Qual o problema do pecado não tratado?

Qual o problema do pecado não tratado?

(Jonas 1-2)

Creio que uma boa resposta está no primeiro capítulo de Jonas, ele foi chamado por Deus a uma missão e se deixou levar pela desobediência escondendo-se em um navio. As palavras de Deus não foram difíceis de entender, tão pouco exigiram dele mais do que podia fazer, Deus enxergando Jonas disse: "Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela".
O problema para muitas pessoas ao conhecer a palavra de Deus é justamente a clareza com que ela nos chama, quanto mais conhecemos mais reagimos a ela cumprindo ou fugindo das suas implicações, Jonas fugiu. Na fuga ele já estava em pecado e tentou ficar "escondido" de Deus num navio em Jope, "para longe do Senhor". É assim que muitas vezes tratamos o pecado, ficamos quietos, não buscamos ajuda e o escondemos em algum lugar, muitos líderes ao fazer vista grossa agem da mesma forma permitindo que o pecado permaneça com eles desde que esteja "escondido do Senhor".



Os resultados muitas vezes são iguais, um ministério que aos poucos vai fracassando, o casamento vai acabando e o relacionamento com os familiares cada vez mais frios até que enfim o pecado é exposto a todos, seria bem diferente se Jonas fosse tratado e negado a sua viagem de fuga. A bíblia ensina que no momento que Jonas foi escondido no navio "Deus mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio". E com isso todos os envolvidos participaram do castigo aplicado a Jonas e as perdas não foram pequenas, "E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar".

Então, qual é o problema do pecado não tratado? O maior problema é que ao decidir esconder alguma coisa, Deus já viu. Se tentarmos agir como se nada estivesse acontecendo a sua justiça caí sobre o pecador não arrependido e possivelmente mais pessoas sofrerão com as consequências, este é um bom motivo para tratar o pecado dentro das nossas igrejas, no nosso convívio social e em nossa família.

Tratar o pecador demonstra preocupação e amor ao próximo, faz com que a pessoa que está em erro perceba o quão importante é, essa atitude pode fazer com que ela tenha força para superar o mal e continuar a caminhada cristã. O detalhe mais importante quanto ao tratamento do pecado demonstrado no livro de Jonas é que toda ação de Deus o levou ao arrependimento, confissão e retorno à vontade de Deus. Sabemos que temos também essa esperança, de que se sairmos dos seus caminhos Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar do pecado e do mal, a obra de Cristo na cruz pelos seus filhos também pode ser percebida em Jonas quando vemos ele como morto, alcançado pela graça de Deus sendo vivificado de uma nova alegria. Portanto todo tratamento contra o pecado deve levar a Deus, as palavras do profeta refletem isso perfeitamente:

“Desci até a raiz das montanhas, desci à terra que tem o portão trancado para sempre. Tu, porém, me salvaste da morte, ó Senhor, meu Deus! Quando senti que estava morrendo, eu lembrei de ti, ó Senhor, e a minha oração chegou a ti, no teu santo Templo. “Aqueles que adoram ídolos, que são coisas sem valor, deixaram de ser fiéis a ti. Mas eu cantarei louvores, e te oferecerei sacrifícios, e cumprirei o que prometi. A salvação vem de Deus, o Senhor!” (2.6-9)

Se hoje você se dedicar a ajudar um pecador ou quem sabe buscar agora mesmo uma ajuda para superar suas próprias batalhas, quais seriam as consequências? Consegue imaginar como isso poderia fazer a diferença a ele, a você e às pessoas ao seu redor? Pense nisso...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde