Quem são os vencedores em Apocalipse 3

 Em 23 de abril de 2021, foi ao ar um vídeo, onde expliquei o significado do texto em Apocalipse 3 sobre a volta de Jesus. A ideia principal era comentar sobre o famoso trecho “eis que estou à porta” (v.20). Vídeo pode ser acessado usando este link: https://youtu.be/_CW1BtE4p0o
Recebi um comentário, bastante interessante por sinal. Quero comentar ele aqui, a fim de ajudar outras pessoas com as mesmas dúvidas.

Comentário do Rafa:
Jesus faz a promessa AO QUE VENCER. Então, é possível, sim, vencer. Ele não disse nada sobre vencer sozinho. Isso não está em questão. O que Jesus promete é que o prêmio será dado ao que vencer. Deus está a todo o tempo operando para nos dar forças para vencer. Logo, a vitória é, sim, possível. Não devemos usar de malabarismo para mudar o que está claro no texto.

Resposta da EATRE:
A primeira coisa que preciso fazer é concordar com parte do comentário do Rafa. Realmente há aqueles que vencem e aqueles que se perdem, isso está explícito em todo texto do Novo Testamento. Porém, é preciso discordar de alguns pontos, veja:

  1. A questão não é ser ou não possível vencer, como se nós estivéssemos lutando contra isso o dia inteiro. Nós, que cremos em Jesus, vencemos porque Jesus venceu. Daqui a pouco trato este ponto novamente usando a Bíblia;
  2. Tratar sobre vencer sozinho ou com Cristo é extremamente importante, pois sem Jesus nunca venceríamos nada e na realidade Ele é a nossa vitória. Como vocês devem saber, pelagianos, semi pelagianos (arminianos) e católicos tentam a todo custo desviar o resultado positivo e eterno, da gloriosa obra redentora do Filho e apoiar o resultado de Apocalipse 3 nas obras humanas, no livre arbítrio ou no poder da escolha e manutenção humanas. Por isso é importante deixar claro que, só podemos vencer porque Cristo venceu, aliás, repito: a nossa vitória é a vitória de Cristo;
  3. Deus não está o tempo todo operando para que eu e você tenhamos mais chances de vencer, como se perdêssemos o resultado da obra de Cristo quando caímos em pecado. Deus está operando em nós, o tempo inteiro, o que chamamos de perseverança dos santos. Aquela ação do Espírito Santo, que nos mantém separados para Deus e nos leva ao arrependimento quando pecamos contra Ele. Aliás, arrependimento e confissão fazem parte da vida de todo cristão vencedor, como já nos ensinou João em sua primeira carta. A ação que o irmão comentou, como se Deus precisasse nos ajudar para não cairmos eternamente, é na verdade a única garantia de que não vamos perder a salvação conquistada por Cristo na cruz. Se Ele nos deixar por conta própria, certamente abandonaremos a sua vontade e voltaremos ao pecado para sempre, porém, não confunda isso com a necessidade de receber ajuda humana para salvação do homem. Deus não precisa nos fortalecer para que assim O ajudemos a nos salvar quando Jesus voltar. A ação dele em nós é a garantia eterna de que Ele vai nos salvar;
  4. Usar a Bíblia para explicar a Bíblia não é fazer malabarismo, mas compreender a extensão do ensino ordenado por Deus. Se não usarmos a Bíblia para entendê-la usaremos outras filosofias, ideias humanas e até mesmo desejos e vontades. Isso nos leva a péssimas conclusões sobre o que Deus quer nos falar e deve ser evitado ao máximo. Malabarismo é usar a lógica humana contra o que a Bíblia ensina claramente. Não cometam esse erro horrendo, como alguns religiosos insistem em fazer. Sobre isso, recomendo bastante os dois estudos do canal chamado: Leitura Imersiva. Acesse aqui.

Vamos então compreender quem são os vencedores no texto em Apocalipse 3. Eis o verso em questão:
“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” (v.21 ACF).

A primeira coisa que precisamos entender, é o que é vencer, no contexto bíblico e escatológico. Quando trata das sete igrejas, João deixa claro que algumas estavam abandonando a fé. À igreja de Sardes, por exemplo, está escrito: "Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei" (2,3 ACF).

O grande problema no texto é que aquele povo havia deixado de lado o que Deus requer da igreja. Um erro cometido por todo crente quando peca, mas muito mais por aqueles que não são chamados por Deus, mas vivem como se fossem crentes. Quando pessoas não convertidas tentam viver no meio do povo de Deus em algum momento isso acontece de forma fatal. Então, o que é vencer? É permanecer fazendo o que a Bíblia manda fazer, esperando que no último dia, nossas ações sejam suficientes para convencer Deus de nos salvar? Não! Vencer é crer até o fim porque o nosso coração caído em pecado foi, anteriormente, transformado pela ação sobrenatural de Deus e apenas por isso, pela conversão, permanecemos firmes, crendo em Jesus, até o fim.
Se vencer é permanecer crendo em Jesus até o fim, só podemos atribuir essa vitória a Deus, pois é Ele quem opera isso em nós de diversas formas, incluindo o arrependimento diário, o crescimento na graça e finalmente a vida de dedicação pessoal a Ele.
O profeta Ezequiel, quando ensinou sobre a vinda de Jesus, deixou isso claro:
"E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis" (Ezequiel 36:27 ACF).

A segunda coisa que precisa ficar claro, é que a salvação final só será possível porque Deus prometeu fazer isso com um povo, o seu povo. Ela não depende primeiramente da nossa vontade ou força, mas unicamente da promessa eterna que fez quando disse que salvaria aqueles que creem em Jesus. Então, quem são os vencedores? Aqueles que Deus quis salvar e manter até o fim. Eles são perfeitos e não pecam na terra? Claro que não! Fosse assim, João não nos chamaria ao arrependimento diário em sua primeira carta.
Aqui entra a necessidade de estudar mais, buscar mais e usar a Bíblia para compreender passagens difíceis como essa.
Isso não é difícil se considerarmos quão claro Jesus foi quando disse: "Quem crê nele não é condenado" (Jo 3.18 ACF); ou quando tratando do seu povo, entre judeus e gentios, deixou claro que: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (JO 10.28 ACF), ou ainda com palavras mais claras, desta vez pelo Apóstolo Paulo, lemos: "Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 8.39 ACF).

Eu poderia usar muitos outros textos, a fim de mostrar que o resultado final da nossa salvação acontece porque Deus quis, não porque nós lutamos diariamente contra satanás (como alguns parecem crer). Digo isto pois, se usando estes simples, claros e verdadeiros versos extraídos da Bíblia não for possível convencê-los desta verdade, não há necessidade de usar outros, pois o problema verdadeiro não são as provas, mas a incredulidade na Palavra de Deus e isso eu não posso mudar. De que adianta usar a Bíblia, se você não crê no que ela diz?

Considere, porém, que o vencedor que João descreve no texto precisa ser, antes de tudo, justo diante de Deus. Não importa quão bom alguém pareça ser se diante de Deus esta pessoa continua com o mesmo status dos piores pecadores do mundo. Se não formos justificados diante de Deus não podemos ser considerados “vencedores”, ainda que sejamos mortos numa cruz para tentar conquistar, por nós mesmos, a salvação da nossa alma. Por isso o Apóstolos Paulo é tão claro quando trata da única maneira de sermos justificados diante de Deus quando ensina que “justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.1,2 ACF).
Veja, justificados pela fé, não pela força de vontade em fazer coisas a fim de nos salvar (por conta própria e quem sabe com a ajuda de Deus na volta de Jesus). E quando continua ensinando, deixa claro que a nossa entrada a essa fé só é possível, por “nosso Senhor Jesus”.

Existem, com toda certeza, centenas de textos que gostaria de tratar sobre este assunto. Porém, se não for capaz de crer nos mais simples, citados aqui, será inútil continuar tratando dos demais. De qualquer forma, fique na paz e creia que Ele é capaz de nos salvar em qualquer situação que possamos ser inseridos por conta da nossa fé.

ATENÇÃO: todo conteúdo é produzido e distribuído pelo autor do blog, não autorizo a utilização dos textos sem atribuição de direitos autorais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030