Jesus morreu pelos falsos profetas? [E-book]
Jesus morreu pelos falsos profetas?
Explicação do problema causado pela má leitura de 2Pe 2.1Recentemente um membro do nosso grupo veio a mim com um pedido de urgência. Segundo ele estavam tentando mostrar que Jesus havia morrido por todos, inclusive pelos falsos profetas e para isso usaram o texto da segunda carta do apóstolo Pedro...
O fato de surgir falsos profetas no meio do povo, tentando enganar os fiéis fora predito por Jesus durante a exposição do sermão escatológico em Mateus 24 - 25, portanto, era um evento esperado pelos apóstolos e que cumpre o que Jesus chamou de sinal do fim. Esses dois detalhes são importantes para compreender a fala do apóstolo: 1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo de Deus; 2 – Eles atacariam novamente a igreja.
Para baixar o e-book abra a postagem...
Dois formatos aqui, leia antes de baixar:
ATENÇÃO: todo conteúdo é produzido e distribuído
pelo autor do blog, não autorizo a utilização dos textos sem atribuição
de direitos autorais!
.
Olá!! Paz!! Gostei muito do seu texto (do formato do ebook principalmente :) ) e da intenção da escrita. Mas pelo que percebi, sua explicação sobre Cristo ter morrido ou não pelos falsos profetas ficou um pouco incompleta. Você não explicou o que seria esse "resgatou" que é usado no texto. Você poderia explicar melhor se possível?
ResponderExcluirUm abraço e fique com Deus!! \o
posso sim, vou fazer esse ajuste e atualizar o e-book
ExcluirAtualização do e-book, inclusão:
ExcluirUm dos problemas relatados se trata do uso da frase “os resgatou”. A frase em si pode causa confusão uma vez lida fora do contexto (ou seja, sem levar em conta todo o texto), porém, precisamos sempre ter em mente o contexto do texto para não cair em heresias. Pedro se refere à obra redentora de Cristo pelos eleitos, não pelos falsos profetas. Outro detalhe importante é que ele não está aqui trazendo uma doutrina, mas expondo uma heresia, ou seja, os falsos profetas estavam afirmariam que Jesus não havia eficazmente salvo os eleitos que os receberiam (receberiam os falsos profetas). Essa confusão fica evidente por pessoas que estudam “teologia por palavras”, ou seja, analisando apenas as palavras e não o texto completo. Se avaliarmos melhor o texto vamos entender perfeitamente que Pedro está dizendo sobre falsos profetas que ainda não haviam chegado. Ele disse claramente que “haverá também entre vós” e não “há entre vós”. Após isso ele deixa claro que esses falsos profetas trariam doutrinas falsas, entre elas a negação da obra de Cristo. Hoje mesmo há essa negação da obra de Cristo, sobre isso tratarei na parte final desse estudo.