O que você pediu a Deus? Doses de sabedoria #03

Doses de sabedoria #03

O que você pediu a Deus?

Se passamos por muitos problemas e tribulações enquanto vivemos na terra qual seria a melhor solução para todos eles? Afinal de contas como se revolve tantos problemas que surgem ao longo do dia? E da semana? Muitas pessoas estão perdidas em meio aos problemas e certamente você está ou esteve em algum momento da sua vida e provavelmente isso acontecerá novamente, porém, eis uma maneira de resolver os nossos problemas: a oração!
E se cremos em um Deus infinito, poderoso e amoroso, porque não pedir a ele que resolva os nossos problemas? Seria mais fácil, concorda? Não… não seria a melhor opção uma vez que alguns desses problemas pode ter sido enviado por ele mesmo, crente não existe uma fórmula mágica para resolver nenhum dos seus problemas, apenas uma regra, vamos passar por eles. Mas Tiago nos mostra uma direção agradável para que passemos com segurança pelas nossas provações.

“Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem. Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento. Ele não deve esperar receber coisa alguma do Senhor, pois tem a mente dividida e é instável em tudo que faz”. (Tiago 1.5-8 – NVT)

Tiago continua escrevendo sobre nossos problemas, ainda que se referindo aos problemas da igreja em que era líder suas palavras se encaixam com perfeição à minha e sua realidade, mas o que exatamente ele está ensinando sobre nossas provações? Ele sabiamente começa questionando aquele que precisa de sabedoria para compreender não apenas o momento em que vive, mas também como vencer essa fase. Ele diz “precisa de sabedoria para vencer essa provação? Peça-a a Deus”. Sabiamente ele nos instrui a buscar sabedoria da nossa fonte principal. Sobre a sabedoria Jó nos ensina com maestria que:

“Mas onde se achará sabedoria? E onde está o lugar do entendimento? O homem não sabe quanto vale a sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes. O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Não está comigo. Não pode ser comprada com ouro fino, nem será trocada a peso de prata.” (Jó 28.12-15 – AS21) e ainda que “Deus conhece o seu caminho, só ele sabe onde ela fica”. (Jó 28.23 – AS21)

Podemos imaginar encontrar sabedoria em vários lugares diferentes, porém apenas Deus é a fonte de toda sabedoria e ele a entrega de graça e pela sua graça a quem busca, mas, se é assim, porque pedimos tantas coisas fúteis ao invés de pedir apenas sabedoria? O homem demora muito a perceber do que realmente precisa e enquanto isso ele sofre por buscar coisas que realmente não precisa e negar as que resolveriam de fato o seu problema. Ainda sobre sabedoria Calvino ensina que: “A soma total da nossa sabedoria, a que merece o nome de sabedoria verdadeira e certa, abrange estas duas partes: o conhecimento que se pode ter de Deus, e o de nós mesmos” (As Institutas cap. 1.1 – Ed. Cultura Cristã).

Portanto ao invés de soluções completas o que Tiago nos ensina é pedir sabedoria. Ao invés de pedir o dinheiro que faltou neste mês ele orienta, peça sabedoria! Ao invés de Deus enviar o emprego dos seus sonhos Tiago ensina, peça sabedoria! Faça do que você tem hoje o que você quer amanhã, com sabedoria. Aquela cura que você tanto quer, sabedoria! Enfim, a sabedoria de Deus é útil para nos mostrar o caminho certo, direcionar o homem pela verdade e não pelos nossos desejos. Mas ainda resta uma ultima coisa, peça com fé! Não basta pedir, você precisa ter certeza de que Deus está ouvindo sua oração. Algumas dicas nos ajudam sobre como orarmos da maneira certa, o Catecismo de Heidelberg nos da uma breve aula sobre isso, acompanhe:

Como devemos orar para que a oração seja agradável a Deus e ele nos ouça?
Resposta
Primeiro: Devemos invocar, de todo o coração, o único e verdadeiro Deus que se revelou a nós em sua Palavra e orar por tudo o que ele nos ordenou para pedir. (Rm. 8.26, Tg. 1.5, 1Jo. 5.14) Segundo: Devemos conhecer muito bem nossa necessidade e miséria, a fim de nos humilharmos perante sua majestade. (2Cr. 20.12, Sl. 143.2; Sl 2.11, Sl 51.17, Is. 66.2)Terceiro: Devemos ter a plena certeza de que Deus, apesar de nossa indignidade, quer atender à nossa oração por causa de Cristo, como ele prometeu em sua Palavra. (Rm 8:15,16; Rm 10:14; Tg 1:6‐8. (7) Dn 9:17‐19; Jo 14:13,14; Jo 15:16; Jo 16:23. (8) Sl 27:8; Sl 143:1; Mt 7:8.).

As últimas palavras de Tiago porém, nos alerta para um coração dividido. Deus não terá compromisso com o crente que ama os dois lados, que serve ao mundo e a Deus ao mesmo tempo, aliás, Jesus ensina que isso é de fato impossível quando ensina que “Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro; será dedicado a um e desprezará o outro”. (Mateus 6.24 – NVT).
Portanto, para ser ouvido e atendido certifique-se que você de fato está adorando a Deus, ou estará apenas se enganando. Deus odeia o coração dividido, o povo de Israel sofreu muito com isso e foi chamado de prostituta e adúltera por manter relações fortes com outros deuses e com Deus ao mesmo tempo, que este não seja você.

Ao passar por uma provação onde não parece haver mais saída, pare por um instante e reveja seus conceitos, será que está dando ouvidos a Deus? Será que ele está tentando te ensinar alguma coisa e você ainda não deu atenção a isso? É hora de buscar sabedoria, com fé e crendo que mesmo cometendo pecados Deus quer nos ajudar e nos levantar de novo. Não esqueça porém, ele odeia o coração dividido… (Jr. 3.6)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde