SOLA SCRIPTURA - O GRITO DA REFORMA PARA O SÉCULO XXI

Estamos passando por uma mudança drástica no mundo. As pessoas estão se afastando ainda mais de Deus e esse erro entrou em muitas igrejas protestantes também.
O catolicismo romano não é mais o nosso maior inimigo, ainda que não sejamos irmãos na fé. A época em que vivemos construiu inimigos da fé disfarçados de irmãos, igrejas, pastores e profetas. Pessoas que deveriam ensinar o que a Bíblia ensina, mas preferem lucrar com suas mentiras descabidas enganando aqueles fiéis menos instruídos na fé.
Essa série de estudos é um retorno à mentalidade da Reforma Protestante, passando sistematicamente pelos problemas enfrentados no século XVI e compreendendo onde eles foram parar na nossa geração. A didática será bastante simples, para que todos os cristãos consigam conciliar a verdade e questionar o que tem acontecido hoje. Como um raio de luz, que ofusca nossa visão e nos faz esfregar os olhos para enxergar melhor e sair dos erros comuns derivados do catolicismo romano.
Como apoio, quero que leia o e-book neste link. Ele mostrará em detalhes os problemas enfrentados pelos cristãos na época da escravidão romanista enquanto fico responsável por mostrar o problema na modernidade e a solução bíblica.

Os textos usados para cada capítulo serão colocados logo após o título, leia-os antes de iniciar a leitura do estudo e medite em cada passagem bíblica, se preciso, use bons comentários bíblicos para isso. Sem mais demora, desejo que Deus abra nossos olhos e ilumine o nosso caminho para que sejamos capazes de sair de qualquer tipo de erro teológico e busquemos apenas a verdade bíblica para a Igreja.


SOLA SCRIPTURA

Textos usados:

  • 2Tm 3.16-17: Apenas as Escrituras são inspiradas para o nosso ensino, ficam de fora a nossa opinião e a opinião dos líderes religiosos, quando forem contra o que a Bíblia ensina;
  • 1Tm 4.1-3: Nossa geração experimenta em maior grau o erro humano em relação à religião, portanto, devemos considerar antes de tudo o que a Bíblia ensina, para que sejamos capazes de enxergar heresias e evitar erros;
  • Ne 8.3-5: A Igreja no Antigo Testamento considerava a leitura e ensino das Escrituras como principal no culto religioso.

Introdução

Após o segundo século, o cristianismo foi atacado por pensamentos contrários às escrituras. Algumas pessoas tentaram reescrever textos bíblicos contendo heresias condenáveis (pseudo-apócrifos gnósticos). Os crentes, ao longo dos anos, foram incentivados à idolatria e ao abandono da verdade. Isso escravizou o cristianismo por séculos, até Deus levantar homens corajosos suficiente para gritar: Sola Scriptura!

O problema histórico

O catolicismo romano se tornou uma grande “besta” apocalíptica até meados do século XVI. Por isso muitos reformadores afirmavam que ele era literalmente a besta descrita em Apocalipse 13 e outros textos, como 2 Tessalonicenses.
Com o tempo, foram invadidos por heresias gnósticas. Passaram a venerar Maria, construir imagens de santos e orar por eles, quebrando de forma absurda os mandamentos mais simples de Deus.
Além de obrigar os cristãos a idolatrar pessoas, o catolicismo os obrigou a pagar indulgências, colocou sobre eles o peso da morte de seus parentes e cegou os olhos de uma geração inteira, sem deixar que analisassem tudo nas Escrituras. A única verdade que tinham acesso eram as opiniões de padres e papas.
Doutrinas como a do purgatório e da igreja como superior às Escrituras, com o tempo passaram a levantar suspeitas de alguns acadêmicos e somado a todos os outros erros teológicos do catolicismo, o grito Sola Scriptura surgiu como uma resposta desesperada para um povo que era escravizado pela religiosidade pagã disfarçada de cristianismo. Ainda hoje há pessoas vivendo a escravidão católico romana.
Sem poder ler e interpretar a Bíblia, os cristãos foram escravos da imaginação humana a serviço de satanás. Muitos foram mortos injustamente, outros condenados por discordar. A reforma protestante tem para nós um peso terrível, pois milhares de pessoas se entregaram à causa para que nós pudéssemos ser livres hoje. Mas tudo isso começou a despencar assim que o século XVIII levantou outros ídolos.

O problema moderno

A escravidão católica despertou ódio no mundo e com o tempo as pessoas passaram a desconsiderar as decisões da igreja sobre tudo. O ateísmo cresceu, outras filosofias tomaram lugar das Escrituras, parte dessa culpa recai sobre o movimento católico e sua proibição de ler e interpretá-la.
Ideias como as do humanismo colocaram o homem no centro do universo. Fizeram dele o poder maior, retirando da Bíblia e da Igreja a autoridade para opinar na cultura e costumes comuns. O homem passou a buscar seus próprios interesses e isso fez com que abandonassem a verdade bíblica.
O iluminismo fez com que os homens passassem a buscar a verdade usando apenas a lógica humana, logo a Bíblia não teria mais relevância para a ciência e cultura e o mundo desenvolveu um tipo de religiosidade que idolatra o homem, sua liberdade pecaminosa e desconsidera o que a Bíblia ensina sobre tudo isso.
O que Paulo escreveu em 1Tm 4 finalmente aconteceu, mestres cheios de poder humano tomaram púlpitos mundo afora. A verdade bíblica foi novamente desconsiderada e os homens passaram a criar seu próprio sistema religioso focado no desejo humano.

O relativismo tomou conta de muitas igrejas e por isso são erguidas com a opinião de pastores, a conveniência de membros e as regras do mundo. O catolicismo romano criou os maiores problemas teológicos enfrentados hoje em dia e a única maneira de vencê-los é gritar novamente: Sola Scriptura!

ATENÇÃO!!! 3 métodos impressionantes para leitura, interpretação e ensino da Bíblia Sagrada! LEITURA IMERSIVA DA BÍBLIA, disponível agora mesmo. CLIQUE E DESCUBRA

A Resposta na Bíblia

Considerando o aumento do pecado no fim dos dias (Mt 24.12), Paulo nos escreve sobre um período na história em que “espíritos enganadores, e a doutrina de demônios” (1Tm 4) ganhariam espaço no cenário religioso mundial. Aos irmãos de Tessalônica escreve sobre um tipo de apostasia generalizada (2Ts 2). Tudo isso foi experimentado ainda no primeiro século, mas como potência satânica esse movimento se estende até os dias de hoje. O conselho de Paulo continua vivo!

“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade [...] Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1Tm. 4:7,16).

Ao escrever a segunda carta, Paulo é ainda mais claro sobre o verdadeiro problema:
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos" (2Tm 3.1,2).

Diante de um cenário tão problemático, não podemos resolver nenhum dos problemas, antigos ou novos, sem considerarmos apenas uma fonte da verdade. Deus nos deu essa fonte e ela foi usada por toda a Igreja até que os crentes resolveram abandoná-la e criar todo o caos que vivenciamos hoje.
Considerar a Escritura como fonte primária, inerrante e fundamental para a fé cristã foi uma das maiores revoluções na história da Igreja. Assim que tiveram acesso à Bíblia Sagrada e puderam comparar o que padres e papas pregavam com o que a Bíblia ensina as pessoas foram libertas da escravidão romana e passaram a lutar a favor da verdade. O sola scriptura é uma benção enviada por Deus para guiar o seu povo pela verdade.

Isso não é uma revolução moderna, no livro de Neemias (Ne 8) lemos um culto, onde a leitura e explicação da Lei libertou centenas de pessoas da escravidão do pecado. O que a igreja moderna tem feito é voltar à escravidão das opiniões de líderes e membros. abandonando assim, a verdade de Deus a fim de obter um ambiente seguro para seus pecados. Não pensam, porém, que esse tipo de comportamento atrai e sempre atraiu a ira divina e justamente por esse tipo de rebeldia vem o juízo de Deus. Sendo assim, aquelas pessoas que buscam uma religiosidade cristã desvinculada da verdade das Escrituras não devem esperar de Deus alguma bênção, mas o seu juízo.

Você deseja mesmo experimentar o melhor de Deus para sua vida? Está pronto para abrir mão daquelas ideias contrárias às Escrituras que, com o tempo, ganharam espaço na igreja cristã? Abandone a escravidão intelectual que tomou conta dessa geração, volte ao Sola Scriptura e experimente a “boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).

Definição Reformada

“Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa     constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação”
(fonte: www.monergismo.com)

Isso significa que:

  • A Bíblia é a única palavra de Deus, verdadeira, inerrante e atemporal;
  • Todo ensino cristão deve ser baseado unicamente da leitura e meditação da Bíblia;
  • A igreja não é superior à Bíblia e, portanto, depende do texto para ensinar a vontade de Deus.

E agora? O que fazer?

  • Você entende que abandonar as Escrituras nos coloca em uma situação ruim diante de Deus?
  • Você está pronto para comparar o que acha com o que a Bíblia ensina? Se ela discordar de você, está pronto para humildemente ser ensinado por ela?
  • Você consegue enxergar na sociedade problemas vindos do abandono da verdade?



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde