As marcas da verdadeira igreja, de seus membros e da falsa igreja (CB 29)


Cremos que devemos discernir, com grande cuidado e prudência, qual é a verdadeira Igreja, pois hoje em dia todas as seitas que existem no mundo reivindicam o título de Igreja. Nós não falamos aqui dos membros hipócritas, que estão misturados na Igreja junto com os bons e que, apesar de estarem presentes corporalmente, não fazem parte da Igreja em seu coração. Falamos do corpo da Igreja em si, que devemos distinguir cuidadosamente da falsa Igreja.

As marcas que distinguem a verdadeira Igreja são estas:

  • Pregação Pura do Evangelho: A verdadeira Igreja mantém a pregação pura do Evangelho. Isso significa que a Palavra de Deus é pregada de forma íntegra, sem adulterações, e com a totalidade de seu conteúdo, sem acréscimos ou subtrações (Gálatas 1:6-9).
  • Administração Correta dos Sacramentos: Ela mantém a administração pura dos sacramentos, conforme Cristo os instituiu. A verdadeira Igreja administra o batismo e a Ceia do Senhor de acordo com os mandamentos de Cristo, sem invenções humanas ou práticas não autorizadas (Mateus 28:19-20, 1 Coríntios 11:23-29).
  • Exercício da Disciplina Eclesiástica: A verdadeira Igreja exerce a disciplina eclesiástica para corrigir e restaurar os que pecam, conforme a Palavra de Deus exige. A disciplina é aplicada para preservar a pureza da doutrina e da conduta dentro da comunidade, conforme as orientações das Escrituras (Mateus 18:15-18, 1 Coríntios 5:1-13).

Resumindo, a verdadeira Igreja rege-se unicamente segundo a Palavra de Deus, rejeitando tudo o que se opõe a ela e reconhecendo Jesus Cristo como o único Cabeça. Assim, ela se conduz conforme as puras instruções do Evangelho, seguindo-as em tudo o que é exigido delas.

Ao mesmo tempo, os membros da verdadeira Igreja podem ser reconhecidos pelas marcas de cristãos: eles creem em Jesus Cristo como seu único Salvador, lavam seus pecados no sangue de Cristo, mortificam a carne e vivem em retidão de acordo com a Palavra de Deus, amando a Deus e ao próximo. Não são perfeitos, mas estão continuamente em guerra contra a fraqueza da carne e em constante progresso na vida espiritual pela graça de Deus e pelo poder do Espírito Santo (Romanos 7:14-25, Gálatas 5:16-24).

Por outro lado, podemos reconhecer a falsa Igreja porque ela atribui mais autoridade a si mesma e às suas tradições do que à Palavra de Deus. Não administra os sacramentos como Cristo ordenou, mas os altera e corrompe. Além disso, ela persegue aqueles que vivem de acordo com a Palavra de Deus e que procuram corrigir seus erros. Em resumo, a falsa Igreja pode ser identificada por sua falta de conformidade com os mandamentos de Cristo e sua submissão às regras humanas (Mateus 15:6-9).

Paráfrase criada pela OpenAI

Texto base: Confissão Belga, artigo 29

DICA DO BLOG: Conheça o curso Leitura Imersiva e descubra a verdadeira mensagem bíblica através da sua própria leitura e interpretação. Além de ser abençoado pela leitura da Bíblia, você será capacitado a levar esperança a outras pessoas. + INFO: CLIQUE AQUI.

Texto original:

Cremos que se deve discernir diligentemente e com muito cuidado, pela Palavra de Deus, qual é a verdadeira igreja, visto que todas as seitas, que atualmente existem no mundo, se chamam igreja, mas sem razão [l]. Não falamos aqui dos hipócritas que, na igreja, se acham entre os sinceros fiéis; contudo, não pertencem à igreja, embora sejam membros dela [2]. Mas queremos dizer que se deve distinguir o corpo e a comunhão da verdadeira igreja, de todas as seitas que se dizem igreja.

As marcas para conhecer a verdadeira igreja são estas: ela mantém a pura pregação do Evangelho [3], a pura administração dos sacramentos [4] como Cristo os instituiu, e o exercício da disciplina eclesiástica para castigar os pecados [5]. Em resumo: ela se orienta segundo a pura Palavra de Deus [6], rejeitando todo o contrário a esta Palavra [7] e reconhecendo Jesus Cristo como o único Cabeça [8]. Assim, com certeza, se pode conhecer a verdadeira igreja; e a ninguém convém separar-se dela.

Aqueles que pertencem à igreja podem ser conhecidos pelas marcas dos cristãos, a saber: pela fé [9] e pelo fato de que eles, tendo aceitado Jesus Cristo como único Salvador, fogem do pecado e seguem a justiça [l0], amando Deus e seu próximo [11], não se desviando para a direita nem para a esquerda e crucificando a carne, com as obras dela [12]. Isto não quer dizer, por ém , que eles não têm ainda grande fraqueza, mas, pelo Espírito, a combatem, em todos os dias de sua vida [13], e sempre recorr em ao sangue, à morte, ao sofrimento e à obediência do Senhor Jesus. NEle eles têm a remissão dos pecados, pela fé [l4].

Quanto à falsa igreja, ela atribui mais poder e autoridade a si mesma e a seus regulamentos do que à Palavra de Deus e não quer submeter-se ao jugo de Cristo [15]. Ela não administra os sacramentos como Cristo ordenou em sua Palavra, mas acrescenta ou elimina o que lhe convém. Ela se baseia mais nos homens que em Cristo. Ela persegue aqueles que vivem de maneira santa, conforme a Palavra de Deus, e que lhe repreendem os pecados, a avareza e a idolatria [16].

É fácil conhecer estas duas igrejas e distingui-las uma da outra.

Referências bíblicas:

  1. Ap 2:9
  2. Rm 9:6
  3. Gl 1:8; 1Tm 3:15
  4. At 19:3-5; 1Co 11:20-29
  5. Mt 18:15-17; 1Co 5:4,5,13; 2Ts 3:6,14; Tt 3:10
  6. Jo 8:47; Jo 17:20; At 17:11; Ef 2:20; Cl 1:23; 1Tm 6:3
  7. 1Ts 5:21; lTm 6:20; Ap 2:6
  8. Jo 10:14; Ef 5:23; C1 1:18
  9. Jo 1:12; 1Jo 4:2
  10. Rm 6:2; Fp 3:12
  11. 1Jo 4:19-21
  12. Gl 5:24
  13. Rm 7:15; G1 5:17
  14. Rm 7:24,25; 1Jo 1: 7-9
  15. At 4:17,18; 2Tm 4:3,4; 2Jo :9
  16. Jo 16:2

Fonte: https://www.monergismo.com/textos/credos/confissao_belga.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde

Os pergaminhos da Bíblia foram modificados? Incluíram ou removeram textos?