O que é a Palavra de Deus?


Passo a Passo para o Reino de Deus

Parte 1 - Capitulo 3 

O que é a Palavra de Deus?


A questão é muito simples e precisa de duas respostas. Primeiro precisamos definir o que definitivamente temos como Palavra de Deus, ou seja, onde estão registradas as palavras que nos servem como orientação e mensagem divina e o que está Palavra viva significa para nós.

Temos por Palavra de Deus os livros do Antigo e Novo testamento, contendo 66 livros no total que se conversam entre si. Isso significa que todos esses livros tem de alguma forma uma relação entre si, também significa que um ensino presente em um dos livros está sendo ensinado em outros quando presente o mesmo assunto. Uma resposta simples, não menos importante já que hoje temos no nosso mercado diversos livros chamados apócrifos que por algum motivo não fazem parte da seleção que temos hoje em nossa Bíblia e vale a pena explicar mesmo que de forma breve o motivo de não tê-los na Bíblia sagrada. Muitos desses livros, como o de Enoque, por exemplo, não contém informações realmente verdadeiras que fazem deles confiáveis para serem catalogados na Bíblia. A maioria recebe nomes de pessoas da Bíblia, porém foram escritos por pessoas diferentes. No caso do livro de Enoque isso fica claro quando percebemos que o livro não pode ter sido escrito pelo mesmo uma vez que depois de ter ido morar com Deus ninguém mais o viu, teria ele enviado seu livro via Word para que alguém o divulgasse? São questões simples que tiraram livros assim das nossas mãos.
Vale lembrar ainda que na época de Jesus nenhum livro do Novo Testamento havia sido escrito. De forma bem simples aprendemos que a Bíblia de sua época ou Palavra de Deus, ou ainda ensino de Moisés como alguns versos falam eram divididos em quatro partes; são elas:

  • A Lei - Composta pelos livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio;
  • Históricos - Composto pelos livros: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester;
  • Poéticos - Composto pelos livros: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares;
  • Proféticos - Composto pelos livros: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ague, Zacarias e Malaquias. - (O novo comentário Bíblico – Antigo Testamento – 2010)
Os livros do Novo testamento foram escritos entre 30 e 60 após ressurreição de Jesus e alguns eram apenas cartas enviadas para outras igrejas com mensagens carregadas de doutrinas bíblicas vindas dos ensinos de Jesus e do próprio Antigo Testamento, podemos dizer com segurança que o que se ensina no Novo Testamento nada mais é do que o que Deus deixou para nós no Antigo Testamento.

Quando se trata da veracidade e autenticidade da Palavra de Deus, a própria Bíblia é testemunha. Em muitos textos do Novo Testamento vemos claramente o uso do Antigo, o que faz com que tenhamos certeza de que este é verdadeiramente a Palavra de Deus. Eis alguns exemplos:

Na carta de Paulo a Timóteo vemos a seguinte instrução: “Você, porém, permaneça no que aprendeu e nas coisas das quais está convencido, lembrando-se das pessoas com as quais as aprendeu; recorde-se também de que desde a infância conhece as Sagradas Escrituras, que podem lhe dar sabedora conducente à libertação por meio da confiança em Yeshua, o Messias. Toda a Escritura é inspirada por Deus e valiosa para ensinar a verdade, convencer do pecado, corrigir erros e treinar no viver correto; dessa forma, quem pertence a Deus pode ser plenamente equipado para toda boa obra.” (2 Tm. 3.14-17 – B. Judaica completa). Mostrando que as Escrituras não apenas mostram o que precisamos para a salvação por meio da fé em Jesus como nos ajuda a compreender o que Deus espera de nós, ajudando-nos a fazer sempre a coisa certa e nos preparando para as boas obras que Deus faz a partir de nós.

Pedro nos mostra a importância da Palavra de Deus quando nos ensina: "Sim, temos confirmada a Palavra Profética. Vocês farão bem se lhe derem atenção, como a uma luz que brilha no lugar escuro e sombrio, até que o Dia raie e a Estrela da Manhã brilhe no coração de vocês. Antes de tudo, entendam isso: nenhuma profecia da Escritura deve ser interpretada por um indivíduo em particular; porque nunca uma profecia procedeu como resultado da vontade humana – pelo contrário, pessoas movidas pelo Ruach HaKodesh anunciaram a mensagem da parte de Deus.” (2 Pe. 1.19-21 - B. Judaica completa) – Aqui confirmando que Jesus é o messias prometido nas Sagradas Escrituras e completando que não devemos entender a Palavra de Deus como uma profecia dita por uma pessoa em especial, mas sim inspirada pelo próprio Espírito de Deus. Aqui o termo Ruah HaKodesh se trata do Espírito do próprio Deus.

Jesus contando sobre o Lázaro e o Rico menciona os ensinos do antigo testamento de uma forma curiosa também: “Ele respondeu: ‘Então, pai, imploro, que o envie à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos para advertir: que sejam poupados de vir também para este lugar de tormento’. “Mas Avraham (Abraão) disse: ‘Eles têm Mosheh (Moisés) e os profetas; devem ouvi-los’. Entretanto, ele disse: “Não, pai, Avraham, eles precisam de mais. Se alguém dentre os mortos for até lá, eles se arrependerão!’. Mas Avraham respondeu: ‘Se não ouvem Mosheh e os profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dos mortos!’ ”. (Lucas 16.27-31 - B. Judaica completa). Aqui o homem que está em sofrimento no inferno clama para que Abraão mande Lázaro, que foi enviado ao céu, voltar para pregar e ensinar seus irmãos que não davam a mínima para a Palavra de Deus, dita por Jesus como “Moisés e os Profetas”. Ele termina afirmando que tais escrituras eram suficientes para ensinar sobre a salvação pela fé e que negando isso não adiantaria enviar mais auxílios para convencê-los.

A Bíblia também era um dos livros indicados para o povo de Deus no Antigo Testamento e foi muito indicada para que estes não esquecessem aquilo que Deus havia revelado através de Moisés. Um dos exemplos mais nítidos está em Isaías, onde o profeta chama o povo a consultar o seu próprio Deus ao invés de consultar os mortos como era de costume do povo assírio: “Talvez alguém lhes diga: “Vamos perguntar aos médiuns e aos que consultam os espíritos dos mortos. Com sussurros e murmúrios eles nos dirão o que fazer”. Mas será que o povo não deve pedir orientação a Deus? Será que os vivos devem pedir a orientação de mortos? Consultem a lei e os ensinamentos de Deus! Aqueles que contradizem sua palavra jamais verão a luz.” (Isaías 8.19-20 – NVT). E Para Josué Deus ordenou: “Relembre continuamente os termos deste livro da lei. Medite nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que nele está escrito. Então você prosperará e terá sucesso em tudo que fizer.” (Josué 1.8 – NVT).

Temos, portanto provas válidas para acreditar que a Bíblia que temos hoje é de fato a Palavra de Deus e confirmada por ela mesma em tempos e por pessoas diferentes. Vale ressaltar que em algumas culturas cristãs no Brasil se entende por “consultar a palavra” como um ato de sorte usando a Bíblia, assim eles acreditam que tirando a sorte numa das páginas aleatórias da Palavra de Deus estarão recebendo uma mensagem específica de Deus, o que não é demonstrado na história cristã ou mesmo na história bíblica uma vez que o termo se refere a aprender o que a Palavra de Deus ensina e não sortear um verso de toda sua obra. Quando Isaías chama o povo para “consultar a lei e os ensinos de Deus” de forma alguma ele está pedindo que se tire a sorte no livro da lei como muitos fazem, uma vez que não é certo de que estes livros eram formatados como são hoje e é muito provável que eram rolos separados uns dos outros, assim seria ainda mais difícil usar essa “técnica” para receber uma suposta Palavra de Deus.

Deus nos fala através de sua palavra e ela é nossa regra máxima de fé e de conhecimento do próprio Deus, mas isso não significa que Ele não fale diretamente conosco, uma vez que Deus pode fazer todas as coisas é bem comum que ele se comunique conosco de diversas formas além da Bíblia, um alerta importantíssimo para estes casos é observar se o que entendemos como “Deus falou” se refere ao que a Bíblia ensina já que o próprio Satanás pode enganar o crente e ensinar coisas contrárias à Palavra de Deus, por isso a importância de estudar e aprender todo o conteúdo da Bíblia Sagrada.

Extras:

Existem diversas formas para ler a Bíblia, uma delas é ensinada no canal do blog no Youtube, que tal dar uma passada lá pra conferir?!
 Vá direto ao vídeo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde