Joel para hoje - breve comentário

Joel para hoje!

A mensagem do Senhor em uma época de pecado

As videiras secaram, e as figueiras murcharam. As romãzeiras, as palmeiras e as macieiras, todas as árvores frutíferas secaram, e com elas murchou a alegria do povo” (Joel 1.12)

Pouco antes do profeta Joel chamar o povo ao arrependimento ele declara que alguma coisa grande como um exército e forte como a boca de um leão invadiu o terra onde estava, pouco antes ele demonstra a tristeza vivida por eles: "Ouçam isto, líderes do povo! Ouçam todos que habitam na terra! Em toda a sua história, já ocorreu algo semelhante?" (v.2)
Certamente ele não está relatando uma invasão inimiga, ou um exército humano pois isso já havia acontecido diversas vezes na história, o que Joel está vendo parece ser algo pior, devastador e ainda pior, algo que revelava a necessidade de arrependimento do povo de Deus. Algo havia acontecido com o povo de forma que nem mesmo o templo era mantido.
O que chama atenção no primeiro capítulo de Joel é o chamado: "Despertem e chorem, bêbados! Lamentem, vocês que tomam vinho! Todas as uvas estão arruinadas, todo o seu vinho doce acabou" (v.5), esse chamado lembra muito o chamado de Jonas quando diz: "Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença" (Jn 1:2)

Eu fiquei pensando em coisas que poderiam causar tanto estrago num povo como descrito em Joel e só consigo lembrar do pecado. Por isso Deus os chama ao arrependimento quando o profeta escreve: "Vistam-se de pano de saco e chorem, sacerdotes! Lamentem, vocês que servem diante do altar! Venham, passem a noite vestidos de pano de saco, vocês que servem ao meu Deus. Pois não há cereal nem vinho para oferecer no templo de seu Deus".(v.13)
O pecado tem essa característica, faz com que o povo deixe de ser abençoado por Deus, consomem tudo que vê pela frente e no fim estão sozinhos com o peso da culpa, Deus estava avisando que devido ao pecado do povo deixaria de abençoar aquela nação. Duas declarações mostram que Deus mesmo deixou de abençoar o povo naquela ocasião, são elas:

1 - Porventura o mantimento não está cortado de diante de nossos olhos, a alegria e o regozijo da casa de nosso Deus? (v.16)
2 - A ti, ó Senhor, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo. (v.19)

Nesse contexto o profeta ainda declara um dia em que o Senhor viria julgar todos os povos, essa declaração acontece diversas vezes na carta. No capítulo 1 o profeta proclama o dia do Senhor e no capítulo seguinte ele expõe a nossa salvação, ele diz:
"Toquem a trombeta em Sião! Soem o alarme em meu santo monte! Que todos tremam de medo, pois está chegando o dia do Senhor"(2.1).

Essa trombeta e alarme tem sido disparados desde o início, o dia do Senhor já está determinado a acontecer e todos os que não se arrependerem viverão dias de trevas e sofrimento, caso isso não o tenha feito lembrar do evangelho, aqui vão as palavras de Jesus enquanto pregava o Reino de Deus:
"E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho" (Mc 1:15)

Em Joel vemos que uma mensagem tocada em Sião avisaria quanto ao desastre provocado pela vinda do Senhor, vemos como consequência desse aviso pessoas se arrependendo e recebendo de Deus as bençãos e provisões que o povo havia perdido devido ao seu pecado, em outras palavras Deus volta a cuidar do seu povo, não se trata de prosperidade, coisa que não preta cuidado algum ao portador, trata-se de ser mantido, de ser cuidado pelo próprio Deus. Além dessa promessa o Senhor garante que aqueles que se arrependem e voltam a Ele receberão o seu Espírito e verão milagres acontecendo, o maior milagre desse arrependimento foi descrito por Ezequiel quando ensina que: 
Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Eu levantei a minha mão, para que os gentios, que estão ao redor de vós, levem o seu opróbrio. (Ez. 36:7) - Quanto ao Dia do Senhor;

E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. (Ez. 36:27) - Quanto a conversão do homem para que seja salvo daquele dia.

Tratando da conversão do homem o profeta Ezequiel mostra em detalhes o que Deus faz com o homem, o profeta Joel também trata do assunto, porém o foco ali é o Dia do Senhor. Algo que nos faz pensar sobre a vida que temos levado na terra e suas implicações a respeito do nosso relacionamento com Deus e o que isso tudo pode significar no fim.

Joel parece ter 4 tempos, por isso Pedro em Atos 2 citou o profeta, à primeira vista não faz muito sentido ele ter citado esse profeta, temos Ezequiel e Jeremias com declarações mais fortes quanto à vinda do Espírito Santo e por isso precisamos estudar muito mais o que ele citou, descobri hoje que a carta trata do pecado, da consequência, do anúncio da vinda do julgamento, do nosso salvador para nos livrar dela e das consequências da sua vinda. Mas ainda há muito que aprender sobre Joel e os outros profetas e durante todo esse tempo o cristianismo esqueceu de estudar estas cartas, por isso vivemos um tempo de tanta heresia no meio do povo de Deus. Ignorando 70% da palavra de Deus tentam fundamentar doutrinas e conceitos dos 30% que usam, porém, o Novo Testamento não trata de uma nova revelação ou algo superior, ele apenas apresenta o que estava escrito no Antigo Testamento a fim de compreendermos que a vinda do Messias e a nossa salvação já estavam decretadas desde a eternidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde