Uma Revisão da Resolução 9 sobre Teoria Crítica da Raça e Interseccionalidade
As Ferramentas de Woke da SBC: Uma Revisão da Resolução 9 sobre Teoria Crítica da Raça e Interseccionalidade
A Convenção Batista do Sul (EUA) travou uma longa batalha de 30 anos pela Bíblia conhecida como Ressurgimento Conservador, mas o que aconteceu em Birmingham, Alabama, pode apenas provar que validou o movimento woke para a maior denominação protestante na América. A SBC abandonou a suficiência das Escrituras? Muitas pessoas fizeram essa afirmação durante anos, citando o pragmatismo como o modus operandi da Convenção - mas desta vez aconteceu oficialmente como uma resolução.
The Woke Downgrade
A interseccionalidade foi originalmente criada em 1989 por Kimberlé Crenshaw, uma ativista política e feminista radical, para descrever a opressão contra as mulheres em diferentes pontos de intersecção específicos. Hoje, é usado em um sentido mais amplo. Em suma, a interseccionalidade, como foi definida, é a discriminação baseada em camadas sobrepostas de classes individuais de discriminação. É quando uma pessoa é sujeita a discriminação por mais de uma classificação, como uma mulher negra e lésbica. Ela classificaria, sob essa linha de raciocínio, três marcas discriminatórias básicas - ser mulher, ser negra e também lésbica. De acordo com a definição de interseccionalidade.
Embora este termo tenha nascido de uma cultura política pós-moderna feminista radical, agora está sendo usado nos círculos evangélicos para descrever pessoas que são oprimidas e "impedidas" de certos avanços dentro do evangelicalismo.
Devemos sempre lembrar que as palavras são importantes e a doutrina é importante. Portanto, quando se trata da adoção de uma resolução usando termos como Teoria Crítica da Raça e interseccionalidade , as palavras do documento devem ser levadas a sério. Na resolução, é feita a seguinte declaração:
CONSIDERANDO QUE, a Teoria Crítica da Raça e a interseccionalidade por si só são insuficientes para diagnosticar e corrigir as causas raízes dos males sociais que eles identificam, que resultam do pecado, ainda que essas ferramentas analíticas possam ajudar na avaliação de uma variedade de experiências humanas , e se CRT e interseccionalidade são insuficientes por si só para diagnosticar doenças sociais. O que dizer das Escrituras, elas são insuficientes sozinhas para diagnosticar doenças sociais? Em um dia em que já vimos o mundo evangélico anexar o despertar à igreja - agora a SBC anexou o despertar às Escrituras.
Você não pode vincular a política de identidade às Escrituras [que sempre foi] suficientes e ainda reivindicar ser campeões da suficiência. A Palavra de Deus deve permanecer sozinha. Como um leão confiante caminhando ao sol da tarde nas planícies africanas - ela [Bíblia] não precisa de ajuda para diagnosticar e tratar os males sociais de uma sociedade depravada. O que a SBC fez, ao aprovar esta resolução, foi uma declaração clara para o mundo que assistia que acreditamos que a Bíblia não é totalmente capaz de abordar as experiências vividas por pessoas quebradas e pode precisar da ajuda do CRT e da interseccionalidade.
Quando Charles Spurgeon estava abordando o compromisso entre os batistas na Inglaterra, ele escreveu "The Downgrade in the Churches", onde escreveu o seguinte:
Um abismo está se abrindo entre os homens que acreditam em suas Bíblias e aqueles que estão preparados para avançar nas Escrituras... A casa está sendo roubada, suas próprias paredes estão sendo derrubadas, mas as pessoas boas que estão na cama gostam muito do calor... para descer para encontrar os ladrões.
Quando os exilados eleitos estavam sendo golpeados pela perseguição e severamente maltratados por depravados odiadores de Deus, Pedro não os indicou a política de identidade para diagnosticar o problema e buscar soluções (1 Pedro 1). Em vez disso, Pedro indicou às pessoas a suficiente Palavra de Deus citando o Profeta Isaías (Isaías 40: 8) a fim de encorajá-los na fé. Precisamos de líderes como Pedro em dias de confusão, dificuldades e uma cultura cheia de males diabólicos.
Por uma Convenção que experimentou muitas cicatrizes em uma longa batalha pela inerrância da Bíblia, me entristeceu, como um pastor de 42 anos que é um produto do Ressurgimento Conservador, observar enquanto a SBC votava para adotar uma resolução que de muitas maneiras nega a suficiência das Escrituras.
The Woke Hermenêutica
À medida que os batistas nos dias de Spurgeon declinavam, ele podia ver que a questão estava fundamentalmente baseada em sua falta de compromisso com a Palavra de Deus. Em seu trabalho no Downgrade, Spurgeon disse:
A inspiração e a especulação não podem permanecer lado a lado. . .Não podemos manter a inspiração da Palavra e ainda rejeitá-la.
A mesma coisa é verdadeira com relação à suficiência das Escrituras. No entanto, na resolução que foi adotada sobre CRT e interseccionalidade - ela afirma a suficiência das Escrituras e a nega ao mesmo tempo. É um desastre teológico e cheio de contradições lógicas.
No seminário, os pastores aprendem a ciência da interpretação bíblica (hermenêutica). Em outras palavras, como uma pessoa aborda o texto das Escrituras é importante. Se métodos impróprios forem empregados, você pode fazer a Bíblia dizer todo tipo de coisas que nunca foram pretendidas pelo autor original. O objetivo do intérprete bíblico é lidar corretamente com o texto bíblico, de forma que a intenção original e o significado único do texto sejam proclamados e aplicados ao público moderno. Isso é essencial para estudiosos da Bíblia, pregadores, plantadores de igrejas urbanas e missionários pioneiros.
Muitos argumentariam que a SBC não tem como argumentar sobre ideologias complexas como CRT e interseccionalidade. Algumas pessoas podem dizer: “Vamos parar de brigar por causa da semântica e começar a ganhar os perdidos para Cristo. O mundo está morrendo e indo para o inferno em uma cesta de mão, e estamos discutindo sobre palavras e frases como 'Teoria Crítica da Raça' e 'interseccionalidade' ”. A tal resposta eu diria que as denominações também estão morrendo. Embora não sejamos chamados para ir e fazer denominações - devemos reconhecer que as denominações podem ser boas ferramentas para cooperarmos juntos para fazer discípulos em nossa comissão que vem do próprio Cristo (Mt 28: 18-20).
No entanto, para fazer discípulos, você deve ser capaz de pregar corretamente a mensagem do evangelho. “A fé vem por ouvir e ouvir a Palavra de Cristo” (Rom. 10:17). Portanto, como lidamos com a Bíblia é importante e quando nos dizem que precisamos de novas ferramentas úteis a serem adicionadas à Bíblia para lidar com o quebrantamento, o pecado, a injustiça e a depravação humana em nossas cidades - isso é o que chamamos uma nova hermenêutica .
A negação da suficiência abrirá as portas para uma nova hermenêutica e que sempre terminará em desastre.
Sempre que o texto das Escrituras é amordaçado por experiências subjetivas de pessoas - o significado, método e mensagem serão alterados. Este é precisamente o mesmo caminho interrompido percorrido por muitos grupos ao longo da história e em todos os casos, todos eles capitularam completamente na autoridade da Palavra de Deus.
A interseccionalidade convenceu muitos dentro do evangelicalismo a:
- Substitua a teologia pela vitimologia.
- Troque pastores por sociólogos.
- Teólogos comerciais para ativistas políticos.
Jamais alcançaremos “reconciliação” e “unidade” e “igualdade” por meio da justiça social.
A SBC cometeu um erro grave e que sem uma correção severa será o ponto de inflexão para uma convenção de igrejas já vulnerável e numericamente decrescente.
Corridos para votar na 11ª hora [ou na última hora] devido às regras da Convenção que não permitiriam que a SBC estendesse o horário de funcionamento pela terceira vez (o tempo total das duas prorrogações anteriores era de apenas 15 minutos), os mensageiros da SBC 2019 levantaram suas cédulas para adotar oficialmente uma resolução que não podemos permitir. E foi assim que o SBC 2019 terminou.
Imagine um mundo onde tivéssemos inúmeras igrejas locais que realmente acreditassem que a Bíblia era suficiente. Nenhum orgulho, injustiça, discriminação étnica, opressão de gênero, brutalidade policial, abuso sexual ou qualquer outra controvérsia poderia resistir à pregação fiel da Palavra de Deus. Imagine como as mulheres floresceriam com seus dons, as etnias encontrariam unidade na cruz e o evangelho seria proclamado em toda parte. Anseio por esse dia, mas não podemos chegar lá a partir daqui. A resolução adotada não levará a SBC nessa direção.
Quando WA Criswell estava diante da SBC durante o calor da batalha do Ressurgimento Conservador, em seu sermão ele contou uma história como uma ilustração para os liberais que estavam questionando a total inerrância da Bíblia entre os Batistas do Sul. Ele disse:
Um amigo meu, professor, foi para a Universidade de Chicago, para obter um doutorado em pedagogia. Enquanto estava lá, ele fez amizade com um aluno da escola de divindade. Após a formatura do jovem teólogo, o pregador em formação disse ao meu amigo professor: “Estou em um grande dilema. Fui chamado para o pastorado de uma igreja presbiteriana no meio-oeste, mas é uma daquelas igrejas presbiterianas antiquadas que crê na Bíblia. E eu não acredito na Bíblia e não sei o que fazer.” Meu amigo professor respondeu: “Posso dizer exatamente o que você deve fazer”. Ansiosamente, o jovem pregador perguntou: "O quê?" E meu amigo professor respondeu: “Acho que, se você não acredita na Bíblia, deveria abandonar o ministério!”
Eu diria que aqueles que preferem a sociologia às Escrituras e a política de identidade à suficiência da Palavra de Deus não são amigos da SBC. Essa pessoa não deve ter permissão para subir na hierarquia da SBC ou ser bem-vinda para pastorear uma igreja da SBC.
Concluo com as palavras de Charles Spurgeon que se manteve corajosamente durante tempos confusos em seu próprio círculo de igrejas e apontou para a suficiência das Escrituras:
Essa arma é boa em todos os pontos, boa para defesa e ataque, para proteger toda a nossa pessoa ou para golpear as articulações e a medula do inimigo. Como a espada do serafim no portão do Éden, ela gira em todos os sentidos. Você não pode estar em uma condição que a Palavra de Deus não providenciou. A Palavra tem tantos rostos e olhos quanto a própria providência. Você o encontrará infalível em todos os períodos de sua vida, em todas as circunstâncias, em todas as empresas, em todas as provações e sob todas as dificuldades. Se fosse falível, seria inútil em emergências, mas sua verdade infalível torna-o precioso além de todo preço para os soldados da cruz (Sermão: Mateus 4: 4).
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