A trindade - Confissão Belga comentada

ARTIGO 8


A TRINDADE: UM SÓ DEUS, TRÊS PESSOAS

“E, logo que [Jesus] saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo” (Mc 1:10,11)

Conforme esta verdade e esta palavra de Deus, cremos em um só Deus [1], que é um único ser, em que há três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo [2]. Estas são, realmente e desde a eternidade, distintas conforme os atributos próprios de cada Pessoa.


O Pai é a causa, a origem e o princípio de todas as coisas visíveis e invisíveis [3]. O Filho é o Verbo, a sabedoria e a imagem do Pai [4]. O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é a eterna força e o poder [5].
Esta distinção não significa que Deus está dividido em três. Pois a Sagrada Escritura nos ensina que cada um destes três, o Pai e o Filho e o Espírito Santo, tem sua própria existência, distinta por seus atributos, de tal maneira, porém, que estas três pessoas são um só Deus. É claro, então, que o Pai não é o Filho e que o Filho não é o Pai; que, também, o Espírito Santo não é o Pai ou o Filho.

Entretanto, estas Pessoas, assim distintas, não são divididas nem confundidas entre si. Porque somente o Filho se tornou homem, não o Pai ou o Espírito Santo. O Pai jamais existiu sem seu Filho [6] e sem seu Espírito Santo, pois todos os três têm igual eternidade, no mesmo ser. Não há primeiro nem último, pois todos os três são um só em verdade, em poder, em bondade e em misericórdia.

1 - 1Co 8:4-6. 2 - Mc 3:16,17; Mt 28:19. 3 - Ef 3:14,15. 4 - Pv 8:22-31; Jo 1:14; Jo 5:17-26; 1Co 1:24; Cl 1:15-20; Hb 1:3; Ap 19:13. 5 - Jo 15:26. 6 - Mq 5:1; Jo 1:1,2.

Breve comentário: Com a entrada de filosofias modernas no seio da igreja, tais como humanismo e iluminismo, o homem passou a buscar um entendimento humano para as coisas de Deus. Com isso um movimento chamado unicismo tem ensinado que não existem três pessoas na trindade. Curiosamente adaptam os textos sagrados às filosofias pagãs, tais como o gnosticismo hindu, onde um ser criador molda criaturas menores que ele, para, assim estas criaturas criarem e governarem o mundo. Estranhamente estas heresias tem entrado na igreja e convencido muitas pessoas a abandonar a ideia de que Jesus é Deus como Deus e que o Espírito Santo é uma pessoa da trindade santa fazendo assim, talvez sem perceber, com que, negando a Cristo, muitos apostatem da fé. A Bíblia é muito clara quanto a existência de três pessoas na trindade, porém este é um mistério que não conseguimos, com nossa mente humana e limitada, compreender como isso é possível. A pior decisão que podemos tomar nesse caso é negar Jesus, pois o mesmo garantiu que aqueles que o negassem seriam negados por ele na sua vinda. Como resolver então? Apenas compreenda o que as escrituras ensinam sobre isso, deixe os mistérios de Deus para Deus e busque compreender como você interage espiritualmente com as verdades aprendidas na sua caminhada cristã. Com o tempo o Espírito Santo vai nos ensinando o que precisamos para continuar.

Em breve postarei em e-book a Confissão Belga comentada. Farei isso em partes, a primeira deve chegar com os 10 primeiros artigos e as demais decidirei mais tarde, compartilhe essa postagem para que mais pessoas conheçam essa joia da Fé Reformado.

Devair S Eduardo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030