Se Jesus falou com Moisés, eu posso falar com os mortos?

Se Jesus falou com Moisés, eu posso falar com os mortos?

Recebi um comentário recente apoiando a consulta aos mortos, utilizando a Bíblia Sagrada como base. Sabemos que a Palavra de Deus proíbe expressamente esse tipo de prática, mas a religião espírita insiste em praticar e se apoiar em uma leitura falha da Bíblia sobre o tema.

É importante ler o que a Bíblia fala sobre o assunto, sem fugir arbitrariamente do tema, como os espíritas fazem, para que você não caia no engano de Satanás e acabe envolvido em um culto condenável a Deus. O principal texto contra tal prática está em Deuteronômio 18.10-12:
“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti”

O texto não proíbe apenas a consulta aos mortos; veja como ele é amplo:
  1. É proibido realizar cultos de sacrifício humano, como era costume entre povos condenados por Deus.
  2. É proibida a prática de adivinhações, prognosticadores (pessoas que tentam prever o futuro) e agoureiros (pessoas que fazem previsões negativas sobre o futuro), como ocorria naquela época. Infelizmente, essas práticas persistem em muitos centros pentecostais até hoje, sendo condenadas por Deus. Aqueles que as praticam não têm a Sua bênção.
  3. Não podem existir feiticeiros no meio do povo de Deus, ou seja, pessoas que realizam certos tipos de trabalhos para propósitos diversos, voltados a outros deuses, como a umbanda faz nos dias atuais. Aliás, muitas igrejas neo pentecostais são formadas por indivíduos que anteriormente praticavam feitiçarias e se converteram ao cristianismo.
  4. É proibida a consulta a espíritos adivinhadores. Esses são demônios que enganam a humanidade. Afinal, somente Deus conhece o futuro. Portanto, por que não consultá-Lo em vez de um espírito de adivinhação?
  5. É proibida a consulta aos mortos, tema central do texto. Consultar os mortos é proibido porque eles não podem se comunicar. Em seu lugar, demônios fingem ser os mortos para enganar a humanidade, a menos que o erro não provenha da própria pessoa que finge estar se comunicando com um morto.
As consequências dessas práticas são descritas no último verso. Aqueles que insistirem nelas serão considerados abomináveis ao Senhor. "Abominável" é o mesmo que repugnante. Deus quer distância dessas pessoas; Ele as abomina e sente repulsa por elas. Você crê que esta posição compensa o fato de se comunicar com um possível falecido? Eu creio que não.
 
O comentário do inscrito trouxe algumas observações usando textos bíblicos para apoiar a ideia de um culto onde se comunica com os mortos. Parece engraçado que alguém, utilizando a mesma Bíblia que proíbe tal prática, tente usá-la para apoiar esse terrível mal. Isso demonstra a capacidade de Satanás de enganar as pessoas e deve ser encarado com seriedade. Vamos avaliar cada parte do comentário e trazer uma resposta bíblica para elas.

Argumento 1:
1 Samuel 28 – Saul se comunicou com o espírito de Samuel? A Bíblia nunca chama aquele que apareceu de um “espírito enganador” ou um “demônio mentiroso”. A Bíblia sempre chama aquele que apareceu de Samuel.

Resposta: Saul não era um homem de Deus. O Espírito Santo o havia abandonado devido aos seus pecados (1 Samuel 15.10, 11, 23; 16.14). Aliás, Samuel trata precisamente do peso dos pecados, e, como o profeta disse, aconteceu: Saul foi derrotado por Deus justamente por tê-Lo desobedecido. Entre os atos de desobediência, destaca-se o fato de ter consultado os mortos.

Observe que, como exemplo negativo, Saul representa exatamente o que não devemos fazer. Deus demonstra em Sua própria história que agir contrário ao que ordenou resulta em morte e sofrimento.

Argumento 2:
Nos evangelhos, Jesus levou Pedro, Tiago, filho de Zebedeu, e João consigo até o alto de uma montanha.
Mateus 17:2 afirma que Jesus "Foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz." Neste momento, os profetas Elias e Moisés aparecem e Jesus começa a conversar com eles.
Lucas 9:32 é mais específico e afirma que os apóstolos "viram a sua glória". Pedro pergunta a Jesus se os discípulos deveriam armar três barracas para ele e para os dois profetas.

Resposta: A morte na Bíblia é diferente da morte no espiritismo e em religiões assim. Moisés morreu, mas apareceu em corpo aos discípulos. Elias não morreu; foi transladado por Deus (2 Reis 2.11). Observe que não há diferença entre Elias e Moisés no momento em que aparecem. Ambos parecem estar no mesmo "estado", e este não é de um fantasma, mas de uma pessoa, por isso foram reconhecidos.

Ao ensinar sobre a vida após a morte, Jesus demonstra que, de maneira misteriosa para nós, as pessoas que morrem não estão em um estado espiritual como normalmente aparecem no cinema. O rico que foi lançado no inferno sentia dores e sede (Lucas 16.19-31), ou seja, de alguma forma estava sofrendo fisicamente. Elias e Moisés aparecem para Jesus de forma física e não como fantasmas que atravessam a parede. Note que você mesmo citou Pedro tentando construir uma barraca para os dois; ora, que tipo de espírito precisa descansar em uma barraca? Somente o corpo físico se cansa ou aparenta precisar de descanso.

As pessoas que estão mortas não estão disponíveis para ninguém. Alguns eventos isolados não constituem uma regra geral ou derrubam a ordem divina tratada no texto que lemos no início da postagem.

Mas por que Jesus pode fazer, mas nós não podemos? Simples, Jesus é Deus! A segunda pessoa da Santíssima Trindade pode fazer tanto quanto o ser de Deus pode. O fato de ter vindo como homem e morrido pelos nossos pecados não tira de Jesus a Sua divindade. Ele é o Senhor de toda a criação, aquele por quem todas as coisas foram feitas e o motivo de ter sido criado tudo o que existe. Não há razão para crer que o ser humano tem tanta autoridade quanto Jesus, pois dEle são todas as coisas e nós somos apenas criaturas.

Jesus caminhou sobre as águas, deu ordem a uma planta e venceu Satanás em um debate. Nada disso pode ser repetido pelo ser humano comum, e essas passagens servem justamente para mostrar quem Ele é em relação à nossa humanidade comum.

Argumento 3:
1 João 4: 1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

Resposta: João não está falando sobre pessoas mortas quando utiliza o termo "espíritos", mas sim sobre demônios que guiam os falsos profetas. Ele orienta o crente a avaliar o que está ouvindo para não ser enganado por um falso profeta que, neste caso, traz o engano de Satanás e seus anjos. No texto, a palavra "espírito" parece se referir mais a uma força motivadora do que à essência de uma pessoa. É crucial avaliar se um certo pregador está falando da parte de Deus ou de Satanás. Não há qualquer referência à comunicação com os mortos no texto citado.

Como mencionado no início da postagem, a Bíblia é clara ao condenar esse tipo de culto, e não podemos negar os fatos. Se o estudante de espiritismo está considerando a lei de Deus e ainda assim tentando falar com os mortos, ele demonstra completa ignorância e hipocrisia em relação à própria lei moral estabelecida por Deus. O princípio de sua religião acaba por se autocondenar. Embora afirmem realizar boas obras, o ato principal do culto espírita elimina todas as boas obras, pois é uma ordem divina não tentar se comunicar com os mortos. Veja o que Tiago ensina sobre esse tipo de atitude em relação à lei:

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
Tiago 2:10-13

Minha recomendação pessoal é que você abandone o espiritismo, caso considere o cristianismo como uma religião verdadeira, pois, pela própria lei, você está condenado ao inferno enquanto praticar tais erros contra Deus. Portanto, abandone tais práticas, clame pelo perdão divino e busque a Deus, o Espírito que pode libertar de todo mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde