Como criar sermões e estudos #2



No vídeo de hoje você fica sabendo qual o melhor estilo para pregar um sermão, além de mais duas dicas para interpretar bem qualquer texto bíblico. Esta é uma parada importante para o próximo passo e você não pode ficar sem descobrir o que estou falando nesse vídeo!





[esboço]

1 - O melhor estilo para sermões


Depois de ouvir algumas mensagens boas no youtube e na sua igreja você terá a sensação de não existir um método ou um estilo que seja único ou básico para pregar um sermão. um sermão não se baseia apenas em técnicas de persuasão e táticas de marketing, ele é basicamente uma mensagem comunicada, logo um sermão não precisa necessariamente fazer rir ou chorar para que seja bom ou melhor, ele precisa fazer com que as pessoas aprendam o que está sendo ensinado, nada mais.

Compare por exemplo os sermões do Rev. Augustus Nicodemos com os de Spurgeon, ambos ótimos pregadores com estilos diferentes, Spurgeon opta por um sermão temático, enquanto Nicodemos é mais acadêmico, porém, ambos conseguem fazer o ouvinte compreender perfeitamente o que estão ensinando.

Dois exemplos de sermões completamente diferentes visto na Bíblia
Exemplo A: A mulher adúltera
Em João 8.7 vemos Jesus proclamando um ensino formado de apenas uma frase: “Quem dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela”. Com apenas uma frase ele usou tantas referências e foi tão claro que podemos afirmar ser esse um pequeno sermão de sucesso.

Exemplo B: A mensagem de Pilatos
O que dizer de Pilatos que com uma placa e poucas palavras pregou que Jesus era de fato Rei dos Judeus? Leia em João 19.19-20 que diz: “Pilatos ordenou também que se colocasse um letreiro sobre a cruz com esta inscrição: Jesus Nazareno, O Rei dos Judeus. Muitos Judeus leram a inscrição, porque o lugar onde Jesus foi crucificado ficava próximo da cidade; a inscrição estava em hebraico, latim e grego.”

Logo, não é o método que garante o sermão e sim o quanto de conhecimento está aplicado a ele somado de uma boa exposição, um bom pregador precisa ser um bom comunicador e estudioso da palavra de Deus.
Outro detalhe é o fato de que não é o mensageiro responsável pela aceitação da mensagem no sermão, ele precisa ser claro e objetivo, quem garante o resultado é o próprio Espírito Santo. O que se espera de um pregador é que ele conheça o texto para explicar antes, sem o conhecimento não adianta.

2 - Duas Regras fundamentais na interpretação de qualquer texto

A - Esqueça o que você acha
Ao interpretar um texto o leitor precisa esquecer o que acha ou acredita e aceitar unicamente o que o escritor está dizendo. Não significa mudar de opinião, mas sim, esquecer seus próprios conceitos e deixar o texto falar por si só.

B - Leia todo o texto
Leia antes de tudo. Antes de tentar interpretar leia todo o texto e depois leia-o separando as partes interligadas e depois releia fazendo anotações sobre tudo no texto.


Conheça o canal do blog.!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde