[e-book] Você precisa interpretar a Bíblia por conta própria


Você precisa interpretar a Bíblia por conta própria

Uma das perguntas que sempre ouço trata do uso de comentários bíblicos. As pessoas que dizem estudar a palavra estão sempre atrás de um comentário pronto e isso para mim é um atalho perigoso ainda que saiba da existência de bons comentários no mercado.
Um dos maiores problemas da religião cristã sempre foi a escravidão intelectual dos membros. Desde cedo os membros estiveram nas mãos de outras pessoas em relação ao ensino. De Jesus aos apóstolos os cristãos viveram um verdadeiro sonho em relação ao ensino das doutrinas bíblicas, mas já naquela época alguns “comentários” vinham recheados de heresias, estas foram tratadas de forma direta pelos apóstolos, como por exemplo Judas, quando escreve:

“[…] certos homens se infiltraram entre vós sem que fossem notados; desde há muito tempo eles estavam destinados para o juízo. São homens ímpios, que mudam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam o nosso único  soberano e Senhor, Jesus Cristo” (v.4).


Fica claro na carta de Judas que algumas pessoas estavam ensinando coisas contrárias à palavra dentro das igrejas no século 1; e se Judas teve de mudar o conteúdo da sua carta então os membros estavam dando ouvidos às heresias impostas naquela ocasião, caso contrário Judas não teria conhecido o problema.
Este é o problema de buscar sempre um comentário pronto, as pessoas não sabem o que quem escreve está pensando ou em quanto a sua fé é verdadeira a ponto de dizer a verdade sobre um texto e outro. E se não sabemos ler a Bíblia por conta própria nos tornamos reféns de comentaristas mal intencionados. Então, o que é necessário? Ler um comentário ou gerar um comentário? Creio que as duas coisas são importantes, porém, o correto é gerar o seu próprio comentário antes de consultar outros escritores, mesmo que estes sejam mestres em interpretação bíblica.
Quero deixar regras simples aqui que vão orientar melhor os leitores da Bíblia a ponto de se sentirem estimulados a estudar exegese bíblica, alguns livros serão indicados na parte final do texto, acompanhe:





Só após aprender a ler é aconselhável consultar comentários prontos, apenas como fonte de pesquisa para que saibamos se estamos indo bem na hora de interpretar o texto.
Indiquei nesse texto apenas três tipos de leitura: Comentário Histórico/Cultural, um bom Manual de Exegese bíblica e um livro sobre Pregação, abaixo você confere algumas das melhores opções, dessas eu tenho usado constantemente e foram a fonte de ensino que me ajudou a compreender melhor o que a Bíblia está falando.

1 – Comentário bíblico Histórico/cultural: https://amzn.to/2WwKjlx
2 – Introdução à exegese bíblica: https://amzn.to/2WCLJev
3 – Homilética – Da pesquisa ao púlpito: https://amzn.to/2uzqe1V
4 – Pregação – Comunicando a fé na Era do Ceticismo: https://amzn.to/2Wwl2b7

A leitura de todos os livros acima não é obrigatória, creio que o leitor atento usando apenas as 3 dicas desse texto será capaz de evoluir, porém, alguns leitores querem compreender mais a fundo como funciona e como se aplica a exegese, a estes recomendo que estudem os livros indicados acima. Boa leitura, fiquem com Deus, amém.

Devair S. Eduardo

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030