Da Sabedoria para a Vaidade - Reflexões pessoais #02

Da Sabedoria para a Vaidade


Já não leio a bíblia como antigamente, sim, estou afirmando que não leio mais a bíblia tanto quanto as pessoas imaginam e essa imagem é um tanto confusa, tanto para mim, quanto para pessoas que me vêem falando sobre Deus. Mas uma das necessidades da minha vida foi essa, não ler tanto a bíblia mais. Digo “mais” porque um dia eu a li, não apenas a li como estudei. Talvez eu seja um dos poucos crentes que além de ler o texto bíblico leu os comentários e as referências, isso de cerca de 80% de toda a bíblia e esse foi um dos motivos óbvios para eu perceber que não poderia mais continuar assim, por alguns motivos óbvios.

Eu nunca tive tanto espaço para usar todo o conhecimento que absorvei em todos os meus estudos e pesquisas, não havia tanta utilidade, já que na igreja o conhecimento bíblico aplicado não chega a 30% do que se consegue absorver estudando a palavra de Deus e isso por um motivo bem óbvio: as pessoas não querem saber dos outros 70%! Outro motivo pelo qual tive de parar os estudos, aliás, senti a necessidade de não continuar mergulhando de cabeça, também pelo fato de eu ser ansioso demais! Isso mesmo, eu sofro, assumidamente, de ansiedade! Por exemplo: eu voltei a ler e estudar o livro de Êxodo; já havia lido Gênesis algumas vezes, mas Êxodo só na época que eu estudava; e como resultado de um início dos estudos numa versão mais atual da palavra eu fiquei dois meses meditando e remoendo o fato de duas serventes ter desafiado as ordens do faraó e desobedecê-lo em sua missão de matar todos os meninos que nasceram. Depois de absorver todo o conteúdo, ter pesquisado em todas as versões bíblicas que tenho e todos os comentários que tenho decidi continuar com a leitura e advinha? Parei ao perceber a profundidade do chamado de Moisés e o quanto ele rejeitou sua missão estando cara a cara com o anjo do Senhor, foram-se mais dois meses! Algumas vezes eu saia de casa para o trabalho com um ensino bíblico da noite anterior e milhares de mensagens e sermões corriam pelo meu cérebro num movimento quase frenético e de repente advinha? Eu os esquecia! Minha ansiedade é um dos motivos de ter limitado minhas leituras bíblicas, minha paixão pelo ensino me ajuda a nunca parar, apenas controlar esses impulsos.

O terceiro motivo é o que acontece comigo e com várias pessoas que estudam muito, ou lêem muito a bíblia. O conhecimento pode nos tornar arrogantes, inquietos com questões contrárias a nossa fé e ignorantes demais para sermos ouvidos por aqueles que realmente precisam. Estudando a bíblia com afinco chegamos a um conhecimento tão perigoso e estimulante que tudo isso pode facilmente tornar-se uma armadilha para nós que buscamos o conhecimento, o que dificulta, quando não mata a chance de falar de Deus a pessoas que ainda não o conhece. Talvez esse fato seja mais bem definido pelo escritor de Eclesiastes quando diz que:

Por isso, dediquei o meu coração a compreender a sabedoria e o conhecimento, mas aprendi que isso também é perseguir o vento. Porque em muita sabedoria há também muita frustração; quanto maior o conhecimento, maior é a tristeza” (Eclesiastes 1.17-18 – Alm. Sec. 21)

São coisas que desestimulam o estudo e o conhecimento? De forma alguma, a falta de conhecimento leva o homem à escravidão. A alta dose de conhecimento o leva à solidão. Saber muito faz bem, porém é um poder que facilmente corrompe o coração do homem. O ideal é permanecer aprendendo devagar e sempre, sem essa idéia de que precisamos desesperadamente conhecer toda a bíblia em um ano ou de ler ela várias vezes durante o ano. Eu posso garantir que estudar a bíblia faz de você mais sábio do que qualquer pessoa que tenha lido ela várias vezes durante um ano. A idéia de ler não substitui a pesquisa, mas faz de alguém aparentemente importante por acreditar ter feito uma grande coisa, certamente ele não fez nada. O conhecimento gradual, baseando-se em pesquisas e estudos e não em leitura desordenada de um ponto ao outro da bíblia é muito mais proveitoso ao homem. Já perdi noites estudando algum tema bíblico sem abrir a bíblia! Apenas absorvendo o conhecimento do meu querido Strong e de tantos outros escritores que se tornaram verdadeiros mestres! Então como crescer de forma saudável? Percebi o caminho certo quando me deparei com situações onde mesmo sabendo muitas coisas eu não conseguia aplicá-las à vida real. Eu sabia tudo sobre salvação, mas muito pouco sobre como me comunicar com pessoas não crentes a respeito da salvação…

Não tenho dúvidas de que nosso maior exemplo nesse aspecto também seja Jesus, ele andou com pessoas que não sabiam nada e as ensinava de uma forma tão simples e natural que quase não sentimos quando ele fala ou ensina, tudo parece um ensino, a simplicidade do mestre realmente me fascina e mostra o quão pouco sabemos sobre as pessoas e como nos comunicar com elas. Então eu acho que o nível de conhecimento ideal é aquele em que você sabe muitas coisas, mas as pessoas não percebem isso até elas pedirem a sua opinião ou até que você aprenda a aproveitar uma oportunidade e com muita humildade deixa uma mensagem bíblica, real e humilde.

Estudemos ou não a bíblia? Sim, estudemo-la em todos os ângulos! E aprendamos seus ensinos com calma e paciência, principalmente com aplicabilidade! Nos tornaremos pessoas maiores por isso? Definitivamente não, pessoas melhores, talvez, úteis? Com toda certeza! Todo ensino bíblico precisa ser convertido à iluminação do nosso próximo. Nunca em degraus para quem os obtém…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030