Bíblia. Manual de iniciante


Certa vez estava em uma livraria e encontrei um jovem que passeava pelas bíblias em busca de uma que fosse a melhor para começar a estudar. Este jovem ainda não tinha uma religião e tão pouco buscava uma, apenas queria entender o livro de Deus. Dei alguns conselhos para ele sobre versões e a forma de ler a bíblia até que um ateu entrou na conversa e não permitiu que continuássemos a conversar. Enfim, fui obrigado a sair para não entrar em uma guerra com o ateu e assim assustar o novo leitor da palavra de Deus. Daí a ideia de um pequeno e simples manual para iniciantes da Bíblia que escrevo hoje.

O que temos de levar em conta quando vamos ler a Bíblia a fim de estudarmos?

A primeira coisa que devemos ter em mente é a sua versão, devemos sim nos preocupar com a fonte, digo a editora, de onde compramos nossa bíblia. Hoje temos algumas denominações que impõe suas ideias mudando algumas passagens da palavra de Deus original, mas ainda existe e sempre existirá uma versão confiável e original. Vamos a elas

  • ·         João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida
  • ·         João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada
  • ·         Nova Tradução da Linguagem de Hoje
  • ·         Nova Versão Internacional



Estas quatro versões são mais comuns de se encontrar e todas são importantes e originais. Mudando apenas no sentido de que cada versão possui uma linguagem diferente, sendo o primeiro exemplo uma linguagem mais antiga e o ultimo uma linguagem mais atualizada, porém todas expressam os mesmos ensinamentos.

Outro ponto importante de se notar é que todas estas versões contém a logomarca da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) isso faz com que ela seja mais confiável ainda. Para maiores informações segue o link: http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=3

A SBB tem como objetivo lançar a Bíblia em uma linguagem original, isso quer dizer, sem adicionar ou retirar nada que alguém possa discordar, por isso, o que está nos pergaminhos originais está na bíblia que temos nos dias de hoje.

Por onde começar?

A Bíblia tem 66 livros que expressam uma verdade única, porém se começarmos da metade do Velho Testamento não vamos entender exatamente nada! Portanto, não espere entender Isaías sem antes ler sobre Gênesis! Não espere entender o livro Apocalipse sem antes ler sobre Jesus nos quatro evangelhos. Cada livro conversa com outro, ao passo de que começar pelo fim é perder toda uma história e um precioso tempo.

É possível ler o Novo Testamento antes de ler o primeiro, na verdade é aconselhável devido a algumas dificuldades presente no Velho Testamento, principalmente com relação às leis de Deus. Minha dica é a seguinte: Leia Gênesis e Mateus ao mesmo tempo. Lendo um livro do novo e um do velho, assim conhecemos as duas faces da palavra de Deus!

Ainda é possível conhecer o livro Provérbios antes dos outros, assim como eu fiz. Um erro muito comum em quem já conhece a bíblia é abri-la em um ponto e ler como uma caixa de surpresa, achando que Deus lhe mostrará uma mensagem específica onde ela por o dedo. Isso é um erro, pois toda a bíblia já é uma mensagem de Deus e não deve ser usada como sorte.

Símbolos, como identificá-los?

Muitas vezes Deus fala através de símbolos. Jesus falava muito através de parábolas, histórias que contavam outra história por trás da trama principal. É muito comum o uso de símbolos e Deus os usa para que aqueles que não querem uma vida dedicada a ele não compreendam os seus mistérios.
Assim, quando encontrar um mistério na palavra de Deus, pesquise em outras versões, como as que foram citadas, uma versão acrescenta a outra e você consegue captar bem a mensagem de Deus para você!

Afinal, o que é a Bíblia?

A bíblia é um conjunto de documentos escritos por pessoas que foram usadas por Deus. Antigamente era muito comum se escrever tudo o que acontecia, assim como hoje, e o povo de Deus registrava todas as coisas que Deus fazia em seu meio. Usados por Deus eles deixaram grandes ensinamentos que o Senhor usa para instruir e capacitar àqueles que o buscam, por isso dizemos com toda a certeza, a Bíblia contém a palavra de Deus.

O Espírito Santo

O fator principal para quem quer aprender a palavra de Deus é buscar orientação no próprio autor da Bíblia, Deus! Ele nos direciona em sua palavra e vai pouco a pouco nos ensinando seus mistérios, por isso é sábio orar pedindo orientação ao Espírito Santo para compreender suas palavras.
Fico por aqui com as minhas dicas, sei que se você estudar com o auxílio do Senhor estará preparado para entender todas as coisas que Deus nos deixou em sua palavra.

Um estudo mais completo e avançado está nesta página para ser baixado e estudado por você. Aproveite e deixe suas dúvidas para que eu possa completar esta postagem!

você será direcionado ao site para download direto

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde