O enfraquecimento da Igreja

Há alguns dias comecei a notar e pesquisar sobre um fenômeno que hoje chamo de crescimento do Joio. Pude conversar com algumas pessoas de outros ministérios e perceber que este efeito tem crescido em diversos lugares e denominações, tal efeito, a meu ver, veio com o esfriamento dos crentes brasileiros e isso acontece por diversos motivos, cito aqui apenas alguns.

O mau testemunho de diversos crentes espalhados pelo Brasil tem feito com que muitos que estão do lado de fora deixem de crer que um dia podem ser transformados levando em conta aqueles que estão dentro da igreja e muitas vezes nascem dentro da igreja e contêm péssimos exemplos de vida social e cristão, esse fator aumentou a desconfiança do mundo e dos próprios crentes, fazendo com que muitos se afastem dos afazeres da igreja.

Outro efeito muito comum, infelizmente, são os escândalos mostrados pela mídia. A respeito disso eu tenho em mente que a mídia está aí para isso mesmo, desmoralizar o nome de Cristo, mas não nego que os próprios cristãos tenham feito parte deste plano maligno para tirar a confiança de muitos da igreja. Vemos isso na TV a semana toda e não podemos apenas culpar a mídia, ela mostra porque tem pessoas dando motivo para falar.

O desinteresse por Deus tem sido aos meus olhos o principal motivo a deixar muitos crentes desanimados quanto aos cultos e trabalhos, percebo ainda que as pessoas simplesmente não lembram mais do motivo de ir ao templo e muitos dos que vão fazem isso porque não tem outras coisas para fazer. Precisamos lembrar que não vamos à igreja porque escolhemos ser parte do reino de Deus e sim, porque através de Cristo temos isso como privilégio, logo a igreja não é lugar de pessoas perdidas e sim de pessoas salvas! Pessoas que têm prazer de se juntar a outras para cantar louvores ao Deus único e vivo, que se reúnem para aprender mais da sua palavra e agradecer por que em meio a milhões foram escolhidas para viver no meio de Deus!

Alguns perdem as forças porque, assim como eu, se sentem perdidas no meio de um monte de gente que não entende o sentido de buscar a Deus e a religião pode neste caso virar um fardo, pesado e doloroso, a religião quando mal interpretada e vivida também pode levar ao esfriamento espiritual e consequentemente ao distanciamento de Deus e sua obra. Precisamos entender portando a seguir em frente, sem nunca olhar para os lados ou para trás, a vida do cristão tem sido um desafio porque olhamos para os lados e vemos pessoas comuns com pensamentos comuns e que na maioria das vezes não aceita os pensamentos de Deus, e ficamos sozinhos.

O nosso cristianismo, criado e cuidado por Deus aos poucos se esfria, e chegamos a pensar que ele morrerá. Ficamos tristes vendo tais acontecimentos e muitas vezes esquecemos que o autor e consumador de nossa fé não nos vê ou ouve, a religiosidade muitas vezes afasta o homem de Deus ao invés de unir os dois lados. Talvez você possa estar perdido neste instante, ainda não conheci uma religião tão complicada como a nossa e não é estranho pensar assim, não até conhecer as palavras do mestre Jesus. Por que ele não apenas sabia que dias assim viriam como os programou para que este fosse um sinal em seu povo. Se você vive em meio a este vendaval, sentindo-se sozinho (a) creia no Espírito que dá vida a igreja porque ela jamais morrerá, são apenas Joio crescendo em meio ao trigo plantado por Jesus, como ele mesmo nos disse:

“O Reino de Deus é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. Entretanto, quando todos dormiram, chegou o inimigo dele, lançou o joio no meio do trigo, e seguiu seu caminho. (...) Deixai-os, pois, crescer juntos até à safra, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: “Primeiro ajuntai o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro”” (Mateus 13.24,25;30)

Temos hoje bastante joio crescendo no meio do trigo, quero dizer, muitas pessoas que não são crentes verdadeiros crescendo no meio dos fiéis, fato que pode ser muito bem analisado pelo olhar dos trabalhadores da parábola que ao ver tal acontecimento perguntaram ao mestre: “queres que vamos e arranquemos o joio? (v.28b) numa tentativa frustrada de livrar a plantação de todo aquele joio plantado pelo inimigo e muitas vezes pensamos da mesma forma, queremos que a igreja de Cristo seja perfeita e limpa aqui na Terra e nos esquecemos que todo esse efeito foi predito por Jesus o qual tem total controle sobre esta praga chamada joio que muitas vezes sufoca o trigo chegando até matar espiritualmente muitos fieis.

Talvez você seja um destes ramos de trigo cansados, talvez morto por ser sufocado. Pensando muito nesta questão cheguei a esta conclusão quando o Espírito me lembrou destas palavras tão sábias ditas por Jesus e então posso contemplar a igreja mesmo com seus ramos de joio inserido no meio da plantação como algo que reflete a glória de majestade de Deus!

Algumas dicas, portanto, são extremamente uteis para que nossa querida e amada igreja não desista, não se canse com tantos joios. A primeira dica é lembrar que o dono da plantação tem consciência de todo este joio e tem um plano para arrancá-lo e lança-lo ao fogo, portanto não pense que a igreja de Cristo um dia morrerá porque quanto mais joio cresce mais perto está o senhor da plantação, isto é, quanto mais cristãos falsos se revelam no seu meio mais perto está os ceifeiros de cumprir a ordem de Jesus e arrancá-los do nosso meio os enviando para o seu devido lugar, ali, eles queimarão com algo que nasceram para fazer.

Outra e importantíssima dica é manter o trigo unido! É preciso que os poucos irmãos fiéis da igreja estejam unidos para vencer o desanimo causado por aqueles que querem derrubar a igreja e aqueles que estando no nosso meio luta contra a vontade de Deus. Precisamos estar unidos para juntos cumprir aquilo que Deus ordenou à sua igreja, não podemos ser guiados pelo joio porque eles foram preparados para o fogo, logo todos queimarão…

Se você faz parte do trigo e está cansado e desanimado, aqui tem um motivo de esperança para que você continue, vença e se dedique ao Senhor! Ele está próximo e ajuntará sua igreja num único e bom som, onde apenas aqueles que foram fiéis a Deus se reunirão para sempre! O aumento do joio diz que esse dia não tarda, portanto, não desanime!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde