O que revelam as escrituras sobre Deus?

Passo a Passo para o Reino de Deus

Parte 2 - Capitulo 6

O que revelam as escrituras sobre Deus?


Sempre que penso sobre o que as escrituras ensinam a respeito de Deus lembro da pergunta de Moisés enquanto falava com Ele na sarça ardente: “Então Moisés disse a Deus: Quando eu for aos israelitas e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós, e eles me perguntarem: Qual é o nome dele? Que lhes direi? Deus disse a Moisés: Eu sou o que Sou. Assim responderás aos israelitas: Eu sou me enviou a vós.” (Êxodo 3.13-14 – A. Sec.21)

Interessante e intrigante maneira de Deus se revelar a Moisés, talvez uma forma de fazer o povo lembrar de que aquele Deus era o Deus a quem eles estavam orando ou pensando; ou talvez Deus estivesse demonstrando que numa cadeia de deuses criados pelos homens aquele que havia enviado Moisés era o único Deus verdadeiro, o real, aquele que existe! Deus se revelou a Moisés como “Eu sou o Deus, o único”. E quando ele faz isso a Moisés não se preocupa em provar que ele realmente é o que diz, todas as provas físicas experimentadas pelo herói da bíblia provam, assim como ele continua provando ainda hoje quem realmente é!  A bíblia revela que Deus é! E a experiência que o crente tem com ele demonstra que ele realmente é!
Talvez o povo tivesse esquecido quem era aquele Deus, o único verdadeiro. Talvez você em sua essência também tenha e por isso Deus envia um recado que toca diretamente a sua memória e a do povo escravo no Egito dizendo: “Assim dirás aos israelitas: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o de Jacó, me enviou a vós. Este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração”. (Êxodo 3.15b – A. Sec.21). Quando não há provas suficiente no presente para nos apegarmos à nossa fé o melhor que podemos fazer e lembrar o passado, quantas vezes Deus esteve do nosso lado? Quantos dos nossos antepassados o adoraram e viveram seus últimos dias adorando-o? As melhores provas estão no passado porque ninguém mais pode mudá-las; se fomos curados por Deus no passado isso é uma prova suficiente para lembrarmos o quão real ele é, se fomos libertos do pecado não podemos negar sua existência ou aceitaremos que ainda estamos condenados, mas o que podemos dizer sobre a revelação de Deus na bíblia? Eis a nossa questão didática de hoje!

Sabemos o motivo de existir, sabemos o que é a palavra de Deus e confiamos nela quanto a ser a revelação de Deus para os homens, sabemos como Deus se revela em nós e no universo e agora queremos descobrir o que a Bíblia ensina sobre Deus; lamento dizer que a resposta a essa pergunta seria eterna, não caberia em lugar algum, porém alguns raios de luz podem nos ajudar a entender um pouco mais sobre ela.

A bíblia mostra claramente uma união entre três pessoas no que chamamos de Deus, eles são um enquanto são três e isto é quase incompreensível para nós acostumados a sermos um. Porém a palavra mostra claramente a trindade, não apenas figurada, mas em pleno e belo movimento, leiamos Mateus ensinar sobre isso:
Depois de batizado, Jesus saiu logo da água. E viu o céu abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba, vindo sobre ele. E uma voz do céu disse: Este é o meu filho amado, de quem me agrado”. (Mateus 3.16-17 – A. Sec.21)

Os três! Ao mesmo tempo e em locais próximos, Jesus saindo da água após o batismo, Deus no céu e o Espírito Santo descendo sobre Jesus. Fantástica apresentação da divina trindade! Eles não apenas estão ali como conversam entre si, Jesus caminhou para receber, o Pai observou e o elogiou enquanto o Espírito tomou seu lugar, há aqui um movimento que mostra o quão independentes eles são e quão unidos estão. Quanto a isso o Pastor John MacArthur comenta:
As três pessoas da trindade são distinguíveis [que é possível distinguir] nesse versículo, uma forte prova contra a heresia do modalismo, que sugere que Deus é uma pessoa que se manifesta em três modos, um por vez.” (B. MacArthur – nota Lc. 3.22)

Sobre a sua vontade e como ele a executa os textos bíblicos não economizam palavras para deixar claro que ela, a sua vontade, irá acontecer independente de qualquer outra coisa, sobre isso ele fala através do profeta Isaías:
Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: Que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. Sou eu que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; sou eu que digo: o meu conselho subsistirá, e realizarei toda a minha vontade,” (Isaías 46.10-11 – A. Sec.21)

Sobre tal conhecimento ainda que em breves versos podemos chegar à conclusão de que ele e apenas ele é o Deus verdadeiro, manifesto na sua criação, na história, nos seus profetas que com tamanha coragem anunciaram a sua palavra e que não se trata apenas de ser o Deus verdadeiro e os outros falsos, trata-se de não haver nenhum outro além dele. Ele não apenas conhece o passado, como foi ele quem criou passado, presente e futuro e não tem medo de dizer o que irá fazer no futuro como vemos em vários textos das santas escrituras. Sobre isso foi registrado no livro de Daniel a respeito de Nabucodonosor, rei da Babilônia: “mas há um Deus no céu que revela os mistérios. Ele revelou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias”. (Daniel 2.28a – A. Sec.21)

Sobre a flexibilidade das suas promessas ele garante, elas irão acontecer e isso não depende da minha ou da sua vontade, a palavra de Deus revela que apenas ele tem o poder sobre o que está desde o princípio definido para acontecer e isso de fato acontece e acontecerá (porque já vivemos o que ele disse que aconteceria...), Jesus certamente não levou em consideração a nossa vontade de pecar quando afirmou que “quanto ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão somente o Pai. Pois a vinda do Filho do homem se dará à semelhança dos dias de Noé”. (Mateus 24.36-37 – A. Sec.21) e talvez você se pergunte, como foi na época de Noé? A resposta está claramente expressa em Gênesis 7.11 onde lemos que “Aos dezessete dias do segundo mês do ano seiscentos da vida de Noé, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram; e caiu chuva sobre a Terra quarenta dias e quarenta noites”. (A. Sec.21).

Nos dias de Noé construir uma arca da forma como Deus mandou pode ter demorado mais de cem anos! Jesus diz que seria como nos seus dias porque as pessoas não ligaram para o que estava acontecendo, nenhuma pessoa perguntou a Noé (não é relatado) sobre o motivo de construir uma arca de tamanha magnitude embora ele estivesse claramente obedecendo às ordens de Deus. Jesus está não só afirmando que a vontade de Deus irá sim acontecer como ela pegará muitos de surpresa! Onde estamos nós hoje com todos os acontecimentos apontando para uma vinda iminente de Jesus? Isso induz ao medo? De forma alguma pois tal salvação foi preparada para os eleitos, aqueles que foram escolhidos desde a eternidade para estarem com Deus, ora, se os planos de Deus para a criação já estão traçados desde o início o que dizer do seu plano para as pessoas? Não são elas criaturas feitas por Deus assim como todas as outras embora carreguem uma lembrança de seu criador? Não entraremos neste ponto hoje por ser um dos pontos dos próximos estudos do catecismo maior de Westminster

Sobre a sua própria vontade e soberania não foi à toa que o próprio Rei Salomão escreveu que “Há muitos planos no coração do homem, mas o propósito do Senhor prevalecerá”. (Provérbios 19.21 – A. Sec.21) e o salmista canta: “O Senhor frustra os planos das nações, anula os intuitos dos povos. O plano do Senhor permanece para sempre, e os intuitos do seu coração, por todas as gerações. Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que ele escolheu como sua herança”. (Salmos 33.10-12 – A. Sec. 21)

Querido, nada foge dos planos determinados por Deus; e a sua santa palavra não teme expor isso para que todos saibam que os seus planos serão exaltados. Crente, eu escreveria a noite toda para lhe mostrar o que a Bíblia revela sobre Deus e terminaria dando graças a Ele por deixar tamanha revelação a nós, seus filhos, porém uma o texto poderia ficar de fato cansativo (para quem lê, não para mim) então o que fazer? Termino essa seção, belíssima seção que Deus planejou desde a eternidade para que você lesse com palavras a respeito da sua própria salvação:

Ele, que foi entregue pelo conselho determinado e pela presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o pelas mãos de ímpios; e Deus o ressuscitou, quebrando as algemas da morte, pois não era possível que fosse detido por ela.” (Atos 2.23 – A. Sec. 21)






.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde