Lendo a Bíblia com sinceridade


Vamos aprender a ler do jeito certo:


Texto exemplo:
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; (Efésios 2:1,2)

Veja o que você perde por não ler direito a Bíblia:

A - E vos vivificou...
Deus nos deu vida em algum momento - vida é o contrário à morte - morte é um símbolo de incapacidade.

B - estando vós mortos...
Quando Deus nos deu vida nós ainda estávamos mortos, ou seja, incapazes de escolher algo


C - mortos em ofensas e pecados...
Eis o motivo da nossa incapacidade. Morte no texto de Paulo trata-se da depravação humana que o incapacita de chegar até Deus com fé para ser salvo. Paulo está lembrando que Jesus havia dito que a salvação para o homem é impossível...

D - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo...
Paulo retorna a dizer que éramos incapazes de escolher ou melhorar nossa condição espiritual. Ele detalha a vida de um não crente. Alguém que anda de acordo com as práticas deste mundo, sem se preocupar com Deus.

E - o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar...
Segundo o desejo de Satanás - isso é, não vivíamos apenas no mundo, obedecemos a Satanás. Como fazemos isso? Vivendo uma vida de desobediência a Deus, uma lista importante foi incluída em Efésios 5. Paulo está até agora ressaltando que a obra salvífica foi primeiramente uma obra de Deus aplicada sobre os crentes de Éfeso, fez isso para que ficasse claro que nossa condição de desobediência e Deus foi misericordioso aos nos salvar.

F - segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência...
Paulo repete o que havia dito dando ainda mais ênfase à mensagem. Aqueles que estão afastados de Cristo vivem de acordo com a vontade de Satanás e estão impossibilitados de se achegarem a Deus.

G - No verso 3 Paulo torna a repetir que, quando Deus nos deu vida nós vivíamos exclusivamente para o diabo, seguindo as suas vontades e amávamos isso. Éramos enganados, mas ainda pior, a nossa natureza era essa.
No verso 4-6 ele conclui a ação monergista em uma profunda e edificante frase:

H - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Efésios 2:4-6

Viu como ler a Bíblia faz diferença? Nós não fizemos aqui um curso de teologia sistemática de 4 anos em Harvard, muito menos estudamos cinco obras de Calvino, Spurgeon ou Agostinho - tudo que fizemos foi ser sinceros e decentes na leitura do texto. Nessa leitura quem falou foi a Bíblia e nós somente ouvimos.
É assim que deve ser.

Depois dessa leitura é possível fazer não apenas uma conclusão, mas uma aplicação direta do texto - não como o homem natural faz, mas como Deus nos ensina nas escrituras. Vou servir de exemplo e fazer a aplicação usando a minha própria vida como uma paráfrase desse texto:

“Deus me deu vida, sem que eu pudesse alcançá-la. Naquele tempo eu vivia seguindo meus próprios pecados e era naturalmente contra Deus e desobediente. Eu mesmo não queria Deus, preferia viver de acordo com a vida de satanás, mas Deus, antes que eu pudesse morrer e ser condenado ao inferno, me salvou por sua livre vontade - pela graça de Deus eu fui salvo da condenação que os meus pecados mereciam. Eu estava morto, mas Deus quis me dar a vida. Eu queria o pecado, mas Cristo me escolheu para a santidade e por isso me ressuscitou com Ele para a sua glória, amém”.

Palavras em Chamas
Devair S. Eduardo

Agora, que tal parar de ser insensato e começar a ler a Bíblia ao invés de tentar impôr o que ela tem a dizer? A desonestidade teológica é um dos maiores problemas no Brasil.



.

Comentários

  1. Devair irmão amado em Deus, como sempre você sendo você mesmo, simples no falar mas rico em explicações. Deus te abençoe muito sempre meu amigo

    ResponderExcluir
  2. Bênção... não tinha reparado nesta passagem dessa maneira..

    ResponderExcluir
  3. Que Deus te abençoe meu irmão. Agora, quando leio a Bíblia presto a máxima atenção em cada palavra e o que ela quer dizer dentro do contexto. Obviamente que ainda sou muito incipiente nessa técnica, mas graças as suas orientações tenho observado que estou progredindo bastante na leitura da palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030