Amanhã?

neblinasO que você planejou para fazer esta semana? Se cumpriu o que havia planejado para a semana passada?

Afinal, o que planejamos é exatamente o que acontece? Ou existe uma outra forma de pensar em relação ao futuro? Vamos pensar um pouco… o que você queria ser quando criança? Você se tornou? Você se arrepende do que você é hoje?

Certamente são perguntas que nos deixariam horas pensando e em alguns casos em prantos e lamentos mas, certamente existe alguém por trás de todos os planos humanos, e é sobre isso que Tiago, o irmão de Jesus, estava falando quando se referiu às mercadores que viajavam para negociar:



Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Em vez disso vocês deveriam dizer: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo’. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões.Toda vanglória como está é maligna.” (Tg. 4.13-16)

Note que as pessoas a quem Tiago se dirigia eram não apenas presunçosos mas, soberbos e calculistas. Com certeza não há problemas em calcular certos passos, é em ultima analise uma ótima ideia, porém tais homens não buscavam conhecer se o que eles planejavam era ou não da vontade de Deus, isto sim os torna malignos, como o autor cita no final do texto.

Aprendemos ainda que, não podemos tocar na vontade de Deus, devemos sim respeita-la  e aceitar tudo aquilo que ele de antemão planejou para nós. Quando não conhecemos os planos de Deus temos a opção de busca-los em oração, o que não havia nas palavras citadas pelo apóstolo.

A diferença de um bom planejamento e um planeamento fracassado é onde Deus está nele, caso ele não esteja, considere o plano falho e derrotado e busque a vontade de Deus. Não pense no amanhã como uma coisa que temos por direito, por que ele mesmo não nos pertence, afinal quem pode dizer o que vem amanhã? Somente quem o viu consegue saber exatamente o que fazer, não é o nosso caso, que somos como a neblina que simplesmente se dissipa.

o exemplo deixado pelo apóstolo nos mostra que não podemos garantir nem mesmo o hoje, por que nossa vida é pequena e momentânea, portanto devemos colocar Deus em cada passo dado em direção ao desconhecido futuro.

Devemos planejar sim, porém não podemos esquecer o que o mestre disse quanto ao nosso futuro. Não importa o quanto planejamos ou pensamos sobre o futuro, não há quem possa “acrescentar uma hora que seja à sua vida”(Mt 6.27)

Temos uma certeza, que, colocando Deus em todos os nossos planos ele mesmo nos mostrará sua vontade e assim poderemos viver exatamente aquilo que temos de viver e um dia ainda nos encontrarmos com ele em sua glória e majestade, amém!

Que nesta semana, você pense bem onde estão os seus planos, pois o Senhor conhece todos eles e está pronto para exercer somente a sua vontade que é santa e soberana.
amanh

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde