Se Jesus já veio, onde está a restauração de Israel?
Um inscrito no canal enviou a pergunta abaixo, como a resposta é muito longa eu postarei ela no blog para que vocês possam acompanhar também:
Pergunta:
Paulo dá como referência passagens proféticas do velho testamento. Paulo, pelo Espírito escreve, que fomos vivificados juntamente com Cristo, e ele aponta para Oséias:
Oséias 6.1,2: “Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele”
Porque ele apontou para Oséias? Porque ao mesmo tempo que ele fala de sermos vivificados com Cristo, ele fala da restauração do reino de Israel, fazendo de dois povos um, apontando para Ezequiel? (Ez 37.21-28 - semelhante a 34.12-17)
37.21-23:
²¹ Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.
²² E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.
²³ E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Poderia explicar essas referências? Inclusive que Paulo também usa em Romanos e Gálatas... Por que em todas as passagens que Paulo fala do que está dizendo aos efésios, Paulo da referência em Oséias, Ezequiel, Gênesis, Reis, etc? Todas falando da divisão e restauração do reino de Deus, Israel de Deus?
EXTENSÃO:
Por que Jesus liga a restauração do Reino de Israel, com a descida do Espírito Santo e a pregação do evangelho por todo o mundo? E Paulo em efésios confirma que essa restauração por Jesus está acontecendo? (citando At 1.6-8)*
*Quando questionado sobre a restauração de Israel, Jesus ordenou que partissem pregando o Evangelho por todo mundo, começando pelo povo judeu até os limites da terra, dando entender que essa restauração não era política, mas espiritual com base na salvação e não territorial.
RESPOSTA DO CANAL:
A - Uma boa percepção das citações do Antigo Testamento pelos autores do Novo Testamento - parabéns.
- É importante verificar que os apóstolos não estão criando uma doutrina, mas interpretando o AT.
- Jesus os ensinou a fazer isso no período em que esteve com eles após a ressurreição (cf. Lc 24).
- Assim como os apóstolos fizeram, é importante que a nossa doutrina esteja fundamentada em toda a Bíblia, não apenas em trechos do Novo Testamento - compreender isso significa ser maduro na fé.
B - O texto de Oseias 6 é uma clara exposição do que a gente chama de messianismo no Antigo Testamento.
- Assim como toda a Escritura, Oseias está revelando a obra de Cristo a favor do seu povo - chamamos isso de expiação limitada;
- O profeta fala claramente sobre o castigo divino derramado sobre o seu povo (v. 1) e a esperança de ser curado por Ele mesmo. Essa obra não dependia mais das ações do povo, pois todos estavam recebendo o mesmo castigo - agora ele os chama a esperar pela ação providencial do Messias (v. 1b,2);
- O verso 2 deixa claro que essa é uma ação divina e deve ser executada por aquele que “nos dará a vida” - Jesus disse que era capaz de dar a sua vida em Jo 10.11,15;
- O resultado dessa ação salvadora é claramente exposto no verso 2: “nos ressuscitará, e viveremos diante dele”.
Acima de tudo, Oséias está chamando o povo a confiar em Deus, pois Ele os “despedaçou” e por isso os vivificará novamente no futuro - esta é a ligação entre Oséias e Efésios 2 - como você bem observou - chamamos isso de Monergismo, Deus opera em seu povo, desde o início até o fim a restauração plena, primeiro pela vinda de Jesus e posteriormente a ação do Espírito Santo no mundo, agindo em nós para que sejamos salvos
C - Por que os textos falam sobre a restauração de Israel ligando isso à vinda do Messias e a ação do Espírito Santo?
- De fato, o Novo Testamento associa a restauração de Israel à pregação do Evangelho e consequentemente à salvação do povo de Deus - aliás, foi para isso que Jesus veio ao mundo (Mt 1.21).
- Os textos mencionados do Antigo Testamento, Os 6.1,2; Ez 37) são somados a dezenas de afirmações parecidas, no mesmo livro de Ezequiel, em Isaías, Daniel e de forma geral, em todo o Antigo Testamento.
- A citação de Atos 1 também reforça o fato de que a pregação do Evangelho é a restauração do povo de Deus, que foi espalhado pelo mundo, conforme Ezequiel ensina em 34 (todo o capítulo).
A pergunta por extensão é: Onde está a restauração física de Israel? Por que os escritores não estão apontando para isso, se os judeus sempre aguardaram isso? A resposta pode ser dividida em duas partes:
Parte 1 - A promessa de restauração
- A primeira coisa que precisamos considerar é que, a promessa de restauração não é derivada dos textos proféticos, mas de Gênesis (Gn 3.14,15);
- O problema da humanidade não é onde ele deve morar, ou se o povo Judeu deve ou não ser diminante no mundo - o problema a ser vencido pela semente da mulher é a queda do homem, portanto, um problema espiritual (Jo 1.29)
Parte 2 - A citação simbólica do povo de Israel
- A segunda parte considera que realmente, alguns textos apontam para uma restauração do povo de Israel, mas não para o estado de Israel.
- Em Ez 36.28, por exemplo, Deus promete que o povo restaurado (essa é uma restauração espiritual, conforme os versos 24-27) habitaria na terra que Deus deu aos “seus pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus”.
- Embora essa citação parece apontar para a terra prometida, aquela que o povo do deserto entrou, ela está apontando na verdade para o cumprimento da promessa feita a Abraão - inclusive o profeta faz a mesma citação de Gn 17.7,8.
Um fator determinante - Jesus e o Reino de Deus
- Chamo de fator determinante, pois Jesus ensinou a interpretar as passagens que se referem a Israel como povo restaurado - caso contrário, não saberíamos como entender essas menções aparentemente física e política;
- Cumprindo a profecia de Isaías 40, João Batista apareceu no deserto preparando o caminho para a restauração espiritual do povo de Deus - isto é um fato documentado e não há como duvidar;
- Quando Jesus aparece pregando o Evangelho, suas palavras são determinantes: “é chegado o Reino de Deus”, ou “o Reino de Deus está próximo” (Mc 1.15; Lc 10.9-11)
- Questionado pelos fariseus a respeito da restauração política e territorial de Israel, Jesus, novamente, aponta para um Reino espiritual que já estava presente: “meu Reino não vem com aparência exterior” (...) “eis que o Reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.20,21) - obviamente ele se refere aos discípulos, por isso continua conversando com eles no verso seguinte;
- Em Mt 13.44-49, Jesus compara o seu Reino com: um tesouro escondido no campo; uma pérola de alto valor; uma rede lançada ao mar, que apanha toda a qualidade de peixes - e finaliza afirmando que será assim “na consumação do mundo” - mas não dá ênfase numa restauração política e geográfica de Israel, mas de um estado pós “consumação do mundo”
- Quando Paulo escreve aos irmãos em Colossos, se refere a uma esperança futura, mas não como uma restauração física de Israel, onde iríamos ver Jesus aqui na terra. Paulo escreve sobre uma “esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (Cl 1.5) - Se os escritores do Novo Testamento estivessem realmente aguardando uma restauração física, política e geográfica, não fariam menções às bênçãos que nos aguardam no céu (local onde Jesus disse ter ido preparado lugar em Jo 14.1-3.
Algumas pessoas podem argumentar que os profetas prometeram essa restauração física, política e geográfica e eu responderia mostrando que, se fosse esse o caso, Jesus e os apóstolos colocariam ênfase a esta questão, mas não é isso que fazem. Ou será que nem mesmo os apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo conseguiram compreender as profecias do Antigo Testamento?
D - Finalmente. Por que Jesus liga a restauração do Reino de Israel, com a descida do Espírito Santo e a pregação do evangelho por todo o mundo?
- Porque esta é a única restauração que a Bíblia inteira ensina. Não há outro tipo de coisa que precise ser restaurada pela vida do próprio Deus na terra, a não ser o relacionamento entre Ele e o seu povo.
- Os reis da terra e a política já estão debaixo da autoridade e vontade de Deus, mas o que havia sido perdido e foi, em Jesus, encontrado são as suas ovelhas (Dn 2.20,21; Is 40.10,11; Ez 34.11,12; Mt 1.21; Jo 1.12,13; Jo 10.16; Rm 8.3,4 - e muitos outros textos que tratam da obra de Cristo)
- A descida do Espírito Santo, portanto, cumpre a promessa de restauração do povo de Deus espalhado pela terra - diferente do que o judeu pensa, seu povo eleito não estava preso ao povo de Judá, por isso Ele envia seu Espírito como missionário em todas as terras para cumprir as profecias já citadas anteriormente.
- As bênçãos que herdaremos no futuro estão aguardando este cumprimento para que, assim como ensinado, Deus restaure todas as coisas e more para sempre com o seu povo, conforme prometido a Abraão e ensinado pelo Apóstolo Pedro: “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios” (...) “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (1Pe 2.7-10).
Em resumo, se é que se pode dizer isso, Deus está restaurando o seu povo que foi perdido pelo pecado e está, até então, debaixo do seu juízo. Não há nada mais que precise ser restaurado quando falamos da obra de Cristo e a ação do Espírito Santo
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