SATANÁS ESTÁ PRESO? QUEM TEM ENGANADO?
“Se satanás está preso nesse momento, quem é o autor dos enganos que ocorrem nesse mundo?”
Recebi mais uma pergunta interessante para o nosso blog e esta é a resposta a ela. A pergunta acima está ligada ao amilenismo e ao texto em Apocalipse 20 que lê assim:
“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem” (Ap 20.1-3 acf).
Algumas pessoas acreditam que isso irá acontecer de forma literal no futuro. Satanás, como um cachorro, será amarrado e proibido de enganar as nações por mil anos e depois será solto novamente. Isso faz muito sentido na verdade, mas o que muda entre o amilenismo e as demais linhas de pensamento é que Satanás já está preso desde a primeira vinda de Jesus e será solto no fim dos tempos para finalmente enganar as nações. Isso gera duas dúvidas: A) Quem está enganando hoje?; B) Quando será solto então?
As respostas podem ser encontradas no texto do Apóstolo Paulo, na segunda carta aos Tessalonicenses e em alguns textos onde Jesus ensina sobre o fim. Em 2Ts 2.6,7 Paulo ensina que o “Filho da perdição” está preso, sendo segurado por Deus - aqui alguns entendem ser a Igreja outros ser Jesus que segura Satanás, enfim, Deus impede o Filho da perdição para que engane apenas no final e não interrompa o ciclo da história como bem planejou. Este Filho da perdição para Paulo é a ação do próprio Satanás em enganar, mas ele ainda não estava agindo livremente, conforme nos informa o verso 7 e 8 onde lemos:
“Porque o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo Espírito da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda” (acf).
Portanto, embora haja injustiça, engano e falsos profetas no mundo eles ainda não são como será no fim dos tempos, em que Satanás terá total liberdade para enganar as nações - é justamente quando ficar livre que o mundo se enfurecerá contra Deus e o seu povo, como vemos em Ap 13.5-8. Conforme dito no verso 8 de Paulo, este “Filho da perdição” será solto para enganar e vencido por Jesus, o que nos leva a concluir que haverá uma batalha rápida entre a verdade e as trevas e Jesus disse algo sobre isso também.
Para Jesus a mentira e a falsidade crescerão até a sua volta. Mateus registra isso no sermão escatológico, capítulos 24 e 25 do seu Evangelho, onde o maior sinal do fim dos tempos é justamente o engano religioso que inicia com os falsos profetas (v.11) e termina com o surgimento de falsos Cristos que vão enganar quase todos (v.23-26). Nós temos, portanto, no sermão de Jesus os dois períodos de maior engano na história humana. O primeiro com os falsos profetas (momento em que vivemos desde a ascensão de Jesus) e o segundo quando Satanás for solto da sua prisão para enganar com mais poder todas as nações como Paulo também explica no texto citado acima. A resposta mais direta à pergunta do nosso irmão é que os falsos profetas estão enganando por si mesmos, como humanos caídos que são. Usando a ignorância de milhares de pessoas para se promoverem e consequentemente promoverem a mensagem de Satanás que em breve estará livre para concluir o que foi ordenado para si mesmo. As vezes esquecemos que o ser humano por si só é mal suficiente para enganar e fazer coisas horríveis e costumamos associar isto a demônios, mas não podemos esquecer de que o ser humano é totalmente depravado, capaz de fazer coisas absurdas sem influência externa alguma.
Alguns preteristas ensinam que isso aconteceu no primeiro e segundo século. Rejeito esta opinião, pois, a conclusão da história da redenção não é política ou militar, como aconteceu no primeiro e segundo século e o ápice da batalha escatológica não é uma guerra física, mas uma batalha entre a verdade do Evangelho e a mentira de Satanás, que será desfeita justamente pela boca (verdade) de Jesus na sua volta, conforme nos ensina Paulo.
As guerras estão no sermão como sinais também, mas Jesus falou muito mais sobre os falsos profetas e falsos Cristos do que sobre as guerras. E cada um destes sinais são vistos desde o primeiro século, porém, ainda não vimos como será o final, onde Satanás receberá autoridade para enganar com mais poder todas as nações da terra e terá sucesso, por um breve momento, sobre os cristãos fiéis (Ap 13.7; 20.9), sendo logo após derrotado pela volta de Jesus conforme lemos em Ap 20.9,10. Creio que Paulo foi muito mais didático sobre este assunto, pois focou justamente nas perguntas que temos hoje, vou encerrar essa postagem com seu texto em 2Ts 2.8-12:
8. E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo Espírito da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; 9. A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 10. E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; 12. Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. (ACF)
Quero indicar o comentário do Rev Hernandes Dias sobre Apocalipse e Daniel como boas referências sobre o assunto tratado aqui.
Irmão... Seguindo essa visão que você citou, por favor me responda as seguintes perguntas:
ResponderExcluir1) Se Satanás está preso, o mundo não deveria estar em paz?
2) O milênio não é literal? Se já fazem mais de 2.000 anos que Jesus Cristo voltou, por que ainda não terminou?
3) A Besta e o Anticristo já vieram o mundo? Quem foram eles?
4) Se estamos no milênio, Cristo não deveria estar reinando juntamente com os santos (Ap 20:6) ?
ótimas perguntas, vou preparar as respostas e fazer uma outra postagem. Acompanhe o blog
Excluir