Filosofia EX, CódEX e Akel, lavagem cerebral e confusão espiritual


Recentemente um vídeo analisando a famosa Bíblia CódEX, gerou uma série de comentários negativos por parte dos seguidores da seita chamada Filosofia EX. Parte do argumento me pareceu relevante e vou colocar aqui como alerta para que outras pessoas não sejam enganados também.

A postagem trás os comentários na sequência que foram postados no YouTube, como uma conversa ou debate. Leia com calma e pense nos perigos de acreditar em doutrinas fundamentadas no Novo Testamento, mas sem fundamento nos Apóstolos.

No final da postagem você encontra uma breve análise da religião Filosofia EX.

Comentário principal:

A Bíblia Original Códex é a revelação do Criador de todas as coisas. Tanto que a frase mais conhecida de Jesus é: "Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, vejam e ouçam"! Não são todos que podem ter a capacidade de compreender Ensinos tão profundos de Jesus. Portanto, quem tem olhos, veja, e quem tem ouvidos, ouça. A Sabedoria  está para todos, mas nem todos podem ver e ouvir a Sabedoria!

Resposta do canal:

Jesus ensinou usando uma linguagem básica e limitada justamente para que todos entendessem exatamente o que Ele estava falando. Lembre-se de que no primeiro século nem todos eram letrados e cultos. Por isso, Ele usava uma linguagem comum.
Veja que incoerência dizer que há segredos na Bíblia, quando, na realidade, Jesus estava usando metáforas tão comuns como pastor, ovelhas, moedas e peixes.
Pense!

Resposta de outro participante:

seu comentário sobre incoerência de não existir segredos na Bíblia o torna incoerente. Reflita bem, Jesus se fez homem, usou de simples metáforas como você explicou, com situações do contexto e cotidiano das pessoas, assim, ele o fez, para que a mais simples consciência pudesse aprender e evoluir. O que não garante que essa mesma simples consciência pudesse e tivesse a capacidade de conectar essas metáforas com assuntos/temas/conteúdos mais complexos como filosofia/política/religião/finanças, etc.
Para finalizar, Jesus veio para todos aqueles que nele creem, não restringindo seu acesso somente aos escolhidos do antigo sistema (judeus) e não veio para trazer um novo sistema (novas religiões, sinagogas e igrejas). Caso todos respeitassem as passagens da Bíblia Sagrada de 1 Coríntios 13:4-13, Mateus 22:37-39 e 1 João 4:8, com certeza se arrependeriam de vários comentários e também de partes do vídeo… 

Fica minha reflexão. Desejo que você, assim como eu se esvazie, para que Jesus possa encher nossas vidas com os mais profundos e sinceros ensinamentos

Resposta do canal:

Vamos pensar juntos sobre esse argumento. Quero tratar por partes:

1. Sobre os ensinos de Jesus: Ele realmente usou metáforas e símbolos, mas não para impossibilitar o conhecimento, e sim para facilitar. É comum ver Jesus falando sobre coisas com as quais qualquer judeu tivesse contato. Veja como Ele fala sobre receber a mensagem do Evangelho usando a figura de um semeador, ou como Ele cita a surpresa da sua volta falando sobre um ladrão que invade uma casa à noite. Então, essa ideia de que há mistérios inacessíveis nos ensinamentos bíblicos não consegue se sustentar quando analisamos os próprios textos bíblicos.

DICA DE OURO: Aprenda a ler e interpretar a Bíblia Sagrada para não ser enganado por falsos mestres como o Akel. Clique aqui e descubra nosso curso no Hotmart agora mesmo.

2. Temas complexos com mensagens ocultas: É impossível para o judeu do primeiro século não entender as figuras que Ele estava usando. Aquelas mensagens que eram difíceis para os mestres da lei e fariseus Ele ensinou aos apóstolos e podem ser encontradas nas cartas do Novo Testamento. Portanto, não há nenhum mistério nos ensinos de Jesus que não tenha sido desenvolvido nas cartas da própria Bíblia. E se a doutrina de Akel não é encontrada claramente no Novo Testamento, ela é, portanto, parte do desenvolvimento tardio de ideias usando como base os elementos que, para nós, no século XXI, parecem difíceis.

3. Sobre a universalidade da salvação: A salvação realmente é para todos os que creem em Jesus, mas isso não implica uma nova religião, e sim a única religião disponível e ensinada no Novo Testamento. A salvação também é acompanhada por uma mudança de vida e a prática da santidade. Parte importante da salvação é a reunião dos santos para adorar a Deus, e isso tem sido praticado desde o início pelos apóstolos. Mas, para Akel, esse "sistema" não pode continuar existindo, ou seja, ele se comporta como um anti cristão.

4. Sobre se esvaziar e ser preenchido: Isso é o que fazemos quando deixamos de lado nosso orgulho e ego e buscamos a verdade nas Escrituras, sem usar elementos externos, como por exemplo, misticismos e culturas anti cristãs. A doutrina ensinada pelo líder Akel está repleta de ensinos da Cabala e de Helena Blavatsky, portanto, não pode ser considerada bíblica ou válida para encher o nosso espírito.

O que acontece aqui é que um líder com o pensamento anti igreja acabou encontrando pessoas que não gostam de se reunir e criou sua própria igreja. Uma igreja anti igreja, ou uma seita anti igreja. Mas, como precisam negar o "sistema" a todo custo, não vão admitir isso, mesmo que seja óbvio. Akel fundou sua própria igreja e, usando como base a Bíblia Sagrada, juntou em um documento pensamentos anti bíblicos, como a Cabala e doutrinas herméticas, fazendo assim seu próprio livro sagrado e ele mesmo é o papa dessa nova religião. Ou seja, ele tirou vocês do sistema e incluiu em um sistema. Antes vocês eram dependentes do sistema cristão, agora são dependentes do Akel, que já demonstrou não ser tão suficiente assim, como pode ser visto no vídeo postado.

Uma breve análise sobre a Filosofia EX:

(A fim de garantir a imparcialidade desse artigo, eu pedi a uma inteligência artificial para gerá-lo com base nas fontes disponíveis nos sites e canais da Filosofia EX. Portanto, esse texto não foi escrito por mim, mas gerado pela IA sem a minha influência)

Embora a Filosofia EX tenha raízes no cristianismo, especialmente nas referências a Jesus Cristo (Iesus Christus) como um modelo de transformação e justiça, ela também incorpora uma variedade de influências externas, tais como:

  • Misticismo Oriental: O uso de nomes e conceitos que remetem à filosofia indiana sugere uma influência significativa do pensamento oriental, promovendo uma visão holística e introspectiva da espiritualidade.
  • Esoterismo Ocidental: Elementos esotéricos são evidentes nos graus de evolução e na terminologia usada, como "CódEX", que remete a tradições de conhecimento oculto e transformação espiritual.
  • Movimento Nova Era: A ênfase na integração de diferentes tradições espirituais e na busca pela evolução pessoal contínua é característica do movimento Nova Era, que promove uma espiritualidade sincrética e inclusiva.
  • Autodesenvolvimento: A linguagem motivacional e as técnicas de autodesenvolvimento utilizadas na Filosofia EX são típicas de movimentos que combinam psicologia positiva com práticas espirituais para promover o crescimento pessoal​ (EX | AKEL)​​ (YouTube)​.

A Filosofia EX é também conhecida por seus eventos e manifestações, que ocorrem em várias cidades brasileiras. Esses eventos não só disseminam os ensinamentos de AKEL, mas também promovem a união e o fortalecimento da comunidade EX. Manifestações notáveis incluem encontros em frente a templos religiosos e locais públicos, visando chamar a atenção para suas causas e ampliar o alcance de suas mensagens​ (EX | AKEL)​​ (Protexto)​.

ATENÇÃO: todo conteúdo é produzido e distribuído pelo autor do blog, não autorizo a utilização dos textos sem atribuição de direitos autorais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde

Os pergaminhos da Bíblia foram modificados? Incluíram ou removeram textos?