Sobre a expiação limitada


 Sobre a expiação limitada


Um usuário do WhatsApp enviou uma mensagem contendo 4 perguntas sobre a expiação limitada. Ao invés de responder no aplicativo e gerar polêmica eu preferi responder aqui no blog. As perguntas estão abaixo, como recebi na mensagem e as respostas após cada pergunta, tentarei ser breve nas respostas.

Quatro perguntas que trava aqueles que defende a expiação limitada:
 
1 - Se a expiação é limitada: Aonde diz nas escritura que Cristo morreu apenas/somente pelos eleitos/ovelhas.. Etc... ?

O termo “expiar” é inspirado nos textos do Antigo Testamento, onde se sacrificava ovelhas para sanar os pecados do povo de Deus. Então desde o início a expiação é limitada, desde a origem. Um exemplo que gosto muito de usar é o evento no Egito, onde o povo de Deus, marcado pelo sangue de cordeiros, foi poupado do seu juízo sobre aquele povo. Lemos no texto o seguinte decreto:
“Disse mais Moisés: Assim o Senhor tem dito: À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito; E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais” Êxodo 11:4,5;
No capítulo seguinte nós temos a continuação do plano expiatório:
“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família” Êxodo 12:3;
E mais adiante a concretização do plano divino:
“E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito” Êxodo 12:12,13.
Claro que isso era uma sombra do que Jesus viria fazer pelo seu povo, e essa ideia não era estranha no Novo Testamento, Mateus também escreveu sobre isso(Mt 1.21), além de todos os textos que sempre usamos do Novo Testamento.

Afinal, onde estavam os eleitos quando Jesus morreu?
Talvez a promessa da graça, feita a Abraão, ajude a responder. Enquanto firmava uma aliança com o herói da fé, Deus disse: “estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti” Gênesis 17:7.
Claro, eles não haviam nascido ainda, mas sempre foram parte do plano de Deus, por isso desde o início Deus quis ter um povo para si. Veja, ele disse isso a Abraão, lemos: “aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua”.
O problema dessa descendência é que eles, ou/e nós, nascemos em um mundo contaminado pelo pecado (Ef 2) - por isso, mesmo sendo escolhidos por Deus precisaríamos de uma expiação completa, sem ela não seríamos aceitos por Ele. Onde nós estávamos? Nos planos de Deus, e, em sua realidade nós nunca deixamos de existir, pois Ele está acima do tempo e do espaço.
Essa pergunta foi estranha, pois soou como: Deus não sabia quem iria nascer, como conseguiu morrer por quem nem conhecia…

2 - Aonde diz nas escritura, que a causa na condenação é por que Cristo não morreu por alguém e não a incrédulidade?

Aqui há uma confusão, talvez criada sem querer. As duas informações precisam ser explicadas separadamente, vou fazer isso de forma breve:
Expiação: Jesus morreu para livrar o seu povo do juízo divino - Mt 1.21. Este povo está espalhado pelo mundo, por isso alguns textos falam do “mundo”. Em poucas palavras, há eleitos em todo o mundo, Cristo morreu por cada um deles.

Incredulidade: Todos os seres humanos nascem incrédulos, eles vão sendo transformados pela pregação do evangelho e o chamado do Espírito Santo. Nas palavras do Apóstolo Paulo:
“Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” Efésios 2:5,6.
Voltando à pergunta, o motivo de ter Deus condenado toda a humanidade é que nós desejamos apenas o mal, somos contrários à sua vontade naturalmente (ou seja, já nascemos assim) e por isso é justo que ele nos condene, porém, àqueles que creram e crerão no Evangelho Jesus pagou todo o preço devido para que fossem salvos.

Então, a salvação é para os que creem apenas, os demais, chamados incrédulos serão condenados eternamente por não crerem em Jesus, como bem nos ensina em João 3.16:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16 - veja, os que creem são salvos pelo amor de Deus, não todos.

3 - Aonde diz nas escritura que antes unir a Cristo (aceitar a Jesus) você era participante ( aplicação) da expiação?

Se bem entendi, a questão correta é: Onde na Bíblia ensina que os eleitos já experimentaram o resultado eficaz da expiação de Cristo? Vou considerar essa pergunta.
Enquanto Jesus conversava sobre a incredulidade dos fariseus ele respondeu essa pergunta com tudo que precisamos, veja:
“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” João 6:37-40.
A leitura não poderia ser mais clara do que essa. Jesus disse que o Pai lhe deu certo povo, e essas pessoas irão sim, até Ele. Estes não serão lançados fora, ou seja, não serão de forma alguma desconsiderados e no final serão ressuscitados, já fazendo uma referência a sua vinda. Nós estamos nas palavras de Jesus. Estes são os que creem em Jesus. Quando falamos dos eleitos estamos falando de todas as pessoas que creem nEle. Então veja que a vontade de Deus é essa, que estas pessoas sejam salvas no final. Se Deus é por nós, quem será contra nós? “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”. Romanos 8:33.

4 - As escrituras diz que Paulo relata que Cristo se entregou por Ele... diante disto, significa que Cristo não morreu por você?

Isso significa que Cristo se entregou por todo aquele que crê nele. Veja, isso aparece até mesmo na oração de Jesus:
“E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim” João 17:20.
Jesus Cristo veio salvar todos os que, na história da humanidade, creu ou crerão nele. Isso envolve Paulo, os demais apóstolos, os irmãos que os ouviram a sua pregação, nós que cremos e aqueles que crerão no futuro antes da sua vinda. É bom lembrar que as promessas feitas na Bíblia para o povo de Deus se aplicam àqueles que creem em Jesus. Os eleitos, que tanto citamos, são justamente aquelas pessoas que creem nele. Talvez não explicar isso anteriormente possa ter deixado alguma dúvida em relação ao tema.

Essas foram as 4 perguntas contra a expiação limitada que recebi hoje. Espero ter ajudado a compreender melhor e peço que o Espírito Santo complete o que deixei faltar. Fiquem com Deus.

Devair S. Eduardo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030