O poema de Asafe

Quando Deus Silencia
asafe“certa vez, quando criança, um menino começou a passar mal e foi diagnosticado com um problema no coração. A mãe desesperada por não ter condições de pagar um tratamento ficou inconsolada ao perceber que seu filho poderia morrer tão cedo. Embora parecesse impossível um tratamento para a doença, aquela família cria que Deus poderia intervir e salvar aquela criança, ela então mobilizou uma igreja inteira, era missionária, para orar em favor de seu filho que estava piorando a cada dia mais.

Graças a uma amiga, ela conseguiu um bom médico e os exames necessários, os quais mostraram o quadro positivo para doença de coração, mas o pior ainda estava sem solução. Como fazer um tratamento de coração em uma cidade pequena? As orações da comunidade ainda não tinham movido a vontade de Deus e a criança começava a piorar.”


Essa pequena história é importante porque retrata um período em que não se ouve a voz de um salvador. A pessoa no exemplo tem apoio de outras pessoas e de um bom médico, mas as doenças geralmente não se preocupam com isso. Um tratamento iria ajudá-lo, mas um Deus poderia salvá-lo e isto era mais que desejado naquele momento.
O poema de Asafe começa com um grito de alguém que não desiste de clamar, alguém que não vê alternativa a não ser orar a Deus dia e noite.

Clamo ao Senhor; em alta voz falo com Deus, procurando a sua ajuda. Estou angustiado, e por isso peço ajuda ao Senhor. Oro a ele de noite estendendo as mãos sem parar! Para mim não haverá alegria, até que Deus me tire desta agonia. Lembro-me de Deus, penso nele e começo a gemer, com o coração pesado, esperando ansiosamente a sua ajuda.” (Sl 77.1-3)

Em suas provações, Asafe se sente desorientado e não se cansa de clamar ao Senhor, porém no versículo 7 ele nos revela que a muito tempo vem sofrendo. “Será que o Senhor vai nos abandonar para sempre? Será que nunca mais vai ser agradar de nós?”. Asafe e a criança citada acima parecem passar pelo mesmo problema, clamam a Deus e ele não respondeu. O que fazer quando Deus parece não ouvir nossas orações? Quando já estamos desanimados de continuar ou não há mais forças para recomeçar o que Deus colocou em nossas mãos, o que fazet? Em uma situação parecida muitos desistem da fé, deixam de lado aquele que pode curar e começam a buscar ajuda em outros cantos, muitos procuram coisas bizarras, outros apenas desistem e esperam a morte, Asafe nos ensina um caminho diferente. Quando não vemos o milagre em nossa frente, temos que procurá-lo atrás, no passado, assim Deus renovou as forças de Asafe, quando ele começou a meditar nas lutas e provações que Deus já havia livrado o seu povo, o povo escolhido.

Comecei, então, a lembrar das obras do Senhor, os grandes milagres que ele realizou no passado. Pensarei em tudo que ele fez por nós, nas grandes maravilhas! Concentrarei meus pensamentos naqueles milagres. Seus caminhos, ó Deus, são santos e perfeitos! Que deus é tão grande como nosso Deus? O Senhor é o Deus que faz maravilhas; mostra a todos os povos da terra o seu grande poder.” (Sl 77.11-14)

Lembrar do que Deus fez por nós traz grande força para lutar, note que Asafe muda sua expressão quando começa a falar sobre as obras de Deus, ele estava desamparado no inicio do texto e no versículo 11 ele está adorando a Deus como alguém que havia vencido um problema, mesmo estando dentro de um.

Hoje quando lembro da fase que tive problema no coração fico tomado de uma imensa alegria, quando lembro que Deus escolheu a vida para mim. Sou tomado de um sentimento inexplicável, mas isso não anula os problemas que virão, não os faz menos dramáticos, não os fizeram no passado, quando minha filha esteve doente e não farão nos próximos que vamos passar, mas uma coisa eu tenho certeza: não há deus como nosso Deus! E isto querido leitor pode transformar sua vida. O devemos fazer é crer que seu amor por nós é real e que o seu chamado opera nos problemas também, ouça o seu chamado. Não haverá dor que o separará de Deus e ele mesmo te protegerá das grandes tribulações desta vida, então se prepare porque Deus esta chegando junto com a solução do seu problema, mas ele não vem em vão, ele quer você!

O pequeno menino, estando doente, certa tarde adormeceu profundamente. Em um sonho estranho ele sentiu que algo aconteceu, havia presenciado algo que jamais presenciara. Um sonho que nunca conseguiu explicar, mas estava certo que alguma coisa havia acontecido. Despertando, andou pela casa como se estivesse em um lugar diferente, sentia-se estranho e não encontrando ninguém em casa resolveu ir até onde sua mãe poderia estar. Atravessou a cidade e ao chegar à porta da igreja sua mãe o chamou espantada e disse que estavam orando por ele... alguns dias depois ele visitou o médico e constatou que não havia mais problemas em seu coração, o problema antes visto sumiu junto com a febre, a dor e o desespero, porque havia um médico, superior aos médicos da terra cuidando de seu filho!

Quando os problemas chegarem não entre em desespero, tudo que acontece na terra passa pelas mãos de Deus, graças ao seu amor eu pude continuar a viver e esta não foi à única oportunidade que tive de estar perto da morte, muitos problemas seguem aqueles que procuram a Deus, mas Deus sempre está por perto ainda que pareça estar calado, afinal, quando Deus se cala nós devemos clamar. Amém.

Devair da Silva Eduardo


Revisão 2018. Graças a Deus estamos bem.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde