Jesus é o caminho a verdade e a vida, mas o que isso significa?

Jesus é o caminho a verdade e a vida, mas o que isso significa?

C.N. Willborn

Anos atrás, ouvi uma figura acadêmica importante defender um ambiente tolerante em seu campus histórico. Ele então continuou dizendo que sua universidade não toleraria a intolerância. Não perca a ironia dessa afirmação. Por mais irônica que seja, vivemos em uma era que se orgulha da "tolerância". Com isso vem um desprezo veemente por qualquer reivindicação de exclusividade. Isso é particularmente verdadeiro quando os cristãos fazem afirmações exclusivas sobre Cristo e a salvação.

A Bíblia está repleta de afirmações exclusivas. A antítese entre vida e morte é fundamental para a fé cristã. O caminho da vida e o caminho da morte percorrem a Bíblia, ilustrados em lugares como o sacrifício de Caim, baseado na incredulidade, em contraste com o sacrifício de fé de Abel, e a justaposição de Esaú e Jacó. O próprio Jesus expressou o modelo de vida/morte como o caminho estreito e o caminho largo—um caminho leva à vida e outro à destruição (Mateus 7:13-14). O caminho estreito é personificado em Jesus Cristo quando Ele disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14:6). Esta afirmação exclusiva pode ser encontrada na literatura extrabíblica desde a Didaqué (século II d.C.), nos credos e confissões históricos, até os dias de hoje.


Mas surge uma pergunta neste ponto: Como Jesus é "o caminho, e a verdade, e a vida"? Há duas respostas para essa pergunta, mas elas são inseparáveis. Há a resposta objetiva e a resposta subjetiva. Objetivamente, Ele é exclusivamente o caminho, a verdade e a vida porque Ele é Deus encarnado. Subjetivamente, Sua salvação é apropriada pelos indivíduos através da fé em quem Ele é e no que Ele fez.

Considerando objetivamente, Jesus em Sua pessoa e obra é "o caminho" porque Ele é Deus. Para a liderança judaica de Sua época, esse era um conceito inflamável. "Eu sou" era uma forte afirmação de divindade, e eles sabiam disso (João 10:10-33). Ele é o caminho porque é Deus, mas também porque é homem. Ele se fez carne e se tornou o caminho para sair do problema em que Adão nos colocou (Romanos 5). O caminho da justiça e da santidade, que Adão não seguiu, Jesus seguiu perfeitamente. Ele podia tomar o lugar de Adão, pois nasceu de uma mulher (Gálatas 4:4). Seu sacrifício perfeito podia perdoar os pecados de muitos, pois Ele é Deus (Isaías 53:12; 1 Pedro 1:24). Nele, o homem podia ser reconciliado com Deus [Pai] (Romanos 5:11; 2 Coríntios 5:18-21). Somente o Deus-homem poderia ser o caminho.

Objetivamente, Ele também é "a verdade". No mesmo evangelho, ouvimos Jesus dizer que Sua Palavra é a fonte da verdade (João 8:31-32). Essa verdade liberta da escravidão do pecado (João 8:34-35). "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:36). Alguém pode perguntar: Mas não é Sua Palavra que liberta? Ah, mas não se pode separar a Palavra e a verdade do Verbo vivo e do Doador da verdade. Encontramos a mesma personificação da Palavra escrita em Hebreus 4:12-13. Jesus é a verdade porque Ele é o Deus vivo e verdadeiro (Jeremias 10:10).

Isso nos leva à afirmação exclusiva de Cristo como “a vida”. Nas primeiras páginas da Bíblia, aprendemos sobre o Deus que falou, e toda a vida surgiu de Sua ação. Não surpreendentemente, sobre Cristo lemos: “Porque nele foram criadas todas as coisas... e nele todas as coisas subsistem” (Colossenses 1:16-17). Ele é o Criador. Mas Ele também assegurou a nova criação para Seu povo—ou seja, Ele é o Salvador dos pecadores. Se Cristo pôde criar todas as coisas com Suas palavras, então Ele, como o Verbo, pode dar a vida eterna.

Essa fé nos une a Cristo, que nos reconcilia com o Pai. Essa é a verdade absoluta, que todos os que estão em Cristo podem desfrutar com certeza.

Nos Salmos, lemos sobre essas mesmas verdades. O caminho da vida está em Sua presença (Salmo 16:11). No mesmo salmo, a verdade é chamada de conselho, que instrui o santo (Salmo 16:7). Depois, a vida é descrita como refúgio no Senhor, que preserva (Salmo 16:1). No Salmo 119, o Senhor não é apenas a luz que ilumina o caminho, mas Ele é a Palavra que dá verdadeiro significado ao caminho da vida. De fato, Ele é o próprio caminho.

Objetivamente, Cristo Jesus é "o caminho, a verdade e a vida" porque Ele é Deus encarnado. Mas isso não responde à pergunta de como Ele é tudo isso para você e para mim. Como "o caminho, a verdade e a vida" são significativos e transformadores para nós? Como isso não é apenas um fato histórico? Como a pessoa e a obra de Jesus se aplicam às nossas vidas? A resposta é pela graça, por meio da fé, em Cristo somente. Ele se torna o caminho para o Pai através da fé. Sua verdade é nossa através da fé. A vida, e a vida em abundância (João 10:10), tornam-se nossas através da fé. Ele é tudo isso para o pecador subjetivamente pela fé—"Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo" (Atos 16:31). Ele não é um Deus distante, mas Deus conosco, através da fé.

DICA DO BLOG: Conheça o curso Leitura Imersiva e descubra a verdadeira mensagem bíblica através da sua própria leitura e interpretação. Além de ser abençoado pela leitura da Bíblia, você será capacitado a levar esperança a outras pessoas. + INFO: CLIQUE AQUI.

Vivemos em um mundo de dúvida absoluta e incerteza sobre o caminho a seguir, a realidade da verdade e o significado da vida. A igreja, no entanto, responde com esperança. Objetivamente, Jesus é o caminho, a verdade e a vida, pois Ele é Deus encarnado. Somente Deus pode ser todas essas coisas. Subjetivamente, Jesus é o caminho, a verdade e a vida através do gracioso dom da fé. Essa fé nos une a Cristo, que nos reconcilia com o Pai. Essa é a verdade absoluta, que todos os que estão em Cristo podem desfrutar com certeza.

 

 Dr. C.N. Willborn é pastor sênior da Covenant Presbyterian Church em Oak Ridge, Tennessee, e professor adjunto de história da igreja no Greenville Presbyterian Theological Seminary.

Tradução: OpenIA
Revisão e formatação: Devair S. Eduardo
Fonte: https://www.ligonier.org/learn/articles/how-is-jesus-the-way-the-truth-the-life

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde

Os pergaminhos da Bíblia foram modificados? Incluíram ou removeram textos?