POR QUE AS PESSOAS TEM MEDO DO CALVINISMO?

POR QUE AS PESSOAS TEM MEDO DO CALVINISMO?

Três motivos que fazem as pessoas ter medo das doutrinas reformadas


Nos últimos anos tenho me dedicado a estudar, compreender e ensinar as doutrinas da graça. Consegui identificar diversos problemas na nossa cultura que influenciam o ensino e recepção da doutrina, isso me ajudou muito a ser mais didático quanto ao que ensino. Essa era uma das minhas dificuldades.
Há muitos motivos que fazem as pessoas rejeitar as doutrinas da graça. Pensando nisso fiz uma série de estudos na área de membros sobre o tema, mas quero destacar três dos problemas mais comuns.

I. O forte apelo às Escrituras como única base da verdade

O último século tentou remover do cristianismo uma das coisas mais importantes conquistadas na Reforma Protestante, o “Sola Scriptura”. O forte apelo ao emocionalismo e as experiências religiosas fez com que líderes ensinassem cada vez menos e buscasse cada vez mais um tipo novo de experiência religiosa. A questão não é se o cristianismo envolve ou não experiências, o grande problema é que para sustentar as experiências muitos líderes apelaram usando técnicas de persuasão, psicologia e até mesmo a outras religiões. Abandonaram, com o tempo, a verdade única revelada por Deus, a Bíblia Sagrada.

Isso criou uma nova maneira de ler a Bíblia. Sem interpretação do contexto, sem análise dos fatos e leitura minuciosa. A Bíblia passou a ser usada apenas para apoiar o que o pregador achava. As doutrinas calvinistas entendem exatamente o contrário. A Bíblia deve orientar e formar a nossa opinião sobre a verdade de Deus.

Nós consideramos a Bíblia como única regra de fé, ou seja, daquilo que cremos. O mundo atual gira em torno de pelo menos duas doutrinas seculares: humanismo e relativismo. O primeiro ensina, em última análise, que o homem é o centro de tudo e o segundo que não existe uma única verdade, que ela pode ser relativa. Essas duas filosofias tentam desde o surgimento quebrar o sola scriptura e atualmente são as preferidas de muitos religiosos (ainda que não saibam exatamente o que são).

Para muitos cristãos é estranho ouvir que Deus faz o que quer, como e quando quiser, mas para nós, lendo textos como Dn 4.35 isso é absolutamente real e possível e é justamente a Bíblia nossa maior prova de que Ele realmente trabalha soberanamente acima de toda criação.

"35. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?" (ACF)

II. A consideração única de que Deus é absolutamente soberano

Se a nossa cultura crê no humanismo e relativismo, dificilmente uma pessoa aceitaria a soberania exaustiva de Deus. Mesmo tendo textos que comprovam isso. Nossa Igreja atual é infelizmente influenciada pela cultura secular, isso significa que poucos creem haver uma verdade única e acessível e que Deus é o centro de toda criação. Por isso é difícil para um crente em 2022 acreditar que Deus é soberano e que nós somos "reputados em nada" para Ele (cf. Dn 4.35). A mente do crente moderno pensa com base nas duas sementes mais venenosas já plantadas no cristianismo: o ser humano é o ser muito importante e a verdade não pode ser alcançada por ser ela uma verdade divina.

Se Deus nos deu a sua Palavra podemos com toda certeza ter acesso à sua verdade, ainda que parcial em alguns assuntos, pois Deus não quis revelar tudo. Aquilo que foi revelado está ao alcance dos seus filhos, pois Deus quis revelar. Lendo as Escrituras sabendo que temos acesso à verdade revelada por Deus descobrimos que Ele é soberano e que desde o início faz tudo que planejou fazer. Por isso não é estranho para nós saber que Deus nos elegeu em Cristo antes da criação do mundo, pois Paulo escreve de maneira muito simples esta verdade e ela pode ser verificada desde o Antigo Testamento.

Se considerarmos a verdade como algo inalcançável, vamos nos privar daquilo que Deus quis ensinar e isso nos deixa abertos a criar conceitos que substituem a verdade de Deus. É exatamente isso que muitos religiosos fazem o tempo todo.

Quando um novo convertido tem acesso à doutrina da soberania de Deus fica inicialmente assustado, pois está acostumado com outro conceito de Deus. Um ser que respeita e faz a vontade daqueles que oferecem cultos e sacrifícios. O que muitos esperam quando buscam Deus é o mesmo que um pagão ao buscar uma imagem: ganhar alguma coisa em troca de uma oferenda. Quando percebem que o Deus verdadeiro é infinitamente diferente disto, ficam assustados.

Deus não é um ídolo que recebe o seu sacrifício e por isso faz a sua vontade. Ele não é uma estátua que está ali para bajular o ser humano e ser usado pelos líderes a fim de beneficiar aqueles que fazem o que é ordenado. Ele é o grande Eu sou! O Deus verdadeiro e vivo. Ele se movimenta em toda a história, aliás, a nossa história é a história dELe e não o contrário. Por isso somos nós que devemos buscá-lo de joelhos, pedindo misericórdia e crendo que se fizermos a sua vontade seremos ouvidos.

A soberania de Deus assusta muitas igrejas modernas e por isso não é ensinada. Porém, muitos crentes estão famintos por esta verdade e quando descobrem uma Igreja que ensina saem rapidamente da falsa igreja e procuram a verdadeira. Isso incomoda muito os falsos pastores e falsos crentes e é a partir disso que surge o terceiro maior problema do cristianismo protestante.

III. Os inimigos da fé que batalham contra a verdade

Eu considero o humanismo como o centro da religiosidade protestante atual. Nele o homem está no centro de importância e Deus precisa considerar as nossas vontades e estas precisam ser respeitadas por Ele. Nossos inimigos negam essa realidade, mas basta ouvir suas pregações, ler seus artigos e conversar um pouco para notar que eles colocam a vontade do homem em primeiro lugar.

Com isso surgiu primeiramente a doutrina do livre arbítrio, que é disseminada em muitas igrejas como aquilo que orienta a vontade de Deus. Claro, quando são pressionados eles negam, mas estão sempre ensinando esta doutrina nos cultos. Ir contra esta doutrina é equivalente a falar mal de um deus. Por isso aqueles que odeiam o calvinismo vão sempre trabalhar a nossa noção de soberania exaustiva em contraste com o que creem ser o livre arbítrio. Disso surge a noção de que Deus no calvinismo é um ser cruel, maldoso e como disse John Wesley: satânico. Fazem isso de maneira cruel para que vocês se afastem daquilo que ensinamos com base nas Escrituras e infelizmente conseguem ganhar muitos adeptos.

Na área de membros do canal foram postados 9 vídeos sobre o tema. O primeiro vídeo foi liberado ao público para que você consiga experimentar nosso formato e entender um pouco do projeto, veja:



Por que a verdade que pregamos é tão perseguida? A verdade é que as pessoas não gostam de descobrir o que Deus pensa delas, e isso fica explícito no calvinismo. Nós não maquiamos a verdade, não enfeitamos Deus para parecer menos justo e mais amoroso e isso desperta muito o lado humano de quem recebe a doutrina pela primeira vez. Com o tempo e estudo, aqueles que amam a verdade passam a aceitar o que a Bíblia ensina e rejeitar aquilo que a maioria pensa sobre a verdade. É um processo, às vezes doloroso, mas necessário.

Meu desejo é que você entenda as dificuldades e estude com mais atenção para não cair na conversa de falsos crentes que insistem em mentir para relativizar a verdade e te afastar daquilo que Deus quer que saibamos. Não desista da verdade, fique com Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030