Quem pode ler e interpretar a Bíblia?

Quem pode ler e interpretar a Bíblia?

Recentemente uma pessoa assistiu o vídeo “Quem pode interpretar a Bíblia? TEXTO E CONTEXTO” e provavelmente não compreendendo a exposição do vídeo fez o seguinte comentário:

“Eu não creio que todos sejam capazes de interpretar por causa de vários textos. Por Exemplo: 2Co 4:3-4 • ACF • 2011 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2Ts 2:10-11 • ACF • 2011 10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira”
No vídeo eu explico que o texto de 1 Pedro 1.20,21 não ensina a heresia católica sobre não ser aceito interpretações da Bíblia que não concordem com a igreja [interpretação dos líderes católicos]. Os membros, portanto, não podem interpretar os textos por si só, pois não tem autoridade espiritual para isso. Logo, os membros dependem dos teólogos católicos para interpretar a Bíblia ou definir doutrinas. Existe um trecho de um concílio condenando como maldito aquelas pessoas que não adotam a interpretação católica sobre as doutrinas. Veja na íntegra:

"If anyone says that it is possible that at some time, given the advancement of knowledge, a sense may be assigned to the dogmas propounded by the church which is different from that which the church has understood and understands: let him be anathema" (fonte: https://www.papalencyclicals.net/councils/ecum20.htm)

literalmente a tradução é esta: “Se alguém disser que é possível que em algum momento, dado o avanço do conhecimento, possa ser atribuído aos dogmas propostos pela igreja um sentido diferente daquele que a igreja entende e compreende: seja anátema”

O que o cânone IV.3 está ensinando é que se no futuro, por exemplo, alguém dentro da igreja decidir acreditar que é pecado venerar Maria [mesmo que use corretamente a Bìblia], ou se recusar a orar aos mortos ou até mesmo acreditar que a salvação é unicamente pela graça, mediante a fé e que isto não vem de nós, mas é um presente de Deus (cf. Ef 1.4; 2.5,8-10) - tal pessoa deve ser considerada amaldiçoada pela instituição católica romana. Desta maneira eles proíbem os membros a ler e interpretar as Escrituras, deixando tudo isso aos estudiosos, que, creio eu, usados por satanás os prendem numa idolatria pesada e cruel.
O autor do comentário, então, citou dois textos do Novo Testamento afirmando que ambos apoiam a ideia de que nem todas as pessoas podem ser autorizadas a interpretar a Bíblia, dando apoio à heresia católica romana citada no vídeo.

O primeiro texto, tirado de 2Co 4.3-4 mostra Paulo afirmando que seu ministério não é firmado em estratégias humanas, a fim de ser beneficiado por meio dele, mas pela manifestação da verdade. Paulo chega a afirmar que não precisa adulterar a Bíblia para conseguir o que os falsos profetas tanto querem (v.1,2). Quando escreve sobre o “Evangelho está encoberto” (v. 3) não está afirmando ser impossível ler a Bíblia e interpretá-la. Está dizendo que esta verdade, que chamamos de evangelho, não pode iluminar (de maneira salvífica) todas as pessoas. Por isso muitos são condenados ao inferno: por não terem sidos iluminados pela verdade do evangelho. Este é o caso de muitas igrejas (aqui eu incluo as igrejas católicas romanas também), onde o pastor (ou padre) prega, ensina e se torna até missionário, mas com o tempo demonstra nunca ter sido salvo pelo poder de Deus. Ou seja, ele pode ler e interpretar, mas essa luz nunca clareou a sua alma a ponto de levá-lo ao arrependimento e à fé. O motivo de estarem cegos espiritualmente é que satanás mesmo os cegou, para que, vendo ou ouvindo não creiam de verdade no evangelho de Cristo. Este texto, portanto, não trata do que o autor escreve no comentário. Um ateu pode ler, interpretar corretamente, mas, se o Espírito Santo não o converter dessa terrível situação ele será condenado ao inferno da mesma maneira.

O segundo texto, retirado de 2Ts 2.10,11 ensina sobre a manifestação do anticristo, chamado por Paulo de “filho da perdição” (v.3). Aqui temos uma manifestação visível de satanás. Muito provavelmente usando falsos profetas e as bestas, como descrito por João em Ap 13. Temos aqui uma diferença, esta manifestação finge ser Deus, mas não prega a Bíblia. Ele estará na terra para enganar e ainda que use parte da Bíblia a sua mensagem será puramente enganosa, como fazem muitos pastores hoje em dia. O verso 11 mostra que Deus enviará esta operação, ou seja, Deus fará com que isso aconteça para que as pessoas que não o aceitaram anteriormente sejam enganadas até o fim.
Estes homens podem interpretar a Bíblia da maneira correta? Sim, eles podem, mas eles não querem. O desejo deles é o erro, portanto, não vão no texto bíblico procurar a verdade, mas usá-la para apoiar suas mentiras - novamente, isso é muito mais comum do que parece. O texto não fala que eles não podem, mas mostra que eles não querem. Como o primeiro texto em que Paulo faz o contraste entre ele e aqueles que adulteram a verdade, ou aqueles que foram salvos pela luz do evangelho e aqueles que seguem cegos por satanás.

A grande questão do vídeo é mostrar que você, leitor, não apenas pode, mas deve ler e interpretar a Bíblia da maneira correta. Se você não fizer isso, Deus terá todo direito de lhe cobrar por este erro, pois sempre teve à mão tudo que precisou para fazê-lo.

ATENÇÃO: todo conteúdo é produzido e distribuído pelo autor do blog, não autorizo a utilização dos textos sem atribuição de direitos autorais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Oito livros que serão cancelados ou adulterados até 2030