Como fundamentar a doutrina da eleição incondicional?


Como fundamentar a doutrina da eleição incondicional?

Simples, os profetas falaram sobre eles e toda profecia sobre a vinda do Messias acontece pelos seus. Assim como o profeta Joel disse que: "E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar" (Joel 2:32), a promessa do envio do Messias se cumpre na vinda e na libertação do seu povo conforme o anjo disse a José em Mateus 1.21-23 quando diz que "porque ele salvará o seu povo dos seus pecados"


O profeta Ezequiel inspirado pelo Espírito Santo também mostra a obra completa que Jesus viria realizar, veja:
"Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão." (Ezequiel 34:9-12).

Tal profecia pode ser vista nos evangelhos enquanto Jesus ensina como procederia com o seu povo, leia: "Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso" Lucas 15:4,5.

E de forma mais clara pelo apóstolo João quando diz que: "Eu sou o bom Pastor;[ref. Ez. 34.9-12] o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" e referente às profecias diz que "Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor" (João 10:11;14-16)
Portanto quando se diz que a salvação é um ato de Deus aos seus filhos não estamos nos referindo a uma filosofia ou pensamento posterior aos textos e sim a interpretação bíblica a respeito do Messias, estas palavras são fiéis e não se corrompem como os homens sendo assim dignas de confiança e aceitação.

Em eleição incondicional vemos que o Deus verdadeiro tem um povo, que pertence a Ele desde a eternidade, este povo está hoje espalhado na terra, mas a promessa que se cumpre hoje é que Ele nos ajuntará e seremos um só povo pertencentes a um único Deus.

Para fundamentar qualquer hipótese contrária a essa doutrina precisaríamos por obrigação negar o Antigo Testamento e imaginar que tudo começa no Novo Testamento, porém, lendo as escrituras vemos que o Antigo se cumpre no Novo e o Novo ensina sobre o Antigo. Essa doutrina nos garante biblicamente que todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus como seu salvador é um eleito de Deus e todo eleito creu por que foi alcançado pela graça de Deus, o pastor enfim encontrou a sua ovelha e essa ovelha nasceu de Deus.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12,13)

DSE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde