O verão está chegando - Mateus 24

“A segunda vinda de Cristo é o assunto mais distorcido e o mais desacreditado. Muitos falsos mestres negam que Jesus voltará. Outros tentam enganar as pessoas marcando datas. Contudo, outros dizem crer na segunda vinda de Cristo, mas vivem como se ele jamais fosse voltar.”


Este texto é uma amostra do texto que entrará no livro Palavras em Chamas, pode ser compartilhado com seus irmãos, desde que não seja alterado em seu conteúdo, e mantenha os créditos. Esse trecho se refere à segunda vinda de Cristo, a partir da leitura de Mateus 24.
Você pode baixar esse trecho em e-book clicando aqui



APRENDAM A PARÁBOLA DA FIGUEIRA (v.32-35)

"Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar"



Quando se trata de uma parábola, nós precisamos usar o mínimo de imaginação possível, é preciso entrar na história e observar o que está acontecendo através dos elementos introduzidos na mesma. Por exemplo:
Na parábola da dracma, em Lucas 15.8-10, Jesus usa dez dracmas para se referir à totalidade de pessoas eleitas à salvação (o seu povo). Logo que uma dracma se perde, a dona acende uma luz (aqui mostrando a ação de Cristo e do Evangelho) e limpa a casa até encontrar a sua dracma perdida. Precisamos imaginar essa cena para poder entender melhor o que Jesus estava ensinando. Alguns crentes entendem tudo de forma literal, esses sentem extrema dificuldade para compreender as parábolas do Mestre, problema bastante parecido com o que acontecia com muitos que ouviam as palavras de Jesus no primeiro século.
Logo que a dona da dracma acende a luz e começa a varrer a casa, tudo que ela quer encontrar é a sua dracma perdida, as demais coisas são varridas para fora de sua casa.

Jesus havia respondido aos discípulos sobre como seriam os acontecimentos ditos no capítulo 23, e quais sinais viriam antes do fim dos tempos. O Mestre não poderia dizer em que data específica chegaria o fim e ele retornaria, mas ainda assim ele quis dar mais detalhes sobre quando aconteceria. Para isso, ele passa a usar a imaginação dos discípulos.

“aprendam” ou “aprendei” (v.32)
Jesus inicia, então, com o aviso de que ele traria mais ensinos, que ele não daria apenas mais um exemplo, era algo útil e prático para os seus ouvintes originais, e para nós também.

“esta parábola da figueira” (v.32)
Jesus está olhando para uma figueira seca e apontando para o verão, ele diz “quando os seus ramos se renovam e as folhas brotam” (A. Sec. 21). Isso ilustra um processo progressivo, leva semanas, é um evento que termina com a chegada do verão. Segundo o comentário Histórico Cultural “a figueira perde as folhas no inverno. Nessa época do ano, contudo, ela estaria com suas folhas, predizendo o aparecimento do dos frutos do verão”. (Comentário Histórico Cultural – Ed. Vida Nova).
A maior dificuldade dos leitores atuais é compreender que quando o verão chegar, a figueira estará com seus galhos cheios de folhas, mas que isso foi um processo que começou com poucas folhas, e à medida que o verão se aproxima, outras vão nascendo.
Portanto, Jesus nos convida a olhar para uma figueira seca, e à medida que o tempo passa, as folhas surgem e começam a ser numericamente maiores. Quando o verão chega, aquela figueira, antes vazia, está repleta de folhas e pronta para dar frutos.

“igualmente, quando virdes todas essas coisas” (v.33)
Jesus passa, então, a revelar os símbolos da parábola. As “coisas” aqui são os sinais, e o verão, na parábola, é a sua volta. Poderíamos descrever a aplicação da parábola da seguinte forma:
Esses sinais apontam para a volta de Jesus, conforme eles surgem e se tornam comuns, mais perto está a volta de Jesus.
Veja que não se trata da totalidade dos sinais até o ano 70d.C. e sim do surgimento progressivo de todos eles. Sobre isso Berkhof comenta:
“Portanto, deve-se chamar atenção para o fato de que, ao se aproximar o fim, haverá uma extraordinária conjunção de todos esses sinais, e de que as ocorrências naturais serão acompanhadas por fenômenos sobrenaturais, Lc 21.25-26. Disse Jesus: ‘Quando virdes todas essas coisas, sabei que está próximo, às portas’”. (Teologia Sistemática Berkhof – Ed. Cultura Cristã)
Por isso a sensação de que os sinais se repetem, na verdade, eles não se repetem, são novas folhas da figueira. Até a volta de Jesus (o verão) os sinais descritos serão cada vez mais comuns e numerosos (as folhas), o mundo (a figueira) estará cheio destes sinais, não isoladamente, mas todos eles ao mesmo tempo, como as folhas de uma árvore.

“não passará esta geração” (v.34)
Preste muita atenção ao comentário abaixo sobre a grande perseguição:
“a ‘grande tribulação’ a que Jesus se refere tem início nos acontecimentos de 70d.C. e continua até o retorno visível de Cristo, no fim dos tempos. Ou seja, ela abrange todo o intervalo entre os adventos. Afinal de contas, se a ‘grande tribulação’ fosse apenas um período de alguns anos de intenso sofrimento logo antes da Parúsia [segunda vinda de Cristo na terra], não haveria muita razão para dizer que tal aflição jamais seria igualada (24.21). É claro que nunca será igualada, pois essa possibilidade deixará de existir com a volta de Cristo!” (Comentário de uso do Antigo Testamento no Novo Testamento – Ed. Vida Nova).

Ele é muito importante, pois, corretamente afirma sobre um evento que dura de 70 d.C. até a volta de Cristo. Por isso Jesus disse que aquela geração veria estas coisas, aliás, a minha avó viu, a minha mãe também, e nós hoje vemos e vivenciamos os mesmos sinais, com intensidade cada vez maior. Os sinais apontam e preparam o terreno para uma grande perseguição final. Como que em uma figueira, poderíamos dizer que já vemos bastantes folhas em seus galhos, ou seja, já existem sinais demais, e é provável que estejamos muito perto de uma grande colisão de sinais, a grande tribulação.
Aqueles que insistem em apoiar uma volta de Jesus antes da tribulação, deveriam se atentar mais ao texto, pois a descrição da vinda de Jesus está claramente, “logo depois da aflição daqueles dias” (24.29; ref. v.21) em concordância com o apóstolo Paulo, que enquanto ensinava sobre a volta de Jesus, afirmou que “não vos movais facilmente do vosso entendimento [...] como se o dia de Cristo estivesse já perto [...] porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição” (2Ts 2.2,3). Ambos, Jesus e Paulo, estão lendo ou explicando o texto de Daniel, quando diz que “até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações [...] e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação” (9.26,27).

“O fato de a expressão ‘todas essas coisas’, em 24.34, não incluir a volta de Cristo em si, é esclarecido em 24.33, que também faz referência a ‘todas essas coisas’ que permitem reconhecer que o ‘fim está próximo, às portas’. Não faria sentido dizer ‘quando virdes que Cristo voltou, sabereis que ele está próximo’. Portanto, ‘estas coisas’ devem referir-se aos acontecimentos preliminares de 24.4-28, que antecedem os acidentes cósmicos que a anunciam sua volta em 24.29-31” (Comentário de uso do Antigo Testamento no Novo Testamento – Ed. Vida Nova).

“as minhas palavras não hão de passar” (v.35)
Jesus encerra a parábola com uma demonstração de sua autoridade. Isso sela o que foi dito e faz com que creiamos que, deveras, tudo é verdade. É como se Jesus estivesse dando a sua palavra de que tudo aquilo era verdade. Essa autoridade está acima de todas as coisas, e ao contrário de toda a criação, as suas palavras não morrerão.
Jesus também está usando uma fórmula vista em Isaías 40.7,8, onde o profeta, sendo usado por Deus, passa a falar da obra de Cristo por seu povo. A declaração de que “a glória do Senhor se revelará” (v. 5) termina com a declaração de que “a palavra do nosso Deus permanece para sempre” (v. 9 – A. Sec. 21).
“A autoridade e a validade eterna das palavras de Jesus não são nada menos que a autoridade e a validade eterna de Deus (Sl 119.89,90; Is 40.6-8)” (O Comentário de Mateus – D. A. Carson – Ed Sheed).

Texto: Devair S. Eduardo
@palavrasemchamas

Revisão: Karla Fabricya Fernandes da Silva
@karla.fabricya

Esse texto é parte do livro Palavras em Chamas que, com o apoio de diversas pessoas, será lançado entre 2019, 2020 para distribuição com preço popular e incentivo ao compartilhamento de todo material. Você pode colaborar com o projeto também, em breve precisaremos de toda ajuda possível.



.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030