado pelos líderes. É possível que eventos assim entreguem verdadeiros cristãos, mas todos nós sabemos que a grande maioria deles são forjados. Mas há aqui uma oportunidade para pensarmos no resultado de um avivamento e analisarmos se eventos assim são genuínos ou falsos.

A maioria de vocês sabe muito bem os textos bíblicos usados para falar desse assunto. Vamos usar um exemplo bem comum daqui a pouco, mas quero alertar vocês de que, geralmente quando se fala em avivamento as pessoas não estão pensando no resultado, elas pensam no processo, que pode ser facilmente manipulado, forjado e enganador. Bem, se formos olhar o processo certamente teremos problemas, pois, todos os domingos no Brasil uma igreja pentecostal experimenta o mesmo tipo de evento, mas os resultados bíblicos nunca aparecem, então, será que o Espírito Santo não sabe mais como reavivar uma igreja? Por isso não podemos julgar um avivamento pelo show que ele dá e sim pelos resultados que serão colhidos posteriormente.

Os Estados Unidos certamente precisam de um reavivamento espiritual. A igreja americana se tornou liberal, mística e materialista a ponto de não influenciar positivamente a cultura local. Há muitos cristãos na América, mas isso não muda em nada a realidade daquele país. Posso dizer o mesmo do Brasil, somos muitos, mas sequer deixamos preocupados os inimigos da fé. Aliás, às vezes os inimigos da fé são convidados para pregar em algumas igrejas e elas vão ao delírio com seus shows gospel. Certamente nós precisamos de um reavivamento com bastante urgência, antes que caiamos no mesmo nível espiritual em que se encontra os Estados Unidos, infelizmente estamos muito próximos disso.

A fala de Jesus em Mateus 7.16 se encaixa muito bem no tema que estou tratando com vocês. “Por seus frutos” saberemos se aquele avivamento e tantos outros que acontecem constantemente, são genuínos ou não. No mesmo texto Jesus nos alerta sobre profetas que se apresentam como santos e piedosos, mas são lobos devoradores disfarçados. Isso se aplica também a eventos como este e a resposta dEle ainda é válida para nós. Só vamos descobrir a verdade pelos seus frutos, mas aqui está um dos nossos problemas. Daqui um mês as pessoas que defenderam o avivamento em Asbury não se lembrarão disso. Quem verificará que aquilo foi o mover do Espírito Santo quando começarem a dar frutos? E se não derem, vão ter coragem de dizer: “vocês estavam certos, aquilo não era a ação do Espírito Santo”? - certamente não são corajosas e honradas suficientes para isso. São corajosos enquanto o processo é visível, mas não terão coragem de acompanhar para nos dizer, vejam, aqueles meninos foram transformados e assim como na Bíblia, hoje pregam a palavra corajosamente contra o pecado, contra o liberalismo e a política norte-americana. Aqueles jovens, hoje vivem e morrem pelo evangelho e tem uma paixão impressionante pela Palavra de Deus! Claro, nós gostaríamos que isso acontecesse, mas nas redes sociais, pouca gente se preocupa com os “frutos”.

Então, não posso julgar o evento no meio do processo, mas podemos e devemos observar os frutos para não acontecer de, demonstrando não ser de Deus, coloquemos nEle a culpa do resultado final negativo. Deus avivou uma nação que nunca gerou fruto algum, logo, Deus não conseguiu avivar como a Bíblia ensina. Esse é o nosso maior risco, dizer que Deus está fazendo algo hoje que no futuro vai dar frutos para o mundo e não para Ele.

Enfim, quais são os frutos de um avivamento verdadeiro? Quero que pense no exemplo mais comum quando se fala sobre isso. Paulo!
Em Atos 9 uma das maiores conversões da história do cristianismo é descrita, com detalhes suficientes para entendermos o que é um avivamento e o que ele gera em um ímpio. Paulo era o grande caçador de cristãos do primeiro século e Lucas o descreve como “respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor”. Certamente não era a pessoa mais esperada para passar por um avivamento, mas Jesus tratou aquele homem morto em pecados com sua graça e seu amor trouxe vida eterna a Paulo. Isso é um avivamento. Como ele mesmo ensina quando escreve aos efésios: “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Ef 2.5).

Avivar alguém é dar vida, mas não quero alongar o texto sobre isso agora, vamos pensar na vida de Paulo e nos resultados de um verdadeiro avivamento. Sei que há muitas particularidades nas histórias em Atos, mas alguns detalhes são vistos em todas elas:

Pessoas que foram avivadas percebem que seus pecados os separava de Deus. A consciência de uma pessoa que foi avivada nunca mais é a mesma em relação ao pecado. Somos levados ao arrependimento, não apenas no processo, mas sempre que pecamos. É impossível ser avivado e continuar amando o pecado. Chorar durante a oração passa a ser comum, pois nossa mente dominada pelo Espírito Santo produz em nós a terrível sensação de ter falhado com Deus. Esses momentos não são românticos, como muitos pensam ser. São momentos de terrível tristeza. Um dos frutos do avivamento é a consciência de quem somos em relação a Deus e a luta constante contra os nossos pecados.

Pessoas avivadas amam a Palavra de Deus. Quando Paulo foi avivado passou um período entendendo a fé em Cristo e depois passou a cumprir sua missão. O avivamento produz sede no crente. Esta sede não pode ser saciada com doses de emocionalismo barato. Nós temos sede de Cristo e conseguimos isso com uma vida devocional que envolve oração e estudo da Palavra. Pessoas avivadas é, por [nova] natureza, bons estudantes da Bíblia Sagrada. Sentimos vontade de conversar sobre ela a tempo e fora de tempo! Se você não ama estudar a Bíblia. Se não se interessa em falar sobre Deus e a sua vontade, provavelmente está se enganando. Busque a Deus o quanto antes.


O avivamento verdadeiro produz um desejo quase incontrolável de falar de Jesus. Paulo, após ser convertido se tornou o missionário mais popular na história da Igreja. Ao ver uma oportunidade de falar, ele falava! Se ia sofrer por causa disso, ele falava mesmo assim. O avivamento produz em nós coragem para testemunhar Cristo no mundo e isso significa que podemos sofrer por causa disso. O cenário atual do cristianismo é categórico em afirmar que boa parte dos cristãos não foram avivados, ou seja, não são convertidos de verdade. Eles são medrosos, tímidos, são tolos, ignorantes. É muito fácil ser “avivado” dentro da igreja quando o barulho te leva ao estado de êxtase, mas Paulo e aquelas pessoas demonstraram o avivamento na sociedade.
Se um país como o nosso, que parece amar o “jeitinho brasileiro” e a corrupção generalizada, afirma ter sido avivado pelo Espírito Santo, algo está errado! Talvez seja até pecado afirmar uma coisa dessas. Se fomos avivados, por que não mudamos? Se o Espírito Santo nos converteu e habita em nós, por que temos medo de falar contra o pecado no mundo? Se há tantas pessoas avivadas no Brasil, como é possível que o pecado tome tanto espaço? Por que não conseguimos manter uma frequência normal na Igreja, já que fomos avivados? O que estamos falando com as pessoas quando vamos evangelizá-las? Se um grupo de pessoas avivadas não incomodar, pelo menos o bairro que mora, elas então não foram avivadas de verdade.

Como disse no início, não podemos julgar um avivamento pelo processo. Por mais belo que pareça, não temos prova alguma da sua eficácia. Mas se observarmos os frutos teremos alguma prova para dizer que houve ou não um avivamento operado pelo Espírito Santo de Deus.

Para finalizar, quero que pense em si mesmo. Quais sinais o mundo tem de que você foi avivado por Deus? Ele sabe que você é cristão e desaprova o pecado? Ou só os membros da sua igreja sabem que você é "avivado"? Não se torne como aqueles que parecem santos, mas são lobos devoradores. Que Deus nos ajude, pois a batalha não é fácil. Fique com Deus.

Devair S. Eduardo
Palavras em Chamas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde