A Bíblia é realmente difícil de ler?

Ler, compreender e explicar as Escrituras parecem um grande desafio no século XXI e isso faz com que muitos crentes desistam de fazer tais coisas, mas será mesmo que a Bíblia Sagrada é tão difícil assim? Vamos pensar um pouco sobre isto.

Estive lendo o texto de Lutero (Nascido Escravo) escrito em resposta a um religioso romanista chamado Erasmo. Em suas argumentações Lutero escreveu isto:

"você [Erasmo] distingue entre dogmas cristãos, fingindo que há alguns que seja necessários conhecer e alguns que não; e você diz que alguns têm o objetivo de ser obscuros e outros de ser bastantes claros".

A ideia de Erasmo, ao dizer que alguns textos e doutrinas são obscuras era mostrar que o livre arbítrio era verdadeiro e que a eleição divina oculta aos homens, mesmo que a Bíblia mostre isto o tempo inteiro. Me veio à mente que é possível termos chegado a este ponto por conta do pensamento comum na época de Erasmo, principalmente entre os católicos romanos uma vez que parte da doutrinas deles ensina que não é possível ou aceitável obter uma interpretação diferente daquela oferecida pelo papa, mesmo que ele tenha entendido errado o texto lido. Na citação de Lutero percebemos que parte do argumento romanista diz ter coisas obscuras na Bíblia e por isso não devem ser estudadas, mas este é um argumento a favor da má interpretação católica acerca de tantos outros textos bíblicos e isto pode mesmo ter sido incorporado na cultura. Em outras palavras, é parte da nossa cultura crer que a Bíblia é um livro impossível de interpretar, mas que um padre ou líder religioso tem o poder de fazer. Isto não é ensinado, nem incentivado na própria Escritura, é mais uma invenção católica para blindar a mente daqueles escravos da religiosidade adúltera tão pregada no romanismo.

A Bíblia não é um livro de mistérios no sentido de ser impossível interpretar, nós é que nos tornamos cegos por causa da tradição passada de geração a geração e pode ter sido este fator determinante para a queda do cristianismo no mundo (mesmo que não cairá completamente).

Imagine que uma criança cresça ouvindo dos pais que suco natural é ruim e que o industrializado é melhor. Esta criança cresce e se torna pai, ou mãe e ensina a mesma coisa a seus filhos, que posteriormente ensina a seus netos. o mesmo aconteceu com o mito de que a Bíblia é de impossível interpretação. Os relativistas ensinam que a Bíblia contém a interpretação perfeita, mas que nós não podemos alcançá-la - veja, é o mesmo princípio dito com outras palavras. A nossa cultura faz o que o autor John Taylor Gatto chama de "Emburrecimento programado" e não faz isto de forma ignorante, não são inocentes aqueles que impedem o povo de ler e compreender a Bíblia, pois agem assim para que as demais pessoas se tornem escravas da sua interpretação, assim como o romanismo faz com seus membros até hoje.

Minha resposta, portanto, é: Não! A Bíblia não é realmente difícil de ler, mas contém certas regras que ajudam compreender melhor a intenção dos autores e do Espírito Santo. Ela é sim, impossível de aceitar sem que Deus opere isto em nós, mas não é impossível de ser interpretada. Até mesmo um ateu pode ler e interpretar corretamente a Bíblia, desde que faça a leitura sem levar em conta sua própria opinião.

Em meu livro Guia de doutrinas cristãs trato de forma simples e completa deste assunto. Guiando o leitor usando o texto bíblico enquanto explico cada uma das regras para ler e compreender bem a Bíblia Sagrada (você não precisa ser um padre ou pastor para compreendê-la, garanto).

Mas, por que é preciso aprender ler a Bíblia se não é impossível interpretar? Eis alguns motivos que você precisa considerar:

  • Culturalmente nós não sabemos ler nem mesmo o jornal. Fomos desestimulados pela cultura e política (falarei sobre isso em outra postagem);
  • A Bíblia é composta por 66 livros distintos. São as mesmas doutrinas, mas autores diferentes e por isto você precisa aprender a discernir cada texto;
  • A Bíblia contém estilos literários diferentes, as vezes numa mesma passagem. Por isso tantas pessoas interpretam o mesmo texto de forma diferente;

Podemos incluir na lista a grande dificuldade que temos em compreender o contexto de cada texto e como isso nos leva a interpretações erradas sobre o mesmo texto. Nada disso é ensinado na escola, por isso precisamos compreender algumas regras importantes para interpretar corretamente a Bíblia.

Ler, compreender e ensinar são nossos desafios, mas ainda precisamos fazer da maneira correta. Você não pode aprender a interpretar a Bíblia hoje e amanhã tentar mudar a mente dos membros da sua igreja numa tacada só. Existe a maneira correta de ensinar a fim de que as pessoas não apenas compreendam, mas aceitem o texto bíblico com sua interpretação correta. Sobre isto existe dois artigos grandes no livro Diário de Bordo 85, lançado em 2022.

Tenho certeza que todo mundo pode compreender a Bíblia Sagrada da maneira certa. Sem relativismo, como os romanistas fazem e sem confusão como satanás adora fazer. Nós temos a mensagem de Deus revelada a nós, precisamos nos dedicar a ela, deixar que ela molde nosso pensamento e viver aquilo que Deus tem para aqueles que o amam. Se fizermos isto outras pessoas também serão transformadas, você crê nisto também?

Deixe um comentário para ajudar outras pessoas também...

ATENÇÃO: todo conteúdo é produzido e distribuído pelo autor do blog, não autorizo a utilização dos textos sem atribuição de direitos autorais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030