A graça de Deus e o pecado humano


Texto base: 2Sm 12.1-15

1- O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.2- Tinha o rico ovelhas e gado em grande número;3- mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha. 4- Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado.5- Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto.6- E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu. 7- Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;8- dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas.9- Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.10- Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. 11- Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.12- Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol. 13- Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.14- Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá. 15- Então, Natã foi para sua casa. E o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente.

Sinopse: Após Davi ter levado Bate-seba para sua cama, engravidá-la e mandar cruelmente matar seu marido para que ninguém soubesse de seus pecados, Deus envia uma mensagem especial ao Rei, uma mensagem que tiraria muitas e muitas noites de sono, tudo isso para mostrar sua posição frente a atos tão extremos como o de Davi, mas ainda assim, Deus mostra que mesmo embaixo de seu juízo Davi encontraria vida e felicidade.



O Senhor envia profetas, por quê? (v.1)

Ao longo da existência humana Deus tem usado seus profetas para levarem uma mensagem que muitas vezes fora de benção e prosperidade, porém Deus nesta ocasião enviou um profeta com uma mensagem assustadora para Davi, o que faz com que Deus envie mensageiros com mensagens ruins a pessoas tão queridas como Davi e muitas vezes para todo o povo de Israel?
Muitas pessoas têm confundido a mensagem de Deus com suas próprias mensagens e age ao mesmo tempo como Davi e o profeta Natã, julgam o pecado do outro e ao mesmo tempo esquecem os seus, porém Deus, quando envia um profeta para expor o erro de um filho, faz isto de forma a fortalecer, amadurecer e mostrar ao seu filho como o ama e é importante para Ele.
O escritor da carta aos Hebreus diz que “Deus corrige a quem ama”, por isso o profeta do Senhor deve levar este amor ao filho de Deus, não somente acusações, Natã levou a Davi não somente uma notícia ruim, mas uma notícia de redenção que lhe traria graça apesar das tribulações.

A nossa suposta justiça usada contra nós mesmos (v.5-6)

Jesus deixa claro que da forma como julgamos as pessoas seremos julgados, Ele não estava se referindo ao Julgamento das nações, o qual todos que aceitam e confiam no Senhor não passarão, ele estava dizendo do julgamento em vida, como Davi, que julgou o homem rico da parábola de Natã. O homem natural tem um grave problema chamado pecado e não há na terra uma pessoa que possa dizer que não peca ou que por um dia apenas não pecou, muitas vezes somos como Davi, julgamos nossos próprios erros em histórias de outras pessoas, além de estarmos pecando estamos ajuntando julgamento sobre nós, porque Jesus diz: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.”

Assim Davi escreveu seu próprio julgamento, e por isso quase todos os seus filhos foram envolvidos em pecados relacionados com morte, abusos sexuais, guerras e a morte de um filho com apenas um ano. Se você tivesse que escolher entre você e um filho, quem você permitiria que morresse?

Outro fato relevante é que Davi pagou não somente pelo que fez a Bate-seba e seu marido, mas também ao Senhor, leia com atenção o versículo 14a.
“Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem”

Fazer com que os inimigos do Senhor blasfemem contra Ele foi o que fez com que Deus tomasse para si o primeiro filho de Bate-seba, peso do pecado de Davi. O testemunho cristão que damos ao mundo influência a maneira como Deus agirá em nossas vidas.

Uma mensagem de arrependimento, vida e bênçãos

Acima de tudo, o que Davi fez de mais importante foi mostrar-se arrependido de tudo o que havia feito, foi nesta ocasião que ele escreveu o famoso Salmo 51, intitulado “Confissão e arrependimento; ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-seba.”

Não importa quão grande sejam nossas falhas, Deus está sempre pronto para nos ouvir quando de coração contrito o buscamos pedindo perdão, foi assim na vida de Davi e de tantas outras pessoas. Ao ouvir isso, o profeta Natã estava pronto para entregar uma notícia de vida para Davi, declarada no versículo 13.

Apesar de tão grande pecado, Davi não morreria por eles, Deus não o mataria, mesmo que este merecesse. Ao invés disso Davi deveria pagar pelos próprios pecados em vida e assim alcançar a graça do Senhor, o que foi concedido a ele quando seu primeiro filho com Bate-seba morreu, Davi, consolou-a e novamente deitou-se com ela, tendo assim um filho que todos nós conhecemos até hoje e será conhecido para sempre como Salomão, o rei mais sábio de Israel! Davi teve seu nome inscrito ainda como a linhagem de quem viria o salvador, o messias prometido, chamado Jesus, que benção não! (Mateus 1.1)

O que aprendemos com este incrível acontecimento é que, Deus, acima de tudo quer o nosso bem, nos faz pagar por nossos pecados ainda em vida por que nos ama, senão morreríamos neles, ainda que Jesus tenha pagado por nossos pecados na cruz temos a importante missão de seguirmos firmes em seu caminho, que por muitas vezes é caminho de cansaço e dor, mas que logo nos dará consolo, paz e bênçãos que nunca poderíamos obter sem estar com ele.
Davi aprendeu sua lição em vida, foi julgado por seus próprios ideais de justiça e pagou caro por cometer pecados que levariam outros a morte, perdeu um filho que deveria ser amado, viu sua esposa pagar junto com ele por um simples desejo que poderia ser vencido simplesmente fechando os olhos, mas ao final disto tudo, com coração arrependido, alcançou a graça do Senhor, mesmo passando por provações terríveis.

Hoje nós temos este tempo, de arrependimento e benção, que você meu irmão possa buscar isso em sua vida o quanto antes, pois não se sabe a hora que tudo será tarde demais! (Mateus 25.13)

Comentários

  1. Muito boa essa reflexão, essa forma de explicacao é muito boa ,muito obrigado amem por essa palavra

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde