O que as Escrituras ensinam principalmente?

Passo a Passo para o Reino de Deus

Parte 1 - Capitulo 5

O que as Escrituras ensinam principalmente?



Josias tinha 8 anos quando começou a reinar, e reinou por 31 anos em Jerusalém; Josias fez o que era certo aos olhos do Senhor e seguiu o exemplo de seu antepassado Davi, não se desviando nem para um lado nem para o outro.” (2 Reis 1a, 2 – NVT)
Você certamente se sentiria mal visitando Jerusalém na época em que o rei Josias começou a reinar, havia na cidade um ar estranho e provavelmente você sentiria náuseas ao chegar próximo ao templo do Senhor, mas, “como assim?”, você me perguntaria, “não disse agora que Josias não se desviou dos caminhos do Senhor?”. Sim, Josias não se desviou, é o que o texto diz, porém, toda a cidade estava contaminada e desviada dos caminhos do Senhor!
No início do reinado de Josias Jerusalém estava completamente desorientada e contaminada pelo pecado. Seu povo havia absorvido praticamente todas as culturas em volta de si e seu templo era praticamente um museu de cultura religiosa pagã devido aos reis anteriores. A bíblia relata que nesta época em Jerusalém:

1 – Haviam utensílios para uso em cultos a deuses pagãos dentro de templo de Yahweh (Cap. 23.4);
2 – Os sacerdotes eram idólatras, ou seja, adoravam a Deus e aos deuses pagãos, quebrando assim um dos primeiros mandamentos e, segundo Jesus um dos mandamentos mais importantes (cap. 23.5);
3 – Havia um poste usado para adoração à deusa Aserá dentro do templo do Senhor (cap. 23.6);
4 – Dentro do templo foram construídos alojamentos para acomodar prostitutos e prostitutas do culto à deusa Aserá. No mesmo local fabricavam enfeites para os postes que usavam na adoração à deusa (cap. 23.7);
Além desses fatos estarrecedores a cidade adorava a praticamente todos os falsos deuses e seus costumes, incluindo o temido culto a Moloque! O povo de Deus estava adorando Moloque! Sobre esta terrível situação o profeta Jeremias chegou a dizer:
Durante o reinado de Josias, o Senhor me disse: “viu o que fez a infiel nação de Israel? Como esposa que comete adultério, Israel adorou outros deuses no alto dos montes e debaixo de toda árvore verdejante. Pensei: ‘Depois de fazer tudo isso, ela voltará para mim’, mas não voltou, e Judá, sua irmã traiçoeira, viu isso. - Israel não se preocupou nem um pouco em cometer adultério ao adorar ídolos feitos de madeira e pedra. Agora, a terra está contaminada.” (Jeremias 3.6;9 – NVT)
Até que, limpando o templo o sacerdote Hilquias encontrou parte da lei do Senhor e levando à sua presença a leu para ele. Imediatamente o rei se prostrou em arrependimento ao ouvir aquelas palavras. Rasgando suas vestes em sinal de culpa! Mas, não era este o rei que não se desviara dos caminhos do Senhor? Então porque sentiu culpa? (cap. 22)
Ao ter acesso à palavra de Deus o rei pode compreender o pecado do povo. Sem o conhecimento da verdade todo homem age como se estivesse correto, mas, e se você descobrisse hoje que está fazendo tudo errado achando que está certo? Essa crise iniciou no momento em que os olhos do rei foram abertos para a palavra de Deus, para o que Ele realmente esperava do seu povo, comparando com o que estava sendo feito o rei imediatamente compreendeu que algo de muito terrível estava para acontecer e a partir de então deu início a uma das maiores reformas religiosas de todos os tempos! Nela estava incluso a profanação de todos os templos e deuses pagãos que estavam em Jerusalém incluindo a morte de todos os sacerdotes idólatras! Ainda que esta reforma significasse um ótimo recomeço ele não excluiu o castigo divino sobre todo o povo rebelde de Israel, apenas o rei foi poupado por ter se arrependido de coração, mas, o que tem isso com nosso tema de hoje? Completamente tudo!
Muitos tentam usar a palavra de Deus para diversas coisas, uns tentam teorizar sobre a criação e idade da Terra, outros tentam usá-la para apoiar pontos de interesse e falsos profetas usam a mesma para enganar e prostituir o povo de Deus. A palavra de Deus é usada até mesmo como objeto de sorte! Tiram a sorte usando uma bíblia em vários lugares no Brasil… fazem diversas coisas com ela e ignoram a parte mais importante, aprender com ela o que Deus deseja que aprendamos. A palavra de Deus é útil para que o homem aprenda sobre Deus e o que Ele quer para cada pessoa na Terra. E se parássemos de usar a palavra de Deus para provar que estamos certos e começarmos a buscar nela o que Deus quer que façamos aqui na Terra? Se esse pensamento se espalhasse o que aconteceria hoje com o cristianismo mundial? Consegue mensurar o tamanho que isso seria?
João, concluindo seu evangelho acerca de Jesus, ensina que: “Os discípulos viram Jesus fazer muitos outros sinais além dos que se encontram registrados neste livro. Estes, porém, estão registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo nele, tenham a vida pelo poder do seu nome.” (João 20.30-31 – NVT).
Em outras palavras o que está registrado em seu livro é para que nós creiamos em Jesus e pela obra do Espírito Santo sejamos salvos pela fé nEle! Não foi escrito para que o homem pudesse se apoiar em alguns pontos a fim de criar a doutrina da prosperidade? Não! Foi escrito para que nós sejamos salvos pela palavra santa de Deus! O apóstolo termina seu livro dando a mesma enfase na palavra, que é Jesus, como iniciou afirmando que: Aquele que é a Palavra possuía a vida, e sua vida trouxe luz para todos. A luz brilha na escuridão, e a escuridão nunca conseguiu apagá-la” (João 1.4-5 – NVT). A bíblia ensina o que se precisa saber para a salvação! Ela conta nossa história! Do passado para o futuro, faz uma ligação perfeita para que eu e você consigamos passar da morte para a vida, das trevas para a luz.
Sem a palavra de Deus ninguém seria salvo? Não existe essa possibilidade nos planos de Deus, para ser luz aos que creem hoje ele deixou sua palavra, para nos ensinar e instruir acerca da nossa salvação a bíblia é o manual completo. Sua obra na cruz não reduz em nada o poder da sua palavra e quando lemos o que na bíblia foi escrito por inspiração divina somos ensinados espiritualmente e com o auxílio do Espírito Santo, sem o qual nenhuma letra seria legível e nenhum ensino seria devidamente posto em prática.
Sobre o poder da sua palavra Jesus ensina: Eu lhes digo a verdade: quem ouve a minha mensagem e crê naquele que me enviou tem a vida eterna. Já passou da morte para a vida. Eu lhes asseguro que está chegando a hora, em que os mortos ouvirão a minha voz, a voz do Filho de Deus. E aqueles que a ouvirem viverão”. (João 5.24-25 – NVT). Os mortos são aqueles que ainda não ouviram a palavra de Deus, expressa hoje na bíblia sagrada.
Paulo escrevendo a Timóteo o orienta a respeito da palavra de Deus: Apegue-se, com fé e amor em Cristo Jesus, ao modelo do ensino verdadeiro que aprendeu de mim. Pelo poder do Espírito Santo que habita em nós, guarde a verdade preciosa que lhe foi confiada.” (2 Timóteo 1.13-14 – NVT). Aqui se orienta a guardar a sã doutrina da nossa fé, doutrina ensinada por Paulo através do uso da palavra de Deus, a bíblia também nos ensina exatamente o que precisamos saber sobre a verdade a respeito da nossa fé, diferente de outros movimentos, nós usamos exclusivamente a palavra de Deus e somos levados a observar sempre esses ensinos para evitar ataques de falsos profetas que tentam usar suas próprias palavras e seus achismos para desviar o povo de Deus.
Finalizo afirmando que muito se especula sobre vários temas presente na Bíblia Sagrada, porém o maior mistério revelado foi o relacionamento entre um Deus e os homens, aquilo que Ele preparou para nós e aquilo que Ele espera de nós, conhecendo isto nada mais importa, nada é tão importante quanto o seu relacionamento com Deus e a luz que as Suas palavras podem lhe trazer, é como ser cego a vida toda e acordar enxergando! É como passar fome toda a vida e de repente encontrar alimento que nunca acaba, a palavra de Deus serve para nos ligar ao nosso alvo principal! Deus!

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE HOUVE COM O PROJETO BLUE BEAM?

CRÍTICA TEXTUAL EM CRISE

Cego de Jericó - Adoração humilde