Crise de Identidade - Como acabaram com a sua igreja?


Crise de Identidade

Como acabaram com a sua igreja?

Os últimos meses tem sido de muitos desafios para o grupo Palavras em Chamas, recebemos constantemente irmãos em Cristo vivendo uma mesma crise. Eles estão conhecendo as doutrinas da reforma protestante e estranhando o fato de que em suas igrejas tais doutrinas são negadas e pior, ensinam coisas completamente opostas ao que chamamos de doutrina bíblica e muitos destes membros são colocados de lado quando questionam tais ações, isso mesmo, as igrejas estão excluindo membros que aprendem a bíblia sagrada, mas porque isso acontece?

Algo que precisamos colocar na mesa quando se trata da igreja no século XXI é o fato de muitas delas estão completamente voltadas para os números, seria hipocrisia afirmar que todas as igrejas, hoje em dia, se preocupam apenas com o ensino, como antigamente. Hoje o importante mesmo são as quantidades, algumas se preocupam com a quantidade de membros enquanto outras com a quantidade de dinheiro e entre uma escolha e outra temos membros que começam a descobrir que alguma coisa muito errada está de fato acontecendo.

Para compreender um pouco sobre esse efeito quero abrir a bíblia com você na carta de Paulo a Timóteo, a segunda carta. Lendo este texto conseguimos absorver algumas informações importantes para compreender em qual tempo estamos vivendo, leiamos:

“Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela. Fique longe também destes. Pois entre estes se encontram os que se infiltram nas casas e conseguem cativar mulheres tolas, sobrecarregadas de pecados, que são levadas por todo tipo de desejos, que estão sempre aprendendo e nunca conseguem chegar ao conhecimento da verdade". (2 Timóteo 3.1-8)

É muito comum atribuir este texto apenas aos cristãos (membros), porém há um detalhe precisa chamar atenção no texto. Ele cita que “tendo forma de piedade, mas negando o poder dela” o que pode ser atribuído também a pregadores, líderes e ministérios, porém o que quer dizer estas poucas palavras que podem definir todo o texto? Vamos entender uma das palavras do texto para que ele se abra a você também, temos a palavra “piedade” que aqui significa de acordo com a Bíblia Palavras chave:

[piedade; especialmente o esquema do Evangelho: - Santidade…]

Ou seja podemos mudar esse texto para compreender melhor, ficaria assim: “tendo forma de SANTIDADE, mas negando o poder dela”. Isso quer dizer que tais líderes religiosos seriam e na verdade já são como que pessoas santas, porém, isso não passa de uma carcaça para esconder que de fato eles carregam em si as características citadas anteriormente pelo apóstolo.

Outra coisa que precisamos tomar nota é que quando Paulo escreve esta carta não se referia ao que iria acontecer numa visão tão futurista assim, ele estava alertando Timóteo sobre um problema que já havia começado e estava perto de alcançar o jovem servo de Deus. É comum pensarmos nas coisas futuras descritas na bíblia como coisas que ainda vão acontecer, eis aqui um exemplo de que nós já vivemos os últimos dias citado por Paulo, Jesus chega a ensinar sobre a mesma coisa usando verbos que se aplicam ao presente e não ao fim do mundo, leiamos:
“Cuidado com os falsos profetas, que se apresentam a vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos vocês os conhecerão. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de ervas daninhas? Assim toda árvore boa não pode produzir frutos maus, e a árvore má não pode produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e jogada no fogo. Assim pois, pelos seus frutos vocês os conhecerão”. (Mateus 7.15-20)

Tais informações fazem muito sentido quando olhamos para o nosso tempo, e sabemos que isso começou no tempo de Jesus porque ele já sentia a necessidade de ensinar aos seus discípulos e em sua época. Olhando um pouco a nossa história conseguimos ver de forma muito clara tal mudança na religiosidade cristã, passamos por vários processos que criou um movimento cristão muito mais humanista e iluminista de toda história da igreja cristã. Como resultado temos pastores e líderes que fogem das doutrinas deixadas a preço de sangue e ensinam um evangelho mais humano e menos divino possível e isso faz muito sentido porque para conseguir o que eles querem precisam centrar suas mensagens no homem e no seu bem estar, porém, vivem o terrível risco de rebaixar Deus a uma pessoa e elevar o ser humano a um deus.

Em poucas palavras alimentam o ego de outras pessoas para que eles mesmos sejam alimentados, uma terrível falha… que não foge aos olhos de Deus. Em contraste a isso temos cada vez mais cristãos em busca de uma verdadeira piedade, ou seja, santificação; que encontram nesses templos humanistas resistência terrível ao verdadeiro evangelho e que muitas vezes são maltratados, abandonados e alguns até mesmo difamados por buscarem o verdadeiro evangelho. Vivemos os últimos dias e notamos que aqueles cristãos que buscam a Deus são justamente os que estão de lado, deixados para o esquecimento enquanto que, aqueles que pregam a vontade do homem, que o tratam como deuses na terra e arrecadam cada vez mais são elevados a grandes postos. Sinais do fim.

Então como acabaram com a sua igreja? Simples, trocando toda a reforma protestante pelo egocentrismo do homem, jogando fora tudo que Lutero, Calvino e tantos outros lutaram para mostrar e fixando uma religiosidade cada vez mais voltado para esta terra, porém Jesus ensina, vocês os conhecerão pelos seus frutos.

Uma igreja nefasta, com ideias nefastas e que abandou a verdade do evangelho. O que precisamo fazer agora? A resposta mais óbvia é: fuja, busque uma igreja que pregue a verdade, que reconhece as doutrinas deixadas para nós e que compreende o verdadeiro papel do homem na terra. Termino este texto com as palavras do Apóstolo Paulo sobre nós que buscamos aprender e viver a verdade:

“Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados”. (2 Timóteo 3.12-13)

(Tradução bíblica usada: NAA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde