Postagens

Mostrando postagens de julho, 2024

POR QUE você odeia o fundamentalismo?

Imagem
Se você tem uma aversão ao movimento fundamentalista e não sabe exatamente o motivo, por favor, leia este artigo. O movimento chamado "fundamentalista" surgiu entre os séculos XIX e XX e era basicamente formado por cristãos conservadores e defensores do protestantismo. Isso mesmo: o fundamentalismo defendia as doutrinas bíblicas, as cinco solas e, de forma geral, a cosmovisão judaico-cristã. Enquanto o mundo estava sendo dominado pelo liberalismo teológico, que forçava a adaptação religiosa à cosmovisão humanista e científica, os fundamentalistas lutavam para defender o que nós defendemos hoje em dia. Somos, por extensão, fundamentalistas quando lutamos contra os ideais progressistas e liberais, como, por exemplo, quando nos opomos à negação das Escrituras como a Palavra de Deus ou à reinterpretação da família tradicional.

Filosofia EX, CódEX e Akel, lavagem cerebral e confusão espiritual

Imagem
Recentemente um vídeo analisando a famosa Bíblia CódEX, gerou uma série de comentários negativos por parte dos seguidores da seita chamada Filosofia EX. Parte do argumento me pareceu relevante e vou colocar aqui como alerta para que outras pessoas não sejam enganados também. A postagem trás os comentários na sequência que foram postados no YouTube, como uma conversa ou debate. Leia com calma e pense nos perigos de acreditar em doutrinas fundamentadas no Novo Testamento, mas sem fundamento nos Apóstolos. No final da postagem você encontra uma breve análise da religião Filosofia EX.

O que é a "inspiração plenária" da Bíblia? (Algumas considerações)

Imagem
  A inspiração plenária das Escrituras significa que a Bíblia em sua totalidade é inspirada por Deus. Isso pressupõe que não há parte alguma nela que não seja inspirada. Um dos textos principais em que se apoia a inspiração plenária é: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. (2 Timóteo 3:16)   Dizer que toda a Bíblia é inspirada, desde Gênesis até Apocalipse, é uma definição correta, mas, devido aos ataques à Bíblia que surgiram ao longo dos séculos, precisamos aprofundar mais sobre o assunto.