A soberania de Deus | Quem escolhe quem?

O que faz uma pessoa se converter ao cristianismo? Pode ela ser salva por vontade própria mesmo sendo dominada pela vontade de pecar?

Quando pensamos em Deus logo pensamos em escolha, afinal, temos uma tendência a pensar que nossas próprias escolhas influenciam toda nossa vida; de certa forma isto está certo, mas pode o homem natural escolher Deus e abandonar toda uma vida de pecado simplesmente por vontade própria? O que Jesus diz sobre escolha?

Faço a você um desafio. Pense em que você amava fazer antes de ser um cristão e diga o motivo de ter parado de gostar. Qual era o seu pecado favorito e porque abandonou-o se você o amava tanto? Sabemos que com nossa vontade humana o máximo que vamos querer é pecar, pecar e pecar, mas hoje vejam só! Temos uma nova consciência dada por alguém que não conhecemos, mas que nos conheceu antes da fundação do mundo! Este alguém é Jesus!

Se nós com nossos pecados só conseguiríamos pensar em pecar, Jesus com seu sacrifício nos chamou e nos escolheu antes mesmo de havermos nascidos e de ele mesmo ter morrido!


A quem pense que Deus nos aguarda que escolhamos sermos salvos para assim poder nos salvar, mas isso seria limitar Deus a um mero espectador. Deus não teria domínio sobre aquilo que ele mesmo criou e, portanto este deus não poderia ser o verdadeiro. Pensar que nós somos responsáveis pela nossa salvação por termos aceitado ela faz com que Deus pareça ser manipulado por suas criaturas, é como ver um peixe saltando do aquário para pegar comida na geladeira, impossível de acontecer.

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - Pela graça vocês são salvos.” (Ef. 2.1-2,4 NVI)

Aquele que ainda não foi alcançado pelo poder de Deus é considerado morto! Você já viu um morto pedindo água? Uma pessoa morta não pode mudar de opinião sobre a vida porque esta não a pertence, nós não podíamos escolher ser salvos ou não, Deus simplesmente fez esta escolha por nós, pelo seu amor e sua misericórdia! Se ele estivesse me esperando eu seria um pobre morto em meus próprios pecados, mas ele age através de se Espírito nos tocando. Aqueles que foram escolhidos desde a eternidade acabam sendo alcançados pelo poder do Espírito Santo e desde então vivem novamente!

Conheço pessoas que dizem nunca se arrepender das coisas erradas que fizeram, outras sentem prazer em lembra-las, mas se a vontade de Deus for chamar esta pessoa, com um pequeno toque ela sentirá remorso e desprezo por tudo que viveu.  Será como uma nova vida! Chamado da sombra para a luz.

Aos seus eleitos Jesus clama em alta voz: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”. (Ef. 5.14)

E você querido leitor, já ouviu a voz do Salvador te chamando? Não se esqueça, ele já tem o chamado desde a eternidade!

Que Deus te abençoe!

CONTINUA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde