Sobre o uso de hipnose dentro das igrejas [Podcast + Rascunho]


Não precisamos de música durante a exposição bíblica e a oração

Nosso novo podcast veio pro blog com o rascunho completo pra você conseguir acompanhar e aumentar o seu conhecimento sobre o que foi tratado. Fiz questão de ampliar um pouco algumas informações então essa postagem ficou muito, mas muito completa sobre o que eu tratei no audio que você escuta nesta postagem.
Não esquece depois de ouvir, curtir o vídeo, deixar um comentário lá no Youtube e compartilhar essa postagem para que mais pessoas sejam alertadas e não caiam nas mãos dos falsos profetas que estão espalhados por aí. Abre já a postagem e se prepara!




O desespero de ter um ministério

- Todo líder deseja sucesso em seu ministério;
- Bons membros, boa teologia e um bom número de pessoas sendo alcançadas todos os domingos;
- Isso é parte do sonho de qualquer líder.

Os meios para isso estão na Bíblia

- Pregar a palavra;
- Ter um ministério de ensino e discipulado;
- Se manter fora da vista dos falsos profetas que surgem o tempo todo

Consigo imaginar o seu ministério crescendo só de pensar nessas coisas. Porém, vivemos num tempo diferente desse sonho.

O que a Bíblia diz sobre os nossos dias quanto a isso?

- Os líderes devem temer com muita seriedade o que Jesus disse em Mateus 24.11,12:
“E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”

- Muitos falsos profetas e a redução do amor devido ao aumento do pecado.

- Deveríamos pensar melhor sobre nós mesmos ao ler o que o Apóstolo Paulo disse a Timóteo na primeira carta em 3.1-7:
“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo”. - Sobre como devemos ser diante do povo que irá nos ouvir e aprender de Cristo através de nós.

- E ficamos ainda mais preocupados em saber que tudo isso será levado a um povo que na verdade não quer Deus (não em sua maioria), como bem explica em 4.1-3 / 2Tm 3.1-5:
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças” [...] “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”

- O líder cristão dos nossos dias enfrenta um desafio intelectual muito grande e enquanto isso acontece ele pensa em como atrair mais pessoas ao evangelho.

A resposta atual: Técnicas de persuasão e hipnose coletiva

- Pare por um momento e reflita no texto de Paulo em 1Co 2.1-5:
“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”

- Em resposta a dureza no coração dos ouvintes contemporâneos o líder muitas vezes procura técnicas humanas para enganar os ouvintes. Isso mesmo, enganar, pois, se não foi o Espírito Santo quem os converteu eles foram enganados pelo “pregador”. E sabemos que muitos dos que choram não estão arrependidos dos seus pecados.

- Um palco, com pouca luminosidade, um fundo preto com luzes variantes para os deixar com sono e uma música leve ao fundo, de preferencia um som Theta ou Delta, elas estimulam o sonho mesmo acordados, veja essa definição encontrada num site de hipnose:
Ondas Theta: 3 a 7 Hz. Estão associadas a um estado de grande capacidade de reminiscência, criatividade e visualização, inspiração e conceptualização holística. É o padrão cerebral representativo do sono REM, ou seja, do sonho.

Ondas Delta: São as mais lentas dos 4 padrões principais, 1 a 3 Hz. Estão associadas ao sono profundo, sem sonho, e ao transe profundo.
Sabendo as características mentais associadas a cada padrão de ondas cerebrais, tal como foram acima referidas, teríamos uma enorme vantagem em induzir um determinado padrão de ondas de forma a facilitar determinadas atividades mentais. Felizmente existe uma forma para fazer isto e baseia-se no princípio científico da Harmonização. Os sons binaurais (que explicarei mais adiante) podem ser usados para harmonizar ou sincronizar ambos os hemisférios cerebrais num só padrão sinérgico de ondas cerebrais. (Fonte: http://www.hipnotiza-me.com/page/batidas-binaurais)

- No púlpito com alguém lê meio verso bíblico com voz mansa e suave, e a medida que aplica suas ideias a variação da voz vai de suave a feroz e vale até mesmo simular choro como se estivesse realmente emocionado pela presença do Espírito Santo ali – hipócrita, enganando pessoas, mas jamais enganando o Espírito que assiste tudo de perto;

- O líder moderno trouxe para o púlpito as melhores técnicas de hipnose coletiva através da luz e do som, mas ele não trouxe consigo a verdade bíblica, pois no final ele deseja convencer (enganar) a plateia que está agora chorando e se auto convertendo (e é algo momentâneo mesmo) novamente a Deus. Esse é circo chamado cristianismo brasileiro – o circo do engano usando o nome de Deus. Ele prefere técnicas de persuasão ao doce som da verdade exposta muitas vezes com violência na palavra de Deus.

- Veja como Paulo trata certos tipos de crentes ao escrever a Timóteo em 1Tm 6.3-5:
“Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais”.

Como o bom líder cristão deve agir?

- Certamente não é fácil ser um líder cristão e viver no século 21. Muitos estão desesperados por membros, mas poucos oram por isso ou expõe a palavra como deve ser feito. Em troca disso eles buscam resultados rápidos passando por cima da autoridade bíblica, tornando-se falsos profetas.

- O segredo sempre vai ser a ação do Espírito Santo, Ele desperta os seus e não nós.

- A nós, que pregamos e ensinamos cabe, porém, o que Paulo incentiva Timóteo fazer, leia com atenção:
“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (2Tm 4:1-5).

- Termos importantes do texto: pregues; a palavra; fora de tempo; repreendas; exortes; com paciência; com doutrina.
Os homens não suportarão a sã doutrina, pregue assim mesmo! Buscarão seus próprios mestres e por isso você precisa continuar obedecendo ao que Paulo ensina. Se desviarão da verdade, mas de qual verdade se só se prega a mentira? Fugirão daqueles pregadores que conhecem, buscam e ensinam a Palavra de Deus. O líder que não sofre perseguição pela pregação da verdade provavelmente não está ensinando a verdade. Está adaptando ela ao gosto do cliente ou negando completamente as escrituras.

- E o líder? Onde está o líder para colher os bons frutos de um ministério bíblico e uma vida de santidade? Eles estão no verso 5: “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.
A – Sê sóbrio;
B – sofre as aflições;
C – Faze a obra de um evangelista;
D – Cumpre o seu ministério.

Não há no mundo nada mais importante ou perfeito do que sofrer pelo bom ministério de Cristo. Nada na vida do líder deve ser superior a essas regras, os números são inúteis, o status incapaz e a persuasão insuficiente quando se compara ao sofrimento por Cristo, pois está escrito:
“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mt 5:10-12)

O uso de som e luz para enganar - Explicação breve do autor

Muitas pessoas vieram me perguntar como é isso de usar som e luz para induzir as pessoas ao choro coletivo ou a "conversão" em massa, bem vou tentar resumir como isso funciona agora.
O uso da pouca luz e de algumas luzes mais fracas faz com que a pessoa que assiste preste muita atenção ao palco e isso reduz o risco de perder o foco de quem fala, essa técnica em si não é ruim ou má, porém, depende muito de quem está la na frente e do que ele fará com isso.
O som é um estimulante cerebral, ele prepara a vítima para ficar relaxada e com isso o cérebro fica vulnerável ao que será inserido posteriormente. Numa oração por exemplo é fácil fazer pessoas falarem em línguas de "anjos" usando a mesma técnica, ainda que esse dom não exista. E é exatamente assim que muitas seitas "despertam" esse dom nas pessoas. A vítima agora emocionalmente ligada ao evento e a pessoa que levou a isso defende com unhas e dentes a veracidade do fato. Isso acontece porque eles estão emocionalmente ligados, é como um vício que dá prazer, por mais que a pessoa saiba que vai matar ela não consegue mudar a sua disposição mental facilmente sobre aquilo.
Após a vítima ser preparada, algumas vezes com músicas leves e repetitivas junto do mesmo ambiente manipulado, o líder (o falso cristão) entra em cena. Ele vai sempre ler algo da Bíblia, pois se ele não despertar a confiança nas pessoas será muito mais difícil levar eles ao emocionalismo hipnótico, após a leitura ele começa o seu discurso, geralmente usando técnicas de leitura fria para falar de problemas que atinge todos nós e com isso ele leva a plateia ao choro usando as mesmas técnicas de linguagem abordadas no texto acima e no vídeo. Após alguns instantes a plateia está relaxada, confinante de que o líder traz uma mensagem de Deus e pronta pra receber o que ele quiser dar. Algumas pessoas ficam tão presas em líderes assim que mesmo após anos de libertação é possível ver elas protegendo-os sem perceber.
O uso de técnicas para manipulação pode ser usado para o bem, porém, os que desejam aplicar isso à igreja não representam o bem e sim o mal, eles tem dificuldades de pregar o evangelho e pressa em encher o seu templo, um curso de hipnose é muito mais rápido do que um de teologia e os resultados são muito mais eficazes uma vez que o bom pastor depende unicamente da ação do Espírito Santo enquanto o outro quer produzir os seus próprios frutos. As pessoas que caem nessas técnicas não são verdadeiramente salvas ou libertas do pecado, uma vez que de fato elas não se arrependem não podemos garantir nada quanto a salvação. Sabemos de pessoas que são convertidas de verdade pelo Espírito Santo, mesmo em lugares assim. Mas estas pessoas quando descobrem toda a pilantragem por trás de tudo isso abandonam esses movimentos anti cristãos.

Devair S Eduardo




.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde