O Cristão e o Dinheiro 1


"Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês." (Mateus 6.19-21 - NTLH).

"O dinheiro tem exercido grande influência sobre as pessoas, desde a antiguidade. Ele é motivo de preocupações, discórdias e até mortes." (1).
Certamente o dinheiro é uma benção dada por Deus, mas no mundo em que vivemos existem dois extremos que fogem da palavra de Deus. Aqueles que têm muito e aqueles que têm pouco.


Tendo muito ou tendo pouco uma coisa é certa, é preciso saber como usar esta ferramenta para que ela seja benção e não maldição. Os que têm muito correm o risco de se tornarem tão altos a ponto de acharem que não precisam de Deus, os que têm pouco correm o risco de, não sabendo usar o dinheiro fiquem sem ter o que comer. Todos precisam de controles iguais para problemas diferentes!

A primeira coisa que devemos entender é descrita por Salomão em Pv. 21.31, que diz: "O cavalo se prepara para a batalha, mas a vitória vem do Senhor". Isso quer dizer que mesmo que tenhamos todo o dinheiro do mundo, nossa vitória vem de Deus, não de nossa capacidade de ajuntar ou de trabalhar. Portanto em sua vida financeira não confie no dinheiro e seu poder, confie naquele que é superior, está acima do dinheiro e do poder de toda humanidade, Deus!

Saber usar esta benção também é uma questão de sabedoria, nossa primeira preocupação do mês deve ser honrar a Deus com as primícias de toda nossa renda mensal, portanto não se esqueça, Deus deve ser honrado também com o seu dinheiro! Após honrar a Deus com nosso dinheiro devemos pensar em seu uso. 

Para que isto ocorra bem tenho algumas perguntas que devem ser feitas antes de comprar algo.

"> O que pretendo fazer com meu dinheiro é lícito, louvável e justo?
> O que será adquirido é realmente necessário para minha vida e minha família?
> Esse é o momento ideal para adquirir o que estou pretendendo?
> Eu tenho beneficiado com o meu dinheiro alguma pessoa carente?
> Eu tenho sido fiel e liberal em meus compromissos para com a obra de Deus?

Se puder responder positivamente a essas questões, por certo o cristão saberá como gastar criteriosamente o seu dinheiro; aliás, o dinheiro que é do Senhor, mas que lhe foi confiado para ser bem administrado." (1)
Preciso ainda mencionar o poder do marketing e da propaganda, a fim de estarmos sempre vigiando nossas vontades, pois, as propagandas despertam em nós uma falsa sensação de que precisamos do que é anunciado, por isso pense também na verdadeira vontade de gastar o seu dinheiro. Você quer ou o comercial quer? Você precisa ou a propaganda diz que você precisa?

O seu dinheiro ainda deve ser usado par abençoar outras pessoas. Temos hoje no Brasil muita necessidade e sabemos que como cristãos somos a luz do mundo, portanto devemos sempre lembrar de abençoar alguém no que for preciso, estaremos assim fazendo a obra que Deus nos pede e seremos por ele abençoados!

Sendo assim, nós temos por certo de que o dinheiro abençoa quem usa com sabedoria e temor ao Senhor e amaldiçoa quem confia apenas no poder dele e na vontade de sempre querer mais. Deus te abençoe e que você saiba como administrar estas bênçãos!

Tenho desenvolvido uma planilha muito útil para controle financeiro, a qual disponibilizo nesta postagem para download, o Senhor tem me abençoado com esta ferramenta que uso a mais de sete anos e eu espero que possa abençoar sua vida com a mesma ferramenta! Usem a vontade, não tem vírus e é segura!


A planilha Quantum Econômico não te garante a riqueza, ela por si não pode mover um centavo seu. O que ela garante é que pode lhe mostrar uma forma correta e boa de usar o seu dinheiro para o bem, para que você e sua família tenham o melhor de Deus referente às finanças! Por isso o que está esperando? Controle-se, planeje e veja como é possível viver melhor com o que Deus te dá!

Devair da Silva Eduardo
Bibliografia: 1 – Revista Didaquê (Desafios da atualidade – pag.14, Ed. Didaquê – escrito por: Rev. Eneziel Peixoto de Andrade).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde