Analisei 3 comentários sobre Romanos, confira o resultado


Comentário Bíblico: Romanos


Hoje eu decidi avaliar os melhores comentários de Romanos que possuo, são dos seguintes autores:
João Calvino, John Murray e William Hendriksen.
Fiz isso para trazer a vocês uma pequena lista com indicação sobre qual considero melhor; tive essa ideia depois de começar a ler um pouco mais o comentário do Hendriksen.
A base da minha avaliação foi Romanos 5.1,2; texto que tenho estudado esta semana e que tem me ensinado bastante.
Eis algumas avaliações sobre cada autor:

JOHN MURRAY

764 Páginas; Ed. FIEL


O texto do John Murray é um dos melhores que já pude ler. Ele traz os textos bíblicos, uma introdução ao tema e depois passa a comentar verso a verso de forma simples, como se estivesse ensinando verso a verso mesmo. A única diferença que encontrei nele, em relação aos outros, é que ele não subdivide o verso e faz aplicações do conteúdo. Ele faz de todo o verso um único comentário e isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Em relação aos outros autores eu achei isso ruim, pois perdemos um pouco da aplicabilidade de cada parte do verso. Em Romanos 5, cada palavra do verso 1 pressupõe um tema importante na teologia acerca da obra de Cristo [não apenas sobre a fé, como muitos pensam, mas principalmente sobre Cristo], bem como a sua própria divindade; quando o autor resume muito a gente pode perder informações importantes.

Inclusive, a tradução bíblica NVT fez isso no verso 1 e 2 e removeu quase que totalmente a pessoa de Cristo, separando-o da fé, nisto o John Murray não peca, mas ainda assim, com mais detalhes nós aprenderíamos muito mais.

Nota: 7

JOÃO CALVINO

600 Páginas; Ed. FIEL


O texto de João Calvino é um pouco diferente do Murray, isso não desclassifica um dos dois, apenas que, além de tudo que disse na avaliação anterior posso acrescentar que Calvino subdivide os versos e faz aplicações mais profundas, gerando assim um comentário maior e mais completo, por isso, não espere resumos em Calvino, ele gostava mesmo de explicar.
João Calvino realmente me deixou surpreso, não tinha imaginado um comentário tão bom como o dele, mas na minha opinião, ele ainda não fez uma leitura totalmente completa do verso 1 [ou a editora não colocou tudo que ele escreveu]; veja por exemplo que há elementos importantes no verso 1º, tais como:

"Tendo sido; justificados; nosso Senhor" - estas partes nos trazem quase que uma confissão de fé, talvez a menor confissão de fé já escrita até então, mas, misteriosamente completa! Um dia vou comentar esse texto pra deixar isso mais claro.

Ainda assim, preciso lembrar que o comentário de Calvino parece ter sido mais profundo do que o do Murray, porém, ambos são ótimos comentários!

Nota: 7,8

WILLIAM HENDRIKSEN

672 Páginas; Ed. Cultura Cristã


O comentário do Hendriksen, na minha opinião, completa os dois anteriores. Digo isso, pois além de trazer uma introdução do texto, ele subdivide melhor os versos e traz uma aplicação de cada parte durante o comentário - lembra muito o comentário do Rev Hernandes Dias Lopes, acredito que o pastor tenha se inspirado neste formato. Então, a diferença é que além de trazer o que eu disse nas duas avaliações anteriores, ele cria praticamente um sermão expositivo sobre cada verso [ou grupo de versos]. Tenho a impressão de que usar apenas o comentário no púlpito já traria a sensação de estar ouvindo um sermão expositivo, isso me deixou bastante impressionado. Então, não ficou dúvidas para mim, o comentário de Romanos feito por William Hendriksen é o melhor da lista que peguei para avaliar, pois lendo-o tive a impressão de estar ouvindo um sermão, não apenas isso, mas uma avaliação profunda do texto bíblico.

Nota: 9

Uma coisa ficou clara, todos esses comentários são muito bons, e trazem uma ótima explicação de cada texto. Não quero que pensem que um anula o outro, mas que tendo qualquer um destes você vai ter uma boa explicação da carta aos Romanos, porém, caso não tenha nenhuma obra assim fica aqui a minha recomendação: compre o comentário do William Hendriksen primeiro.

Quer mandar algum material pra análise no canal? Acesse nosso perfil no Instagram e combine o envio: @palavrasemchamas

Comentários

  1. Maravilha Devair, tenho o do Murray mas ainda na li, o de Calvino já li e gostei muito. Abraços

    ResponderExcluir
  2. E o capítulo 7 como fica, é intrincado, e preciso ler e reler, para observar as nuanças do texto.
    PR Dalcy

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo comentário tbm é o do martyn loud Jone ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ tive oportunidade de ler outros ainda ,mas esta coleção do livros cartas Romanos e tesouro muito edificante com doutrina graça, justificação pela fé, grande salvação por Cristo Jesus o Senhor estou no estudo 5 já O novo Homem .bom estudo Loyyd Jones, edificante

      Excluir
  4. Devair. Deus Abençoe me ajudou muito. Eu não tenho nem um destes. Mas vou compra agora sabendo. Sei ir no lugar certo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030